top of page
  • Foto do escritorRedatores Estrondosos

O que fazer em Salvador: 7 atrações e dicas de passeios

Salvador, uma das capitais mais conhecidas do Nordeste do Brasil, é um dos destinos mais populares entre as pessoas que desejam visitar esta região do país. Dentre os seus tantos pontos turísticos, se pode destacar o bairro do Pelourinho, que é o coração histórico da cidade.

E para quem gosta de movimentar o corpo, o Circuito das Estações – Inverno será realizado no dia 11 de julho na cidade de Salvador. O trajeto passa por locais com beleza incrível.

Pelourinho

visitar o pelourinho em salvador na bahia

Pelourinho De Salvador-Ba

Construções de fachadas coloridas, várias igrejas, o movimento de pessoas que visitam as lojas e os restaurantes. É disso que é feita a região do Pelourinho, um dos pontos turísticos mais importantes da capital da Bahia. Além disso, a Praça da Sé, que está localizada exatamente na região do Pelourinho, foi revitalizada e inaugurada recentemente, o que tornou o lugar ainda mais convidativo para começar o passeio pela cidade de Salvador.

Na região do Pelourinho, se pode encontrar, dentre vários outros, os seguintes lugares:

  1. Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

  2. Igreja e Convento de São Francisco

  3. Teatro Miguel Santana

  4. Balé Folclórico da Bahia

  5. Fundação Casa de Jorge Amado

Farol da Barra

Antes mesmo da sua entrada, o Farol da Barra já é um lugar que impressiona quem dele se aproxima. Afinal, a construção do Farol da Barra é contornada pelo mar e por um belo gramado, um lugar onde as pessoas podem se sentar para relaxar e aproveitar a paisagem. As pessoas sempre comentam sobre o prazer que é ficar por ali, somente curtindo o entorno do farol.

Logo depois, chega o momento de entrar neste monumento, que é, na verdade, o Forte de Santo Antônio da Barra, um lugar que abriga tanto o farol quanto o Museu Náutico da Bahia. É um museu que conta a história dos navegadores e faz a exposição de uma série de equipamentos antigos que estes profissionais utilizavam para navegar nos mares da região.

Mercado Modelo

Salvador é uma cidade conhecida também pelo seu comércio bastante movimentado. E um dos lugares mais frequentados nesse sentido é o Mercado Modelo.

O Mercado Modelo, em Salvador, é um lugar em que você pode encontrar desde roupas e lembrancinhas até doces e artesanato. Além disso, no andar superior do mercado, onde ficam os restaurantes, existem várias opções para fazer uma refeição ou um lanche rápido, por exemplo.

Elevador Lacerda

elevador lacerda, o que fazer em salvador na bahia

Elevador Lacerda Em Salvador-Ba

O Elevador Lacerda foi inaugurado no ano de 1873 e foi o 1º elevador urbano de todo o mundo. O Elevador de Santa Justa, na cidade de Lisboa, em Portugal, por exemplo, só chegou a ser inaugurado 27 anos depois. Mais precisamente, no ano de 1902. Mas apesar disso, foi somente no ano de 1930 que o Elevador Lacerda ganhou o seu formato atual. Ou seja, a forma de uma torre avançada que é unida à colina por uma plataforma reforçada.

O Elevador Lacerda é como se fosse um cartão postal essencial de Salvador. Afinal, a partir dele, é possível ir para vários outros lugares. Tais como ir para o Mercado Modelo e ir para o Forte São Marcelo. O trajeto pelo elevador costuma durar em torno de 30 segundos.

Basílica Nosso Senhor do Bonfim

Para as pessoas que são mais ligadas à religião, vale a pena dedicar uma parte do passeio por Salvador para conhecer a Basílica Nosso Senhor do Bonfim, que é uma construção do século 18 e que, portanto, carrega muita história em sua arquitetura neoclássica e rococó.

Mas apesar de todas as pessoas que visitam a Igreja do Bonfim em Salvador por conta da sua fé e da sua relação com a religião, o maior atrativo do lugar está em seu exterior. Mais precisamente, na grade repleta de fitas coloridas que fica logo na frente da igreja. Tanto é verdade que muitas pessoas reconhecem o local justamente pela parede de fitinhas coloridas. Pois é neste lugar que muitas pessoas tiram fotos e postam em suas redes sociais, e não exatamente dentro da igreja.

Casa do Carnaval

Inaugurado em pleno carnaval de 2018, a Casa do Carnaval da Bahia é o museu mais novo de toda a cidade. E assim como o Espaço Pierre Verger e o Espaço Carybé, o seu acervo é majoritariamente virtual.

Obviamente, dentro da Casa do Carnaval, existem alguns objetos em exposição, mas o principal conteúdo deste museu é de vídeos que contam, de forma bem detalhada, a história do Carnaval em Salvador.

Museu do Sorvete

O Museu do Sorvete (Solar Amado) é uma das novidades da Ribeira. Na verdade, se trata de um casarão que já tem mais de 100 anos e que foi tombado pelo patrimônio histórico da cidade. Foi então restaurado para se tornar, atualmente, o Museu do Sorvete.

O casarão do Museu do Sorvete é, de fato, muito lindo, e uma visita ao andar superior do local justifica a visita, principalmente se você for um admirador de arquitetura. Ao lado do museu, tem uma loja de sorvetes chamada Real, e a 7 minutos de caminhada para a esquerda, está a famosa Sorveteria da Ribeira.

Conclusão

Se você está pensando em viajar pelo região do Nordeste logo que a pandemia acabar, tenha certeza que visitar Salvador vale a pena.

Além dos inúmeros pontos turísticos que encantam os visitantes, as belezas naturais e praias oferecem bons lugares para descansar e aproveitar o dia.

Mas não se esqueça de se organizar antes. Assim você aproveita melhor seus dias nesta cidade.

bottom of page