top of page

O que é o Programa de Certificação Green Lab para laboratórios?

Foto do escritor: Redatores EstrondososRedatores Estrondosos

O Programa de Certificação Green Lab tem como principal objetivo deixar a ciência andando lado a lado com a sustentabilidade. Neste artigo, confira como isso acontece.

Hoje em dia, as empresas de todo o mundo — independente do seu setor — estão mudando suas políticas para ter uma gestão ainda mais sustentável. Ou seja, que não seja prejudicial ao meio ambiente, ao mesmo tempo, que também não afete negativamente a sociedade impactada diretamente.

Com isso, novas formas de criar produtos sustentáveis estão surgindo. E isso vai desde o plástico que jogamos fora ao pedir uma comida, até a construção dos smartphones atuais. Tudo precisa estar de acordo com termos que respeitam a sustentabilidade. É dessa forma que vamos transformar o mundo!

Para ajudar a ciência nessa empreitada, existe o Programa de Certificação Green Lab para laboratórios. Ele existe para que a ciência também se torne ainda mais “verde”, impactando o menos possível as florestas de todo o mundo. Quer conhecer um pouco mais sobre a iniciativa? Basta seguir com a leitura!

Como fazer para ter um certificado do programa?

O Programa de Certificação Green Lab pode ser solicitado por qualquer pessoa, desde o gerente de laboratório, estudante de graduação, cientista, gerente de programa de sustentabilidade, gerente de energia ou qualquer outra pessoa que trabalhe ou apoie laboratórios.

Usando uma abordagem de várias etapas, o Green Lab foi projetado para fornecer aos laboratórios maneiras viáveis ​​de melhorar seu desempenho ambiental. Assim, fazendo ciência sem machucar o meio ambiente.

Quais são as principais etapas do processo?

Para que os laboratórios recebam o certificado de participação no Programa de Certificação Green Lab, precisam passar por 5 etapas. Elas são classificatórias e também indicam que os laboratórios já estão preparados para participar da iniciativa. Confira:

1. Avaliação de linha de base

Usando uma autoavaliação online, o Green Lab faz aos membros do laboratório uma série de perguntas sobre o equipamento que usam, as práticas que empregam e como compram, usam e descartam os produtos.

As respostas são armazenadas para fazer recomendações sobre as etapas que o laboratório precisa seguir para adotar as práticas recomendadas de sustentabilidade. Caso haja alguma irregularidade, também é apontada.

2. Implementar mudanças

Logo após essas perguntas iniciais, a fase de implementação de práticas sustentáveis começa a ser realizada. Ela é fundamental para mudar hábitos que prejudicam o meio ambiente e vão contra a iniciativa.

O Programa de Certificação Green Lab dá aos laboratórios um tempo mínimo de 6 meses para fazer as mudanças necessárias. Esse tempo é preciso, pois algumas práticas precisam de adaptações mais drásticas.

3. Certificação

Os membros do laboratório refazem a autoavaliação online e, novamente, são utilizadas as respostas de todos para ver quais as práticas recomendadas que o laboratório adotou.

Em seguida, o Green Lab atribui ao laboratório uma pontuação geral e um nível de certificação. Também é oferecido ao laboratório novas recomendações para melhorias adicionais a serem feitas antes que eles busquem a certificação.

4. Implementar mais mudanças

Após a certificação inicial, os laboratórios são incentivados a levarem de 1 a 2 anos para manter as práticas recomendadas que adotaram e trabalhar em melhorias futuras. Este período não é estritamente definido e, quando um laboratório está pronto para buscar a recertificação.

Quando os laboratórios estão prontos para a certificação, refazem a autoavaliação para ver quais práticas recomendadas ainda estão implementando e onde podem fazer alterações futuras.

Quais são os níveis de certificação?

Existem 5 níveis de certificação: bronze, prata, ouro, platina e verde. O nível de certificação é determinado pela porcentagem de práticas recomendadas de laboratório verde que o laboratório adotou. Confira quais são:

  1. Bronze: 40% ou mais ações do laboratório estão de acordo com as diretrizes do programa;

  2. Prata: 50% ou mais ações do laboratório estão de acordo com as diretrizes do programa;

  3. Ouro: 60% ou mais ações do laboratório estão de acordo com as diretrizes do programa;

  4. Platina: 70% ou mais ações do laboratório estão de acordo com as diretrizes do programa;

  5. Verde: 80% ou mais ações do laboratório estão de acordo com as diretrizes do programa.

bottom of page