Visto de forma negativa pela maioria das pessoas, o envelhecimento possui várias particularidades e diversas visões e reflexões diferentes.
Com a velhice, vem também as complicações por todo o corpo, lesões mais difíceis de serem tratadas, órgãos cansados e com um funcionamento não tão suficiente, e até a perda dos dentes que leva a aplicação de prótese dentária.
O avanço da idade não possui ligação direta com o adoecimento, com a devida prevenção pode conservar a pessoa em boa condição física e cognitiva, mantendo-se sob controle de si próprio por um tempo alongado. Confira como conter o envelhecimento:
Controle o nível de estresse
As extremidades dos cromossomos, os telômeros, são a causa do processo de envelhecimento das células. Quanto mais curtos são, mais depressa se envelhece. Dessa forma, sua produção está inteiramente relacionada ao estresse excessivo.
É de extrema importância controlar os níveis de estresse para se controlar o envelhecimento. Meditação, ioga, exercícios físicos e atividades de lazer podem ajudar a reduzir seus efeitos.
Alimentação saudável e regrada
Muito se fala sobre a importância de uma alimentação saudável, mas são poucos os que realmente levam a sério. Ingerir alimentos saudáveis e se alimentar sem exagero é basicamente o segredo para se manter jovem por longo período. A restrição calórica pode retardar o metabolismo humano, e ajustada a uma boa dieta; evitando ao máximo alimentos industrializados, as chances de desenvolver doenças cardíacas, danos a pele e a visão são diminuídas.
Alimentos processados contém fosfatos que aceleram o envelhecimento, e podem ser substituídos por alimentos antienvelhecimento como: chocolate amargo, nozes, figos, salmão, abacate, entre outros. Ao consumi-los, além dos demais benefícios, há a melhora da saúde intestinal e da função cognitiva. Evite também ingerir açúcares, álcool e refrigerante.
Exercite o cérebro
Treinar o cérebro frequentemente pode ajudar a retardar o envelhecimento. Invista no seu aprendizado de forma geral, no estudo de línguas estrangeiras, na leitura, ou até mesmo em jogos que evolvam o exercício da mente. Há estudos que confirmam que a aprendizagem fortalece a criação de neurônios e assim, a juventude do cérebro.
Use produtos naturais
Maquiagem, cremes e cosméticos em geral, possuem parabenos que podem mudar o estrogênio e danificar a fertilidade feminina durante o envelhecimento prematuro. Portanto, quanto mais natural o produto, melhor para se precaver, além de possuir o cuidado de limpeza facial.
Tempo de exposição ao sol
Apesar do benefício da vitamina D, a luz solar pode ser uma das responsáveis pelo envelhecimento da pele. Assim como a mídia reforça, a proteção solar tem que ser rotineira e mantida até mesmo no inverno. Foi sugerido pela organização para pesquisa do câncer (CancerResearch) no Reino Unido, que o tempo mínimo de exposição ao sol sem protetor solar seria cerca de 15 minutos ao meio-dia; podendo se obter vitamina D sem correr risco de contrair câncer de pele.
Atividade física
A atividade física possui sua carga de importância e relevância na saúde em geral, para evitar o envelhecimento não seria diferente. O sedentarismo é um fator de risco de epidemiologia e mortalidade durante o envelhecimento. É indispensável a prática de exercício físico para a melhora da condição física e bem-estar, assim na qualidade e expectativa de vida.
Para a população idosa, a atividade física melhora a produtividade, atua na prevenção de enfermos, promoção da saúde, obtenção de maior integração na sociedade e maior equilíbrio psicológico.
Segundo um estudo recente, a dança é um dos principais exercícios que podem reverter o processo de envelhecimento. Uma dança de coreografia com diferentes movimentos pode ajudar no trabalho do hipocampo e assim, mantendo a flexibilidade da pele.
Vitaminas
A ingestão de antioxidantes não permite que os radicais livres do sol ou agentes poluentes danifiquem as células do corpo; por isso, é recomendado o uso de cremes faciais com esses componentes. Essas substâncias também podem ser ingeridas oralmente, e entre as mais potentes estão o selênio e as vitaminas C e E.
O óleo de peixe ou qualquer outro suplemento anti-inflamatório deve ser adicionado a sua dieta para uma melhora expressiva. Rico em ácidos ômega-3, o óleo de peixe melhora a função cardíaca e incita o sistema imunológico, ajudando desde no mantimento de uma pele jovem até no crescimento capilar.
Avaliação médica frequente
A visita constante ao médico e dentista é importantíssima para a prevenção e no tratamento de danos leves a saúde, evitando que se agravem. A presença de disfunções, do diagnóstico e a intervenção precoces são capazes de influenciar de forma geral no bem-estar do paciente.
Se tratando de alterações do corpo que envolvem mudanças neurobiológicas estruturais, químicas e funcionais; podendo ter influência de fatores ambientais e socioculturais. Contudo, esses fatores podem ser ligados ao estilo e condição de vida, alimentação, sedentarismo e exercício, diretamente ligados ao envelhecimento patológico ou saudável.
Com isso, buscando sempre se cuidar e ser saudável em todos os aspectos, conseguimos retardar o envelhecimento, mesmo que não possamos escapar dele.