Dicas para uma ceia de Natal inesquecível e deliciosa

friends-581753_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja algumas dicas para tornar a sua ceia de Natal perfeita e saborosa.

O Natal é o momento em que reunimos as pessoas que amamos e criamos memórias inesquecíveis enquanto saboreamos pratos deliciosos. Por isso, essa é a ocasião perfeita para montar uma bela mesa de jantar para a família, organizando-se para que todos sejam muito bem servidos.

Dicas para organizar a ceia de Natal

Veja, a seguir, algumas dicas para que o jantar de Natal seja perfeito e delicioso.

Planeje-se

O segredo é planejar com antecedência, dividir o trabalho em dias diferentes, conhecer as receitas a fundo e fazer listas. Dessa forma, você não esquecerá nada e evitará as temidas correrias de última hora. Até porque, se o jantar de Natal da sua família for tradicional, não há como fazer tudo no mesmo dia.

Faça pratos duradouros

Algumas receitas para o jantar de Natal duram vários dias na geladeira, o que as tornam ótimas opções, pois evitam o desperdício. Além disso, felizmente, há vários pratos tradicionais que podem ser preparados com antecedência.

Por isso, algumas semanas antes da ceia, defina o que você pretende fazer e não se esqueça que o freezer é seu amigo. Muitas receitas ficam tão saborosas congeladas quanto se tivessem sido preparadas no mesmo dia.

Dicas de pratos para a ceia de Natal 

Listamos algumas sugestões de pratos para sua ceia de Natal, com substituições estratégicas para poupar dinheiro sem pecar na qualidade. Confira!

Panetone salgado

O panetone é uma das receitas mais tradicionais do Natal e não pode faltar na sua ceia. Contudo, o que nem todo mundo sabe é que ele também pode ser salgado. Para isso, acrescente sal, corante, salsa, cebola, alho, pimenta vermelha e coentro, acompanhado de bacon e linguiça, durante a preparação da massa — certamente fará muito sucesso no seu jantar.

Frango assado

Quem pensa que o frango não pode ser a estrela da ceia de Natal está enganado. Para economizar nessa época, a dica é utilizar o frango no lugar do peru. Você pode utilizar a sobrecoxa e o peito para deixar o prato ainda mais prático.

Arroz com lentilha e cebola caramelizada

Lentilha também não pode faltar na ceia de Natal. Uma opção é prepará-la com arroz e cebola caramelizada. Essa receita fica muito saborosa e é o acompanhamento ideal para os pratos tradicionais com carnes.

Farofa festiva

A farofa também é supertradicional no Natal, sendo o acompanhamento perfeito de outros pratos da ceia. Nesse caso, você pode usar e abusar da criatividade.

Lagarto ao molho de abacaxi

O lagarto é uma escolha diferente e pode ser uma excelente alternativa para o jantar. Nesta receita, a peça de carne é alternada com fatias de abacaxi e recebe vinho — sem dúvidas, será uma das estrelas da sua mesa.

Salada natalina

A salada natalina é uma opção leve e fresca de entrada ou até acompanhamento. De fácil preparo, essa receita leva folhas verdes e diversos legumes de sua preferência.

Dicas de decoração para a ceia de Natal

Por fim, confira dicas de decoração para a mesa.

Crie arranjos para a mesa 

Para iniciar a decoração da sua mesa de Natal, crie arranjos. Eles trazem uma ótima energia ao espaço e ajudam a espalhar o espírito natalino pela casa. Você pode usar taças, bolas que são usadas para decorar a árvore de Natal, velas, ramos verdes e até uma travessa refratária retangular.

Escolha acessórios 

Escolha o jogo americano ou a toalha que decorará a mesa de Natal. As cores mais comuns para essa época são verde, vermelho, branco, dourado e prata. Todas elas trazem o clima natalino que você deseja para a sua ceia.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr