O que é o Programa de Certificação Green Lab para laboratórios?

earth-3289810_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Programa de Certificação Green Lab tem como principal objetivo deixar a ciência andando lado a lado com a sustentabilidade. Neste artigo, confira como isso acontece.

Hoje em dia, as empresas de todo o mundo — independente do seu setor — estão mudando suas políticas para ter uma gestão ainda mais sustentável. Ou seja, que não seja prejudicial ao meio ambiente, ao mesmo tempo, que também não afete negativamente a sociedade impactada diretamente.

Com isso, novas formas de criar produtos sustentáveis estão surgindo. E isso vai desde o plástico que jogamos fora ao pedir uma comida, até a construção dos smartphones atuais. Tudo precisa estar de acordo com termos que respeitam a sustentabilidade. É dessa forma que vamos transformar o mundo!

Para ajudar a ciência nessa empreitada, existe o Programa de Certificação Green Lab para laboratórios. Ele existe para que a ciência também se torne ainda mais “verde”, impactando o menos possível as florestas de todo o mundo. Quer conhecer um pouco mais sobre a iniciativa? Basta seguir com a leitura!

Como fazer para ter um certificado do programa?

O Programa de Certificação Green Lab pode ser solicitado por qualquer pessoa, desde o gerente de laboratório, estudante de graduação, cientista, gerente de programa de sustentabilidade, gerente de energia ou qualquer outra pessoa que trabalhe ou apoie laboratórios. 

Usando uma abordagem de várias etapas, o Green Lab foi projetado para fornecer aos laboratórios maneiras viáveis ​​de melhorar seu desempenho ambiental. Assim, fazendo ciência sem machucar o meio ambiente.

Quais são as principais etapas do processo?

Para que os laboratórios recebam o certificado de participação no Programa de Certificação Green Lab, precisam passar por 5 etapas. Elas são classificatórias e também indicam que os laboratórios já estão preparados para participar da iniciativa. Confira:

1. Avaliação de linha de base

Usando uma autoavaliação online, o Green Lab faz aos membros do laboratório uma série de perguntas sobre o equipamento que usam, as práticas que empregam e como compram, usam e descartam os produtos. 

As respostas são armazenadas para fazer recomendações sobre as etapas que o laboratório precisa seguir para adotar as práticas recomendadas de sustentabilidade. Caso haja alguma irregularidade, também é apontada.

2. Implementar mudanças

Logo após essas perguntas iniciais, a fase de implementação de práticas sustentáveis começa a ser realizada. Ela é fundamental para mudar hábitos que prejudicam o meio ambiente e vão contra a iniciativa.

O Programa de Certificação Green Lab dá aos laboratórios um tempo mínimo de 6 meses para fazer as mudanças necessárias. Esse tempo é preciso, pois algumas práticas precisam de adaptações mais drásticas.

3. Certificação

Os membros do laboratório refazem a autoavaliação online e, novamente, são utilizadas as respostas de todos para ver quais as práticas recomendadas que o laboratório adotou. 

Em seguida, o Green Lab atribui ao laboratório uma pontuação geral e um nível de certificação. Também é oferecido ao laboratório novas recomendações para melhorias adicionais a serem feitas antes que eles busquem a certificação.

4. Implementar mais mudanças

Após a certificação inicial, os laboratórios são incentivados a levarem de 1 a 2 anos para manter as práticas recomendadas que adotaram e trabalhar em melhorias futuras. Este período não é estritamente definido e, quando um laboratório está pronto para buscar a recertificação.

Quando os laboratórios estão prontos para a certificação, refazem a autoavaliação para ver quais práticas recomendadas ainda estão implementando e onde podem fazer alterações futuras.

Quais são os níveis de certificação?

Existem 5 níveis de certificação: bronze, prata, ouro, platina e verde. O nível de certificação é determinado pela porcentagem de práticas recomendadas de laboratório verde que o laboratório adotou. Confira quais são:

  • Bronze: 40% ou mais ações do laboratório estão de acordo com as diretrizes do programa;
  • Prata: 50% ou mais ações do laboratório estão de acordo com as diretrizes do programa;
  • Ouro: 60% ou mais ações do laboratório estão de acordo com as diretrizes do programa;
  • Platina: 70% ou mais ações do laboratório estão de acordo com as diretrizes do programa;
  • Verde: 80% ou mais ações do laboratório estão de acordo com as diretrizes do programa.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr