Um dos aspectos mais interessantes da moda é que ela vai e vem. Por isso, é muito comum encontrar características de uma época influenciando a outra, mas de maneira repaginada e moderna.
A moda dos anos 1980 era vibrante e recheada de tendências como roupas com modelo esportivo, looks completamente jeans, cintura alta, ombreiras, lantejoulas e muitas cores em todas essas peças. Nessa época, o minimalismo não tinha espaço.
Atualmente, é possível encontrar muitos itens que foram populares nesses anos nas vitrines e novas coleções. A seguir, confira as principais informações sobre a moda do período e veja como usar oito tendências no dia a dia.
Uma década vibrante na moda
A década de 80 foi a mais marcante, ousada e criativa da história da moda. Apesar do momento de crise, a moda oitentista não se abalou e usou a arte como forma de expressão. Foi nessa época que os paetês, as calças de cintura alta e as maquiagens coloridas ganharam espaço e, até hoje, esses elementos fazem parte do cotidiano.
Portanto, é evidente que essa década é usada como referência artística e cultural até hoje. Entre diversos itens memoráveis, a ombreira teve grande destaque. Os ombros estruturados foram lançados por Elsa Schiaparelli, nos anos 1930, mas a tendência ganhou o público em 1980 e foi fundamental para o empoderamento feminino no ambiente de trabalho.
Além disso, o brilho — presente nas lantejoulas, veludos e metalizados — é mais uma característica marcante da época. Inclusive, esse é um dos fatores que contribuiu para que a moda dos anos 80 fosse vista como exagerada.
Peças que estão em alta
Atualmente, muitos itens dos anos 80 estão sendo usados para compor looks do dia a dia. A seguir, veja como usar algumas peças que fizeram sucesso nesse período e estão em alta novamente.
Conjuntos
Os conjuntos são uma tendência muito atual. Hoje, muitas mulheres estão apaixonadas pelos conjuntinhos de alfaiataria. Já em momentos relaxantes, é possível encontrar opções em moletom e outros tecidos levinhos, proporcionando estilo e conforto de maneira prática.
Manga bufante
A manga bufante está de volta e basta assistir alguns minutos do noticiário para perceber isso. As camisas estão valorizando o volume nas mangas novamente, mas de forma atualizada e muito interessante. Elas podem ser combinadas com calças mais justas para criar equilíbrio. Entretanto, se o objetivo é um visual fluido, opte pela pantalona.
Cintura alta
Calças, saias, shorts e biquínis: a cintura alta está em todos os lugares e conquistou, definitivamente, as brasileiras. Essa modelagem é elegante, além de ser confortável e estilosa. Ela pode ser usada tanto no ambiente de trabalho, com calças sociais, até num final de semana, com shorts coloridos.
Mom jeans
Algumas pessoas acreditam que a mom jeans foi criada em 1990, mas o auge da tendência foi nos anos anteriores. O modelo possui cintura alta, corte reto, denim com lavagem clara e um toque mais rígido, e está de volta às composições, sendo considerado um item indispensável. Combine com uma camiseta despojada e um tênis, para completar, coloque um cinto.
Lantejoulas
A lantejoula foi um dos grandes símbolos da década e, ao que tudo indica, a tendência deve voltar com toda a força. Afinal, os últimos desfiles mostraram vestidos compostos por muitas lantejoulas e essa moda deve chegar aos guarda-roupas rapidamente.
No dia a dia, uma saia com lantejoulas combinada com uma camiseta e tênis cria um look high-low. Também é possível usar com salto e camiseta de seda: composição ideal para eventos noturnos.
Lenços
Os lenços também apareceram em muitas composições dos anos 1980 e 90. Eles eram usados como cinto, no cabelo ou, até mesmo, amarrados em bolsas. Atualmente, a tendência voltou e os lenços são utilizados para completar penteados e proporcionar um estilo retrô.
Bijuterias chunky
Esse tipo de bijuteria é maximalista. Uma das características principais é a presença de correntes grandes e largas. Além disso, não há regras no momento de combinar os brincos e colares chunkies: é possível misturar cores, materiais, estilos e pedras, criando composições que saem do óbvio.
Macacão
Outra grande tendência foi o militarismo, com características estruturadas e utilitárias. Entre as peças, o macacão verde-oliva é um exemplo de peça que reúne as influências do militarismo em uma só peça. E, atualmente, ela está de volta e os macacões estruturados estão fazendo muito sucesso.