5 Dicas para economizar dinheiro para a aposentadoria

economizar dinheiro aposentadoria
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Pode ser um alívio saber que você não está exatamente sozinho quando se trata de uma conta de investimento com pouco dinheiro. De acordo com uma pesquisa recente do Bankrate, apenas 16% dos americanos disseram que estão economizando mais de 15% de cada contracheque para os anos de pós-trabalho, ou seja, a aposentadoria. Vinte e um por cento não estão contribuindo com nada, o que é um comentário severo sobre a situação na América.

Embora o fato de muitas famílias estarem lutando para economizar possa ser um uma coisa positiva, a verdade é que em algum momento todos nós precisaremos dar uma olhada em como estamos economizando. Caso contrário, a aposentadoria como você imagina simplesmente não acontecerá, falando do Brasil mais especificamente, a insegurança é ainda maior.

Parece que você já teve essa epifania. Então, o que vem a seguir? Aqui estão o que os consultores financeiros dizem ser as melhores maneiras de aumentar suas economias.

1 – Monitore suas despesas

Hoje em dia, os consumidores têm acesso a diversos aplicativos de orçamento que permitem rastrear as compras diretamente de seus telefones. Para quem gosta de simplicidade, por exemplo, o Mobills é especialmente popular. Os consumidores que desejam se aprofundar nas minúcias do que estão gastando, muitas vezes gravitam em torno de ferramentas como esta, além do mais, você pode utilizar uma planilha do Excel ou Google planilhas. O importante é monitorar com frequência para onde está indo o seu dinheiro.

2 – Utilize cupons e descontos

Sabia que existem vários sites na qual você consegue ganhar dinheiro indicando pessoas? Por exemplo:

Airbnb – você sabia que ao se inscrever na plataforma, e você pode cadastrar propriedade no airbnb também quando indicar pessoas através de um cupom Airbnb para alugar um espaço.

Recarga Pay: com um cupom de desconto recargapay, você consegue economizar R$ 10 ou mais sempre que fizer a indicação de um amigo.
Rappi: já Rappi é uma plataforma de delivery com foco em restaurantes que funciona em várias cidades, ao dar um cupom de desconto rappi para um amigo, você ganha R$ 10!

Utilizando estes sites, você vai conseguir economizar na sua aposentadoria.

3 – Engane-se para economizar mais dinheiro

Assim que seu salário chegar à sua conta bancária, há uma grande chance de você usá-lo para algo diferente de sua conta de aposentadoria – e provavelmente muito menos importante, como um passeio, ida shopping ou uma boa refeição. O que você pode fazer é depositar 10% em uma carteira de investimento na qual você não consiga retirar nos próximos meses. Pode parecer apertado nos primeiros dois meses, mas você se acostuma. Em seguida, aumente de novo gradativamente até atingir 15 por cento ou qualquer que seja sua meta.

4 – Muita atenção com os cartões de crédito

Conforme sua carreira se desenvolve e você começa a ganhar mais dinheiro, seu saldo de crédito deve aumentar, certo?

A melhor coisa que você pode fazer para economizar dinheiro é reduzir a tentação de gastar e, principalmente, parcelar muitas compras a perder de vista. Em vez de enfiar um punhado de cartões na carteira, limite-se a um ou talvez dois. Reduzir sua coleção de plástico não só ajudará a reduzir a vontade de gastar sem necessidade, mas tornará mais fácil rastrear o quanto você deve. Saiba que é muito fácil surgir contas duplicadas nos cartões e ter controle sobre eles é fundamental.

5 – Cuidado com  a ostentação

É uma hábito comum entre pessoas que não tem muito dinheiro, gastar mais do que podem para impressionar ou agradar os outros.
Uma das maneiras mais seguras de sair do caminho da poupança, é exagerar nas compras maiores para impressionar os amigos. Se você está atrasado em suas metas de investimento, verificar as parcelas do seu carro e das suas roupas é um bom lugar para começar. 

Enganar-se com uma casa cara pode ser uma armadilha ainda maior. Para a maioria das famílias, por isso é sempre importante elaborar aquilo que é necessário e prático no dia a dia e não se deixar levar por luxos inacessíveis para o seu bolso. 

Espero que estas dicas te ajuda a economizar para a sua aposentadoria!

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr