O que fazer em Salvador: 7 atrações e dicas de passeios

forte de salvador
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Salvador, uma das capitais mais conhecidas do Nordeste do Brasil, é um dos destinos mais populares entre as pessoas que desejam visitar esta região do país. Dentre os seus tantos pontos turísticos, se pode destacar o bairro do Pelourinho, que é o coração histórico da cidade.

E para quem gosta de movimentar o corpo, o Circuito das Estações – Inverno será realizado no dia 11 de julho na cidade de Salvador. O trajeto passa por locais com beleza incrível.

Pelourinho

Visitar O Pelourinho Em Salvador Na Bahia
Pelourinho De Salvador-Ba

Construções de fachadas coloridas, várias igrejas, o movimento de pessoas que visitam as lojas e os restaurantes. É disso que é feita a região do Pelourinho, um dos pontos turísticos mais importantes da capital da Bahia. Além disso, a Praça da Sé, que está localizada exatamente na região do Pelourinho, foi revitalizada e inaugurada recentemente, o que tornou o lugar ainda mais convidativo para começar o passeio pela cidade de Salvador.

Na região do Pelourinho, se pode encontrar, dentre vários outros, os seguintes lugares:

  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
  • Igreja e Convento de São Francisco
  • Teatro Miguel Santana
  • Balé Folclórico da Bahia
  • Fundação Casa de Jorge Amado

Farol da Barra

Antes mesmo da sua entrada, o Farol da Barra já é um lugar que impressiona quem dele se aproxima. Afinal, a construção do Farol da Barra é contornada pelo mar e por um belo gramado, um lugar onde as pessoas podem se sentar para relaxar e aproveitar a paisagem. As pessoas sempre comentam sobre o prazer que é ficar por ali, somente curtindo o entorno do farol.

Logo depois, chega o momento de entrar neste monumento, que é, na verdade, o Forte de Santo Antônio da Barra, um lugar que abriga tanto o farol quanto o Museu Náutico da Bahia. É um museu que conta a história dos navegadores e faz a exposição de uma série de equipamentos antigos que estes profissionais utilizavam para navegar nos mares da região.

Mercado Modelo

Salvador é uma cidade conhecida também pelo seu comércio bastante movimentado. E um dos lugares mais frequentados nesse sentido é o Mercado Modelo.

O Mercado Modelo, em Salvador, é um lugar em que você pode encontrar desde roupas e lembrancinhas até doces e artesanato. Além disso, no andar superior do mercado, onde ficam os restaurantes, existem várias opções para fazer uma refeição ou um lanche rápido, por exemplo.

Elevador Lacerda

Elevador Lacerda, O Que Fazer Em Salvador Na Bahia
Elevador Lacerda Em Salvador-Ba

O Elevador Lacerda foi inaugurado no ano de 1873 e foi o 1º elevador urbano de todo o mundo. O Elevador de Santa Justa, na cidade de Lisboa, em Portugal, por exemplo, só chegou a ser inaugurado 27 anos depois. Mais precisamente, no ano de 1902. Mas apesar disso, foi somente no ano de 1930 que o Elevador Lacerda ganhou o seu formato atual. Ou seja, a forma de uma torre avançada que é unida à colina por uma plataforma reforçada.

O Elevador Lacerda é como se fosse um cartão postal essencial de Salvador. Afinal, a partir dele, é possível ir para vários outros lugares. Tais como ir para o Mercado Modelo e ir para o Forte São Marcelo. O trajeto pelo elevador costuma durar em torno de 30 segundos.

Basílica Nosso Senhor do Bonfim

Para as pessoas que são mais ligadas à religião, vale a pena dedicar uma parte do passeio por Salvador para conhecer a Basílica Nosso Senhor do Bonfim, que é uma construção do século 18 e que, portanto, carrega muita história em sua arquitetura neoclássica e rococó.

Mas apesar de todas as pessoas que visitam a Igreja do Bonfim em Salvador por conta da sua fé e da sua relação com a religião, o maior atrativo do lugar está em seu exterior. Mais precisamente, na grade repleta de fitas coloridas que fica logo na frente da igreja. Tanto é verdade que muitas pessoas reconhecem o local justamente pela parede de fitinhas coloridas. Pois é neste lugar que muitas pessoas tiram fotos e postam em suas redes sociais, e não exatamente dentro da igreja.

Casa do Carnaval

Inaugurado em pleno carnaval de 2018, a Casa do Carnaval da Bahia é o museu mais novo de toda a cidade. E assim como o Espaço Pierre Verger e o Espaço Carybé, o seu acervo é majoritariamente virtual.

Obviamente, dentro da Casa do Carnaval, existem alguns objetos em exposição, mas o principal conteúdo deste museu é de vídeos que contam, de forma bem detalhada, a história do Carnaval em Salvador.

Museu do Sorvete

O Museu do Sorvete (Solar Amado) é uma das novidades da Ribeira. Na verdade, se trata de um casarão que já tem mais de 100 anos e que foi tombado pelo patrimônio histórico da cidade. Foi então restaurado para se tornar, atualmente, o Museu do Sorvete.

O casarão do Museu do Sorvete é, de fato, muito lindo, e uma visita ao andar superior do local justifica a visita, principalmente se você for um admirador de arquitetura. Ao lado do museu, tem uma loja de sorvetes chamada Real, e a 7 minutos de caminhada para a esquerda, está a famosa Sorveteria da Ribeira.

Conclusão

Se você está pensando em viajar pelo região do Nordeste logo que a pandemia acabar, tenha certeza que visitar Salvador vale a pena.

Além dos inúmeros pontos turísticos que encantam os visitantes, as belezas naturais e praias oferecem bons lugares para descansar e aproveitar o dia.

Mas não se esqueça de se organizar antes. Assim você aproveita melhor seus dias nesta cidade.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr