Óleos Essenciais – O que é? Para que serve? Onde comprar?

óleos essenciais
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você sabe o que é óleo essencial e para que serve? Ou melhor, você já parou para pensar como este tipo de produto é feito e porque ele está tão em alta hoje em dia? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Afinal, entender mais sobre determinado componente, antes mesmo de simplesmente sair usando ele, é o que de melhor você pode fazer para evitar problemas futuros, não é mesmo?

Então, acompanhe o artigo e saiba tudo sobre estes poderosos produtos. Vamos lá?

Óleo essencial – O que é e para que serve?

Para entender o que é óleo essencial é muito simples. Trata-se de um produto altamente concentrado, que tem sua extração feita de folhas, plantas e raízes das mais diferentes espécies da natureza. É um tipo de óleo que possui um poder absolutamente grande para diversos tipos de questões relacionadas à saúde física e mental, pois sua extração promete entregar o que há de melhor e mais puro na natureza.

Mas, e como o óleo essencial é finalmente extraído destas plantas? Para fazer isso, existem diversos processos diferentes. O mais comum deles, é o processo de extração por arraste de vapor. E como funciona isso? É bem simples, mas requer muitas tecnologias e processos corretos. Acompanhe para entender melhor.

Basicamente, a folha, planta ou galho da planta que vai ser extraído o óleo essencial, precisa receber um calor bem grande para que ela solte sua essência. Esta essência é transferida para um condensador, que vai captar tudo aquilo que foi extraído do material. E quem leva o óleo até o condensador, é o vapor. É como se a essência pegasse carona com o vapor do calor pelo qual as plantas são submetidas.

De maneira geral, podemos entender o óleo essencial como uma ótima fonte de tratamentos naturais, muito embora o OE (abreviação para óleo essencial) não seja, em hipótese alguma, um medicamento.

Então, se você está pensando em usar OE para qualquer tipo de tratamento, nunca faça isso sem uma supervisão profissional. Neste caso, você vai precisar de um profissional de aromaterapia. E, claro, nunca pare nenhum tipo de tratamento medicamentoso para usar OEs, pois isto pode ser bastante negativo para a sua saúde.

Muitas pessoas usam o OE apenas como aromatizador de ambientes. O que é ótimo, pois eles têm o incrível poder de deixar qualquer ambiente com uma energia muito melhor, a depender do tipo de óleo que você vai usar, obviamente.

Vamos conhecer abaixo alguns dos principais óleos essenciais do mercado. Acompanhe.

Quais são os melhores tipos de óleos essenciais?

Existem muitos tipos de óleos essenciais. Mas quando falamos muitos, é porque são muitos mesmo! Tem óleo essencial de tudo quanto é tipo de planta, folha e galhos. As mais diferentes possíveis. E todas elas podem oferecer muitos benefícios para o seu corpo do ponto de vista físico e mental. Inclusive, alguns OEs são indicados para tratamentos bem complexos, seja do ponto de vista médico ou psicológico.

Para elucidar um pouco melhor, separamos uma lista com alguns dos óleos mais populares que você pode encontrar no mercado. Veja:

  • Óleo essencial de lavanda;
  • Óleo essencial de eucalipto;
  • Óleo essencial de alecrim;
  • Óleo essencial de melaleuca;

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um destes óleos a partir de agora. Então, se você quer se aprofundar ainda mais no assunto e sair deste artigo entendendo muito sobre alguns dos principais OEs, continue a sua leitura. 

Vamos lá?

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é um dos mais populares do mercado de aromaterapia. Afinal, a lavanda é usada para muitos tipos de tratamentos naturais e ela possui uma série de benefícios para o nosso corpo e para a nossa mente. E quando podemos acessar sua essência de maneira ultra concentrada, os benefícios são ainda maiores.

O OE de lavanda é ótimo para deixar o ambiente purificado e leve para uma melhor noite de sono. É uma das melhores alternativas para combater a oleosidade da pele e alguns problemas com acne. Além disso, trata queimaduras, assaduras, picadas de insetos, dermatites, TPM, cólicas menstruais e várias outras coisas.

Óleo essencial de eucalipto

Este é um daqueles OE ideais para serem usados para tratamentos de vários tipos, mas principalmente relacionados a respiração e relaxamento. Ele é ótimo expectorante, muito bom para aliviar dores musculares, poderoso analgésico e um bom purificador de ambientes. Ajuda a tratar tosse, catarro e asma.

Óleo essencial de alecrim

Por sua vez, o óleo essencial de alecrim é um dos melhores estimulantes. É tônico, ativa a sensibilidade e possui boas propriedades antidepressivas. 

Óleo essencial de melaleuca

O óleo essencial de melaleuca (ou tea tree), é um daqueles OE completos. Possui boas propriedades emocionais, farmacológicas e cosméticas. Ideal para pessoas com conflitos sexuais, é imunoestimulante, antimicrobial, trata micoses, caspas e herpes. 

Onde comprar óleo essencial barato?

Recomendamos que você compre óleos essenciais principalmente em lojas especializadas no assunto. Evite comprar em locais muito genéricos ou que vendam somente para “preencher a prateleira”. Óleos essenciais são itens ultra concentrados e que requerem um cuidado muito grande por parte de quem vai usar. Logo, comprar em locais especializados é a melhor alternativa para garantir um produto de qualidade.

Algumas marcas bem populares, são: Via Aroma, Cativa e Laszlo. As melhores lojas vão sempre oferecer marcas como estas.

Como usar óleo essencial da maneira correta?

Para usar o óleo essencial, você precisa de um produto chamado de veículo. Geralmente, este veículo pode ser um óleo vegetal, como óleo de coco, óleo de sementes, etc. Nunca use o óleo essencial diretamente na pele, em hipótese alguma. Ele pode trazer alergias e até mesmo causar feridas graves, pois se trata de um produto altamente concentrado e com uma força absurdamente grande. Logo, usar na pele sensível pode ser bem maléfico.

Além disso, você pode usar o OE em aromatizadores elétricos ou difusores variados, pois este produto é ótimo para ser usado como aromatizador, podendo deixar qualquer ambiente incrivelmente perfumado e aromatizado para tratamentos físicos e mentais. Use cerca de uma gotinha de óleo essencial para cada metro quadrado.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr