Como a prática de exercício constante ajuda a preservar a sua saúde

preservar a sua saúde
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A prática de exercícios físicos ajuda a preservar a sua saúde de forma significativa. Isso porque a atividade física está diretamente relacionada à diminuição de riscos de doenças cardiovasculares e diabetes, além de criar uma boa imunidade.

A prática também favorece a estabilidade emocional, contribuindo com a melhora na qualidade de vida.

O exercício físico, além desses aspectos abordados, contribui para que haja a redução ou controle de peso, ajudando no equilíbrio das taxas de gordura na corrente sanguínea.

Por isso, para quem deseja uma vida mais saudável, livre de doenças e com o peso ideal, os exercícios físicos são essenciais.

Para se ter uma ideia de sua importância, ao observar a lista de benefícios já é possível notar que a prática física é essencial para o funcionamento correto do organismo. Confira:

  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares;
  • Controla a taxa de colesterol;
  • Auxilia no controle da pressão arterial;
  • Reduz o risco de diabetes;
  • Diminui o risco de câncer;
  • Controla o peso;
  • Diminui o estresse e a ansiedade;
  • Melhora a autoestima.

Com isso, é possível a relação entre saúde e a prática física. Mas, ao longo deste artigo, serão explicados todos os processos metabólicos que envolvem os exercícios físicos e o corpo humano, além de indicar quatro práticas que são altamente recomendáveis.

Natação

A natação é uma ótima prática física para quem sofre com problemas nas articulações.

Assim como outros esportes aquáticos, como a hidroginástica, a natação tem um efeito poderoso no alívio da tensão do corpo, queimando de calorias, fortalecendo os músculos e melhorando a saúde mental.

Tai Chi Chuan

Cientistas já elaboraram estudos que comprovam o efeito do Tai Chi Chuan no combate à perda de memória.

Essa prática física é uma arte marcial chinesa que traz benefícios à saúde mental e também do corpo, o que impacta diretamente na qualidade de vida e até na saúde bucal.

O Tai Chi Chuan consiste em movimentos leves que provocam o relaxamento do corpo, contribuindo no alívio de estresse e ansiedade.

Essa é uma prática física indicada para todas as idades, desde os mais novos quanto para os idosos, que precisam de mais atividades de manutenção do equilíbrio do corpo.

Musculação

O natural é que, quando as pessoas falam sobre musculação, logo pensem que se trata de aumento dos músculos e definição do corpo, mas não é apenas para essa finalidade que essa prática física serve.

Especialistas já apontaram que os treinamentos que exigem força ajudam no controle do peso e na preservação de uma boa saúde mental, fazendo com que seja produzida tanto a sensação de prazer quanto o bom funcionamento do cérebro.

Caminhada

A caminhada é um exercício físico que agrega uma série de benefícios para o corpo e a mente. Ela melhora o colesterol, fortalece os ossos, controla a pressão arterial e afeta positivamente o humor e a conservação da memória.

Com um tênis confortável, o ritmo e a frequência adequados, a caminhada pode trazer uma mudança bem significativa no corpo humano em médio e longo prazo.

Contudo, cabe ressaltar a importância de fazê-la diariamente ou ao menos 3 vezes na semana.

Para quem está começando ou pretende iniciar uma prática física, o hábito de caminhar por ter seu tempo/intensidade em 10 e 15 minutos para iniciar em um bom ritmo. Aos poucos pode-se aumentar esse tempo para 30 minutos e posteriormente para 60 minutos diários.

Cuidados e influência dos exercícios na saúde bucal

Os exercícios físicos trazem diversos resultados positivos para a saúde, contudo, estes só podem ser sentidos realmente se a atividade for feita da maneira correta e com os devidos cuidados.

Além disso, outros fatores contribuem para a qualidade dos exercícios e até para a saúde geral do corpo, trazendo mais disposição e resistência. Exemplo disso é a alimentação.

Contudo, do mesmo modo que ela pode ser vantajosa, se não houver cuidado ao incluir um cardápio saudável, a alimentação pode ser prejudicial.

Alimentos ricos em doces, gorduras e altamente salgadas, por exemplo, não são recomendados.

Para quem quer um melhor aproveitamento dos exercícios e um belo sorriso acompanhado de uma boa forma física, as refeições precisam ser ricas de nutrientes saudáveis, como vitamina C e D, cálcio, fibra, proteína e carboidrato simples.

Inclusive, após a adesão de práticas mais saudáveis, até mesmo medidas e procedimentos estéticos podem ser mais efetivos, contribuindo com a saúde mental e a autoestima.

Uma lente de contato dente, por exemplo, é um procedimento estético da odontologia muito efetivo para quem deseja ter um sorriso alinhado e bonito.

Além disso, ao abordar a saúde bucal, é importante que as pessoas que iniciarem a prática de exercícios físicos bebam muita água para a aceleração do metabolismo, emagrecimento e o bom funcionamento de todo o organismo.

Mais ainda, a hidratação é fundamental para manter a boca livre de bactérias e regular a água eliminada durante a prática de exercícios, reduzindo a contenção.

Para quem utiliza o aparelho dental transparente, o consumo de água é altamente recomendável, para contribuir com a limpeza dos resíduos de alimentos na boca e para estimular a produção de saliva, que faz a limpeza natural da boca.

Do mesmo modo, o cuidado com essas estruturas (e com a cavidade como um todo) também devem ser tomados. Isso porque, conforme a prática, protetores bucais devem ser usados para reduzir riscos de lesão e a quebra do aparelho.

Inclusive, em casos de acidente ao fazer o exercício, é importante cuidar dos ferimentos recorrendo aos profissionais de saúde para a devida avaliação/manutenção.

Caso a boca seja atingida, o dentista deve ser consultado para avaliação e, se for o caso de perda unitária ou parcial da arcada dentária, será feito o implante dentário.

Os implantes dentários consistem em colocar dispositivos de titânio que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte para a colocação de uma prótese posteriormente, contribuindo para a correção da estrutura dental.

O uso do implante também melhora a harmonização do sorriso, principalmente porque o fator estético e mental pode ser prejudicado em uma perda repentina, além de auxiliar na função mastigatória e de fala.

Os implantes dentários são recomendados para quem teve a perda da arcada dentária de forma unitária, parcial ou integral e é preciso, posteriormente, que o profissional coloque a prótese sobre o implante dentário para finalizar o tratamento de forma adequada e restaurar o sorriso.

Assim, pode-se perceber que a prática de atividades físicas é crucial para a manutenção da saúde, contudo, assim como qualquer novo hábito, demanda cuidados para ser feita de forma correta e atingir os objetivos propostos.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr