Confira maneiras de aliviar os sintomas causados pela menstruação.
A menstruação é um processo natural pelo qual as mulheres em idade reprodutiva, após a puberdade e antes da menopausa, passam mensalmente. Trata-se de um período mais sensível, por isso, é fundamental contar com um absorvente confortável.
No entanto, ainda que escolher o melhor absorvente ajude a tornar este processo menos incômodo, há sintomas que, dependendo da intensidade, atrapalham o dia a dia.
Dentre eles, podemos citar: inchaço abdominal, retenção de líquidos, indisposição, mudanças de humor, náusea, mal-estar, cólicas, dores de cabeça, nas mamas e nas costas.
Abaixo, confira algumas dicas que ajudam a aliviá-los.
Pratique atividade física
Os exercícios físicos fazem bem para a mente e o corpo, pois liberam endorfinas que geram sensação de prazer, relaxam, reduzem o edema característico do período menstrual e auxiliam o bom funcionamento do intestino.
Entretanto, é importante ressaltar que a recomendação é praticar exercícios leves ou moderados. Atividades mais intensas podem agravar os sintomas. Então, caminhada, trote, natação, hidroginástica, ioga e ciclismo são boas opções.
Evite alguns alimentos
Uma alimentação inapropriada pode contribuir com sintomas como náuseas, inchaços, alterações de humor, dores nas mamas, etc. Por isso, evite o consumo de café e derivados, doces em excesso, bebida alcoólica e muito sal.
Tenha uma alimentação balanceada
Consuma alimentos mais leves, com baixo teor de sal e gordura saturada reduzida. Opte por frutas, grãos, vegetais e alimentos diuréticos, como aspargos, melancia, morango e agrião.
Também consuma alimentos ricos em magnésio, como figo, beterraba, alcachofra, aveia, banana e abacate. Ademais, azeite de oliva, salmão, linhaça, castanha e nozes podem melhorar a circulação sanguínea e reduzir o inchaço.
Os vegetais verdes escuros são ricos em cálcio, que ajuda bastante a aliviar as cólicas. Consumir feijão, lentilha, arroz integral, trigo, aveia e soja pode diminuir a irritabilidade durante o período.
Consuma magnésio e vitamina B6
O magnésio é um grande aliado para aliviar as dores de cabeça. Combinado com a vitamina B6, o mineral também melhora a qualidade do sono, regula o ciclo menstrual e ameniza a irritabilidade. Alimentos como frutos do mar, carne vermelha, laticínios em geral e vegetais verdes são ótimas fontes de magnésio.
Aposte nos chás
Com relação aos chás, hortelã, camomila, erva-doce, alecrim, lavanda e jasmim-manga são plantas que possuem efeitos analgésicos, relaxantes, antiespasmódicos, anti-inflamatórios e calmantes, sendo ótimas opções.
Faça massagens
De acordo com um estudo realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2005, a massagem do tecido conjuntivo (MTC), como tratamento alternativo aos medicamentos, proporciona um bom resultado para mulheres que sofrem com dismenorreia, isto é, cólicas menstruais.
A técnica para executar essa massagem é bem básica: ela pode ser feita na região abdominal, abaixo do umbigo, como se estivesse apalpando o útero, ou na lombar, de fora para dentro, tocando a musculatura e a pele com movimentos leves, na parte superior da bacia, indo para coluna.
Para isso, utilize o dedo polegar e massageie em movimentos circulares, no sentido horário, por, aproximadamente, dez minutos.
Use uma compressa de água quente
O uso da bolsa de água quente ajuda a aliviar as cólicas menstruais, pois o calor causa vasodilatação e ativa o fluxo sanguíneo, inibindo os efeitos das prostaglandinas e ativando as endorfinas que minimizam as dores.
Para isso, podem ser usados panos com água quente, bolsas em gel e de borracha ou até água quente do chuveiro, diretamente na região lombar ou sobre o abdômen.
Outra opção é fazer banho de assento com chá de quixaba, aroeira, salsa e cavalinha, por dez minutos, com o objetivo de manter o local aquecido para que o fluxo aconteça naturalmente, evitando as contrações dolorosas.