Quais são os fatores que valorizam um imóvel?

fatores que valorizam um imovel
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Por conta da Pandemia de Covid-19 do ano de 2020, o mercado imobiliário teve uma das maiores quedes já vistas. Porém, também uma das recuperações mais rápidas já vistas.

Com baixas taxa de juros no país, os juros de financiamento de imóveis ficaram mais baixos e investidores tiraram o dinheiro da renda fixa, o que fez com que o mercado imobiliário recebesse uma parcela desses investimentos.

Alguns economistas renomados falam que estamos vivendo o maior “boom imobiliário de todos os tempos.

Com isso, os valores de imóveis aumentaram e a tendência é continuar. Portanto, esse artigo tem como objetivo informar os principais itens que valorizam um imóvel.

7 fatores que valorizam um imóvel

  1. Localização

A localização do imóvel é um dos principais fatores de valorização do imóvel.

É comum que imóveis situados no centro de uma determinada cidade, possuem o valor do metro quadrado (m³) muito mais caro do que um imóvel mais afastado.

Imóveis que possuem locais com serviços essenciais por perto, são os mais valorizados.

Esses serviços incluem hospitais, escolas, supermercados, academias, praças e etc.

Outro fator importante, e talvez o principal, é a segurança da região do imóvel. Bairros perigosos são muito desvalorizados no mercado imobiliário.

  1. Taxa Selic

A Taxa Selic é conhecida por taxas de juros básica do país. Atualmente ela está em 2% ano, recorde histórico no nosso país.

A Taxa Selic consiste em emprestar dinheiro para o governo e ele te pagar um juros (2%/ano) pelo dinheiro. É atualmente o investimento mais seguro do país, afinal você só não receberá o dinheiro caso o país quebre, que é algo extremamente improvável que aconteça.

Porém, o que isso tem relação com a valorização de imóvel?

A rentabilidade de 2% ao ano é considerada muito pequena. Com isso, investidores retiram o seu dinheiro da taxa para alocar em outros investimentos mais rentáveis.

Sendo um deles, o mercado imobiliário. Com essa entrada de investimento no mercado imobiliário, ele cresce e assim valoriza os imóveis em geral.

  1. Pintura do imóvel

A pintura de um imóvel é considerada um dos principais fatores de valorização.

Em prédios que passaram pelo serviço de pinturas prediais recentemente por exemplo, valoriza muito os apartamentos. Afinal, ele ganha um destaque entre outros prédios da região.

E com isso, as casas não seriam diferentes.

Uma casa com uma pintura recente valoriza o imóvel em grande escala, não só pela estética, mas pela preservação da estrutura.

Poucos sabem, mas a pintura não foi criada para a função estética, mas sim para proteger a estrutura de intempéries (umidade, chuvas e luminosidade).

  1. Imóvel limpo

Quando falamos em imóveis limpos, são aqueles que não possuem restos de obras na calçada, materiais que não foram usados na obra jogados pelo imóvel, respingos de tinta no piso e etc.

Isso, por mais que seja algo simples, desvaloriza muito o seu imóvel na frente de um comprador.

O ideal a se fazer é retirar tudo isso com uma empresa que realiza o aluguel de caçambas de entulho.

Com esse serviço, seria feita a limpeza do imóvel desses materiais e assim, seu imóvel seria valorizado.

  1. Documentação

Muitas vezes, um possível comprador possui uma certa urgência para comprar o imóvel, o que faz com que provavelmente não espere pelo processo burocrático de regularização.

Com isso, é preciso checar se o imóvel possui pendências em sua documentação.

Os problemas na documentação mais comuns são: impostos atrasados, pendências na prefeitura do município, processo de inventário e perca de documentos por parte do morador.

  1. Estrutura

A estrutura do imóvel, como falamos no fator de 3, é um dos principais fatores de valorização do imóvel.

Isso acontece, pois um imóvel com uma boa estrutura, dificilmente apresentará problemas futuros com isso. E problemas na estrutura são os que apresentam maiores custos para o conserto.

Com isso, uma pessoa que está atrás de imóvel procura uma estrutura conservada e que não será algo que precisará ter dores de cabeça no futuro.

  1. Segurança

A segurança, como falamos no fator 1, é o fator principal de busca por compradores. Afinal, um comprador estará atrás de segurança para sua família.

Além de uma localização segura, o seu imóvel precisa ter a presença de câmeras, alarmes sonoros e um motor automático para abrir o portão. Caso não tenha nenhum desses itens, pode ser uma boa opção realizar o investimento.

Esse investimento valorizará muito o seu imóvel entre outros que não possuem uma boa segurança na sua região.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr