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Link Building: por que essa estratégia é tão importante?

Combinação com outras etapas do SEO é essencial para alcançar resultados positivos.

É comum encontrar empresas ou clientes que esperam resultados imediatos após o início de um projeto de SEO. Além das palavras-chave escolhidas a dedo, experiência do usuário e conteúdo, o direcionamento de links externos é uma das etapas essenciais realizadas pela equipe estratégica, e que não ocorre do dia para a noite.

Principalmente se o seu site é novo, ou está passando por uma otimização completa, criar uma relevância que chame a atenção dos algoritmos do Google passa totalmente pelo link building. A seguir você entenderá mais sobre essa estratégia tão importante e como implementar no seu projeto da melhor forma.

Link Building: o que é?

O link building nada mais é do que o trabalho de construção de uma rede de links, que ajudarão na sua pontuação de autoridade sobre determinado assunto. Tal autoridade é o que define se os buscadores como o Google vão considerar sua página para ser mostrada nos resultados de busca.

Quando falamos de linkagem de um site, há dois tipos diferentes:

  1. linkagem interna: diz respeito aos links trocados entre as páginas do próprio site. Ou seja, um artigo seu sobre marketing pode linkar para outro sobre como desenvolver uma campanha eficiente. Eles ajudam na quantidade de visitas, além de classificar seu site como relevante em dado assunto.

  2. linkagem externa: já a externa, também chamada de backlinks, funciona para aumentar sua reputação perante o Google. Ou seja, quanto mais sites (de qualidade) mencionam o seu conteúdo, melhor ele será rankeado.

Como funciona uma estratégia de link building?

Os backlinks podem ser adquiridos de diversas maneiras. É válido lembrar que as técnicas de Black Hat devem ser evitadas, pois, podem gerar penalidades graves para o seu site, muitas delas permanentes.

A estratégia usada no seu projeto vai depender muito do gênero de conteúdo, objetivos, esforço desejado e orçamento. Há links que podem ser comprados em outras páginas, mas esse não é um caminho recomendado, e se for escolhido, deve passar por uma curadoria muito atenciosa.

O tamanho do seu site vai indicar muito o modo de link building que você vai precisar fazer. Se é um projeto novo, sem muitos acessos ou autoridade, pode demandar mais tempo conseguir um link, principalmente porque a competitividade quando falamos de SEO é bem alta.

Guest Post

O guest post é uma das formas mais comuns de alcançar backlinks. Através dele, um site ou blog te “convida” para criar uma publicação dentro de uma página, que esteja relacionado com o assunto de interesse de ambos.

Nesse caso, você mesmo pode sugerir a publicação, enviando trechos dela por e-mail para o responsável do site que você deseja publicar.

Redirecionamento

O redirecionamento é um pouco mais complexo, mas pode ser uma ótima forma de mapear oportunidades de publicar seu conteúdo em outras páginas. Ele basicamente consiste em encontrar páginas quebradas nos sites, e oferecer um conteúdo substituto a ela.

Vale lembrar que o conteúdo deve seguir a mesma temática do anterior (que não existe mais), e sua comunicação deve ser clara e objetiva ao contatar o administrador do site.

Diferença de links Nofollow e Dofollow

Se o backlinks são uma forma de conseguir mais autoridade para o seu site, você deve estar ciente se eles de fato te agregam algum valor nesse sentido. Por isso, entender a diferença entre esses dois links é essencial.

Links dofollow

São os links que “compartilham” a autoridade da página que contém a publicação do seu site. Eles são os mais valiosos, pois se uma página com autoridade alta te menciona, com um link dofollow, as chances do seu ranking subir são maiores.

Links nofollow

Os links nofollow não são menos importantes, pois também trazem visibilidade de acessos para o seu site, porém não contribuem diretamente para aumentar a autoridade da sua página.

Lembrando que em ambos os casos, os links devem ser de qualidade. Isso significa que muitas vezes é muito melhor obter vários deles de pequenos sites com relevância no seu assunto, do que um único de um site grande, mas que não dialogue com o seu conteúdo.

Conclusão

Uma estratégia de link building bem feita pode ser comparada à formação de contatos na sua área de trabalho. Quanto mais pessoas confiáveis falam bem de você, maiores as chances de ser bem-visto no mercado, atraindo clientes ou contratantes. Toda a estratégia de link building deve se basear numa boa comunicação, adaptando o tom de acordo com o parceiro, além da criação de conteúdos relevantes e com uma determinada frequência. Além disso, ela deve ser combinada com as demais etapas de um projeto de SEO, carregando as principais palavras-chave, links importantes e análises aprofundadas.

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