4 MANEIRAS DE DISTRAIR E DIVERTIR SEU BEBÊ

distrair bebe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

MINI MANUAL PARA MAMÃES DE PRIMEIRA VIAGEM

Olá mamães de primeira viagem! Os primeiros momentos com seu bebê são desafiadores não é mesmo?! Isso é natural, pois nessa fase é preciso distinguir o significado de cada choro, lidar com as cólicas, amamentar, trocar muitas fraldas e além disso dispor de poucas horas de sono… Cansa só de lembrar! Mas, tenha calma, não é preciso entrar em desespero!

Apesar de ser um momento de adaptação, esta é uma fase maravilhosa que passa muito rápido. Para você poder aproveitá-la ao máximo são necessários dois elementos: Muito amor e novos conhecimentos! Nós sabemos que você ama muito o seu bebê, então chegamos aqui para te ajudar com a parte dos novos conhecimentos que vão permitir com que você distraia e divirta o seu bebê e com isso desfrutar desse período tão importante.   

Antes de aprender a distrair seu bebê, saiba que esse momento também é de adaptação e portanto difícil para o pequenino. Ele passou nove meses “protegidinho” dentro do ventre da mamãe, em perfeita paz e calmaria. De repente ele veio para um mundo barulhento, onde sente frio, calor, fome e têm dores, logo é esperado que ele necessite da presença próxima da mamãe o tempo todo, pois ela representa o seu porto seguro. 

Muito se fala sobre os cuidados necessários com seu bebê, sobre a melhor posição para dormir, que comidas oferecer, como dar banho ou o que deixar fora do alcance dele. Mas, também é muito importante divertir seu pequeno, ensinar ele a relaxar e ter momentos de alegria com você. Ora, não podemos deixar de lado a diversão! 

Você sabia que dedicar tempo para divertir e proporcionar distrações para o seu filho, além de fortalecer a relação de vocês, ainda trabalha a autoestima dele no futuro? Além de ser importantíssimo para o desenvolvimento motor, cognitivo e social?! Isso mesmo, diversão também faz parte da aprendizagem e do desenvolvimento infantil. 

Bom, agora que você sabe da importância de criar momentos de distração e diversão com o pequeno para relaxar e contribuir com seu desenvolvimento, então não deixe de ler este mini manual até o final. Vamos lá??

DIVERSÃO PARA BEBÊS ATRAVÉS DOS SONS: 

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA E DA VOZ DA MÃE PARA O BEBÊ

A primeira maneira é a boa e velha musiquinha para bebês, elas nunca falham, mas o que tem de tão de mágico nas músicas? 

As músicas e efeitos sonoros estimulam partes do cérebro ligados a sensibilidade, a afetividade, ao raciocínio e a capacidade de imaginação e fantasia. Alinhar tudo isso ao fato da mamãe cantar junto, torna esse momento muito divertido e enriquecedor. 

Segundo estudos científicos, ouvir a voz da mamãe estimula o aumento do nível de Ocitocina no bebê, esse hormônio é conhecido como o hormônio do amor, pois alivia efeitos do cortisol no corpo, isto é alivia efeitos do hormônio do estresse. Essa combinação é como um abraço quentinho para o seu bebê.

As músicas que fazem mais sucesso com os bebês são as que trazem sons de animais e da natureza, que contenham letras engraçadas e que tragam comandos para eles executarem, como imitar um animal, gritar ou bater palminhas. Montamos uma playlist com as músicas mais pedidas pelos pequenos nos berçários, segue: 

  • dona aranha;
  • brilha, brilha estrelinha;
  • borboletinha; 
  • alecrim dourado;
  • fui morar numa casinha;
  • a cobra não tem pé;
  • o sapo não lava o pé.

Essas musiquinhas são facilmente encontradas na internet e em aplicativos de músicas, então não deixe de ter em mãos uma playlist bem divertida para cantar com seu bebê.   

bebê sorrindo no espelho

COMO ESTIMULAR OS BEBÊS A SORRIREM COM CARETAS

Quem nunca fez uma careta para tentar tirar o sorriso de um bebê não é mesmo!? Bebês adoram caretas.

Nessa brincadeira de fazer caretas, enquanto você movimenta o rosto para tentar tirar um sorrisinho, ele estará totalmente atento aos movimentos do seu rosto. Isso, além de estimular os músculos oculares dele, fará com que ele assimile os significados de cada expressão facial, como: alegria, dor, tristeza, decepção, surpresa e etc.

O ideal quando você está brincando de fazer caretas é ficar próximo ao rosto dele, para que ele possa ver nitidamente quais movimentos faciais estão sendo feitos. Também é importante que você mantenha a mesma careta por uns segundos para que a criança identifique corretamente a diferença de cada uma.

Quando já se estabeleceu uma rotina dessa brincadeira é provável que o pequeno comece a querer imitar o adulto, é interessante nesse caso, levá-lo próximo a um espelho, para que ele se veja e se reconheça fazendo as caretinhas. Mas, lembre-se de utilizar um espelho bem preso a parede, para manter a brincadeira em segurança. 

USO DE TELAS E PROGRAMAS DE TV PARA BEBÊS

E quando a mamãe precisa que o bebê se distraia um pouco sozinho para fazer algum trabalho ou mesmo preparar uma comida para o filho?! Você já deve ter se perguntado se é saudável deixar o pequeno na frente de um smartphone com a TV ligada.

Apesar do assunto ser polêmico, não existe uma resposta definitiva quanto a se faz ou não mal para a saúde do bebê. O que se pode afirmar é que a criança deve ser estimulada de várias formas. Deste modo, se você conversa, brinca, oferece afeto e outros estímulos para o seu bebê, então não será um pouco de distração tecnológica que irá prejudicá-lo.

O bebê até os seis meses de idade ainda não tem uma visão completamente nítida, ou seja, ele vê as imagens borradas, no entanto os desenhos infantis fazem muito sucesso também nessa fase. Isso porque eles trazem muitas cores, variados estímulos visuais e sonoros, além de muitos movimentos. Tudo isso faz a criança ficar vidrada na tela, o que dará um tempinho para mamãe cuidar de outras coisas.

Mas, não se esqueça de organizar esse momento para que ele assista os desenhos em segurança. 

Para facilitar a vida das mamães de primeira viagem nós montamos um roteiro de desenhos e filminhos que fazem sucesso com as crianças pequenas: 

  • a galinha pintadinha;
  • mundo bita (bita e os animais / bita e as brincadeiras);
  • canções de aprendizagem do little baby bum;
  • oliver;
  • masha e o urso;
  • patati e patatá;
  • billy bam bam;
  • pingu.

Teste hoje mesmo algum desses desenhos com seu filho e veja a mágica acontecer.

QUAIS BRINQUEDOS OFERECER PARA BEBÊS DE 0 A 12 MESES?

Outra forma legal de divertir o seu bebê e ainda ganhar uns minutinhos de descanso se assim quiser é usando de brinquedos próprios para essa idade: brinquedos para bebês.

Mas, afinal qual a diferença dos brinquedos para bebês dos brinquedos para crianças maiores?

Os brinquedos para bebês são feitos pensando em todo o comportamento do bebê proporcionando total segurança. 

brinquedo para bebê

Como nessa idade eles costumam levar tudo a boca, esse brinquedos:

  • não contém peças pequenas, 
  • são pintados com tintas atóxicas;
  • produzidos sem partes pontiagudas;
  • são leves e fofinhos de forma a oferecer o maior conforto e diversão possível para o seu pequeno.

Além disso, a diversão e o aprendizado são garantidos com os brinquedos para bebês, pois eles são:

  • desenvolvidos por pedagogos e profissionais da infância;
  • oferecem entretenimento educativo desde o primeiro mês de vida;
  • contêm musiquinhas, muitas cores, sons, e possuem grandes estímulos sensoriais.

Tenha certeza que criando momentos com musiquinhas divertidas, brincando de fazer caretas com o pequeno, e oferecendo filminhos e brinquedos divertidos quando precisar realizar afazeres, você estará divertindo, distraindo e contribuindo com o aprendizado e o desenvolvimento do seu pequenino. 

Essas foram as dicas do nosso mini manual, todavia tenha sempre em mente que o essencial em qualquer fase da vida do seu filho é o afeto, se o seu filho sentir o acolhimento e amor da mamãe e dos familiares ele será um adulto feliz e saudável.

Se você gostou do texto e conhece mais mamães que precisam dessas dicas, compartilhe em suas redes sociais esse conteúdo e ajude a facilitar um pouco a vida de outras mamães, por hoje é só, até logo.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr