Escolher uma agência de marketing para contratar pode ser uma tarefa desafiadora, principalmente, por envolver muitas questões.
Existem muitas agências com especialidades variadas, então, escolher a agência certa pode ser a diferença entre gastar todo seu orçamento de marketing, sem grandes retornos, ou expandir seu negócio para o próximo nível. Como escolher?
Para ajudar você a entender de que forma selecionar a melhor agência para a sua empresa especializada em construção civil, por exemplo, separamos algumas dicas que certamente vão te dar um norte para esta tarefa.
Verifique se a agência realmente faz o trabalho prometido
Como você pode dizer a diferença entre uma empresa que é genuinamente uma agência de marketing digital de serviço completo e uma que está apenas fazendo algumas coisas paralelas, como consultoria de SEO ou produção de vídeo?
É altamente recomendável visitar sua agência antes de começarem a trabalhar juntas.
Peça para conhecer as pessoas responsáveis pelos vários serviços de que necessita, afinal, muitas agências digitais terceirizam seu trabalho.
E às vezes não há transparência em relação a isso, então, dependendo das entregas e demandas, talvez não seja tão vantajoso saber que o que você precisa será feito por alguém que não está dentro da agência contratada.
Os serviços de marketing são altamente especializados. O ideal é que você queira um especialista trabalhando nesses elementos específicos da sua campanha. Abaixo, alguns dos principais serviços oferecidos:
Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO);
Estratégia de Inbound Marketing;
Plano de divulgação nas redes sociais;
Geração e otimização de conteúdo;
Link Building para construção de autoridade ao site.
Há também uma sinergia por ter todas as especialidades sob o mesmo teto, geralmente você obterá um resultado maior que apenas habilidades individuais. Trabalho em equipe para campanhas é um fator fundamental para se avaliar na hora de contratar uma agência.
Veja e estude bem o portfólio da agência
Como em qualquer entrevista de emprego em que o empregador quer ter o máximo de conhecimento sobre os outros trabalhos, experiências e também um olhar detalhado sobre o portfólio, ao contratar uma agência você deve se portar da mesma forma.
Com certeza, o serviço que você contratará não sairá barato. Portanto, para compensar o gasto, melhor que a agência seja confiável, competente e que mostre bom desempenho, certo?
Para isso, é preciso conhecer muito bem os trabalhos que ela realizou para outros clientes Pergunte se eles têm algum tipo de documento reunindo todos esses jobs, como uma grafica impressao de cardapio, ou se seria necessário marcar uma reunião para haver uma apresentação.
Da forma que for, o importante é estudar bem se essa agência tem a ver com o estilo que você quer imprimir na sua empresa e, além disso, se você gostou do que foi apresentado.
Mas tome cuidado com uma coisa: se a agência ficar relutante em mostrar trabalhos anteriores ou até mesmo não deixar que você fale e consulte os clientes antigos, desconfie.
Uma agência boa, certamente, jogará todas as cartas na mesa, sem se preocupar, deixando que você veja todos os trabalhos prestados, tanto para uma empresa de impressão em madeira quanto para uma loja de materiais de construção.
Seja exigente
Se você possuísse um daqueles carrões milionários, provavelmente, você escolheria um especialista para fazer a manutenção e instalação de peças especializadas, certo?
O que você geralmente não faria é gastar muito dinheiro em um veículo de alto desempenho e depois levá-lo à garagem local para substituições baratas.
Da mesma forma, você não permitiria que qualquer um cutucasse sua boca com uma furadeira. Você escolheria um dentista experiente e totalmente qualificado, certo?
Ou, ao consertar o piso de sua casa, você escolheria com critério uma boa aplicação de sinteco SP.
E por que não fazer a mesma coisa ao contratar uma agência de marketing? Seu negócio é valioso e por isso merece uma agência que faça jus a isso. Ao escolher procure uma que emprega especialistas e não generalistas.
É necessário procurar alguém com talento artístico e atenção aos detalhes para projetar sua marca. Bem como alguém analítico e que adore números para trabalhar em sua campanha de pesquisa paga ou um desenvolvedor web que entenda de código.
Moral da história: seja exigente para obter resultados melhores!
Confira se a agência entendeu a demanda e como lida com ela
Digamos que você tenha contratado uma agência apenas para teste. De pronto, as demandas serão expostas, assim como é feito com um lustre plafon, e a agência já precisaria colocar a mão na massa. Mas como avaliar o trabalho?
É importante dizer aqui que não importa apenas o resultado, mas sim os processos usados. Então, avalie de que forma os profissionais que você contratou estão entendendo e lidando com as demandas.
Caso você cobre o andamento do projeto, há agências que vão falar algo como: “Não se preocupe, está tudo bem, confie em nós que o trabalho será entregue assim como foi solicitado”. Mas por que a agência não abriria o status do projeto e como está sendo feito?
Esse é o tipo de abordagem que você pode evitar. Uma agência precisa transparecer confiança e demonstrar as etapas de forma proativa e até por conta dos prazos preestabelecidos.
É recomendável encontrar uma agência que reserve tempo para explicar o que está fazendo e por quê – e que possa comunicar isso em uma linguagem simples que você entenda, como se estivesse em um bate-papo descontraído.
Isso indica que, em primeiro lugar, eles provavelmente sabem o que estão fazendo no planejamento para a sua empresa de churrasqueira aço inox e, em segundo lugar, respeitam o suficiente para comunicar isso a você sem usar jargões difíceis.
Deixe claro o seu orçamento
Não deixe que uma campanha ou projeto de marketing comece com um preço e depois a agência diga que tem muitos extras que não foram esperados. Isso pode ser uma estratégia geral de agências para cobrar mais.
Deixe claro o seu orçamento e já feche um pacote, para não haver esse tipo de adicional financeiro, que depois te prejudicará, evitando até que você faça o piso autonivelante pu de sua empresa. Portanto, cuidado com isso.
A agência está disposta a ir além?
Quando você encontrar sua agência de marketing em potencial, ela fará muitas perguntas a você. Uma boa agência entende que não existe um tamanho único para todos, assim como acontece quando estamos reformando nossas casas e queremos fazer uma bancada de inox sob medida.
Portanto, ela dedicará seu tempo para aprender o máximo possível sobre você e seu negócio, para que possa recomendar uma estratégia digital vencedora, combinando os canais mais apropriados para um maior impacto.
No entanto, fique atento às perguntas que eles fazem. Se eles estiverem perguntando há quanto tempo você está estabelecido, o que você faz ou quem são os proprietários, é possível que não tenham feito o dever de casa, pois essas informações geralmente estão disponíveis.
Antes de participar de qualquer reunião inicial com um cliente em potencial, é necessário verificar o site existente por completo, lido a história a fundo, encontrado os donos no LinkedIn, encontrado os canais de mídia social e feito algumas pesquisas sobre mercado.
Veja as avaliações e revisões sobre a agência
Isso deveria ser óbvio, mas vale um lembrete para verificar as avaliações das agências.
Não espere comentários 100% perfeitos – se a agência já existe há tempo suficiente, é provável que receba algumas avaliações negativas – mas veja como eles lidaram com elas.
Todas as empresas podem ter problemas, mas a forma como as questões são tratadas frequentemente, fornece uma visão sobre a cultura da agência e como eles tratam, de fato, seus clientes e resolvem os eventuais problemas.
Seja realista sobre as análises também e verifique-as de várias fontes. As avaliações se tornaram um fator de escolha tão importante que algumas empresas tentam burlar o sistema e deixar avaliações falsas.
Porém, uma boa avaliação geralmente menciona detalhes e, às vezes, o nome de uma pessoa ou equipe – geralmente você pode identificar uma avaliação falsa por ser muito genérica e curta.
Considerações finais
A agência de marketing certa para o seu negócio não apenas entende e reconhece que o setor está em constante mudança, mas também deixa claro que atingir metas realistas pode levar tempo.
No ambiente online altamente competitivo de hoje, a presença virtual da sua empresa é simplesmente importante demais para o risco de não escolher a agência de marketing digital certa para trabalhar.
Lembre-se: escolha uma agência que entenda seu negócio, tenha um histórico comprovado e, no final das contas, seja apaixonada pelo mundo do marketing como um todo. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.