Melhores pontos turísticos do RJ

melhores pontos turisticos do rj
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Muitos visitantes chegam à Cidade Maravilhosa sem saber ao certo o que fazer além de ir no Cristo Redentor. Pois saiba que há milhares de opções e algumas delas estarão reunidas nessa lista com os 10 melhores pontos turísticos do RJ.

Para essa seleção, foram incluídos passeios clássicos e alternativos. Têm opções para todos os gostos, idades e orçamentos. 

O mais importante é aproveitar tudo o que o Rio de Janeiro tem para oferecer e turistar sem paranoia. Apesar de os índices de violência serem altos, é só não dar sorte para o azar, se cuidar e curtir. 

O Rio de Janeiro é rico em belezas naturais e história. A cidade já foi capital do Brasil entre 1763 e 1960 e vale a pena a visita. Vamos conferir as sugestões?

1. Pão de Açúcar

O relevo do RJ é marcante e uma de suas principais atrações é justamente o morro do Pão de Açúcar. O perfil clássico dessa formação que serviu como logotipo das Olimpíadas no Brasil é, na verdade, formado juntamente com o Morro da Urca. 

Para fazer a visita, o passeio é realizado de teleférico. O famoso bondinho tem dois trajetos: um do solo ao topo do Morro da Urca e outro entre o topo do Morro da Urca e o topo do Morro do Pão de Açúcar. Ambos estão inclusos no mesmo ingresso.

A vista lá de cima é de tirar o fôlego. Você pode observar toda a Baía de Guanabara e diversas praias famosas. 

A estrutura para receber os turistas também é robusta. A cada parada você encontra lojas, restaurantes e até mesmo artistas fazendo apresentações. Sem dúvidas, é um dos melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro. 

2. Jardim Botânico

O Jardim Botânico do RJ é uma atração das mais bonitas que você vai encontrar na cidade. Essa é uma área verde fotogênica e cheia de plantas exóticas. 

Não é à toa que nas suas dependências já foram gravadas diversas novelas e filmes. O passeio em meio as palmeiras imperiais é incrivelmente belo, tendo sido construído a pedido de Dom Pedro II quando a família real se refugiou no Brasil. 

3. Maracanã

Fãs de futebol podem incluir no roteiro uma paradinha no famoso estádio do Maracanã. Palco de duas finais de Copa do Mundo, o estádio é grandioso e cheio de história.

A visita ao interior pode ser guiada, com direito a passeio nas arquibancadas e no campo. A sala dos troféus também é impressionante. 

4. Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã está entre as atrações mais recentes inauguradas no Rio de Janeiro. Sua abertura ao público se deu em 2015, com projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

A arquitetura do lugar impressionada pelo seu formato curioso. Ao adentrar o prédio você encontrará um acervo com obras de arte importantíssimas e exposições temporárias famosas no mundo todo. Todo o visual é de alto nível e impactante. 

5. Cristo Redentor

A lista dos melhores pontos turísticos do RJ não estaria completa se não contasse com o seu maior ícone, o Cristo Redentor. Independentemente de você ser uma pessoa religiosa ou não, essa estátua gigantesca de 38 metros de altura está entre as 7 maravilhas do mundo moderno.

Se o tempo estiver bom, você poderá avistar a cidade toda lá de cima. Assim como é possível observar o Cristo de praticamente todos os pontos lá embaixo também. 

6. AquaRio

O maior aquário da América do Sul fica no Brasil e no Rio de Janeiro, é claro. É o AquaRio, parte do projeto de revitalização do Porto Maravilha. 

Esse é um passeio interessante para levar as crianças. Elas se divertem com todas as espécies de animais marinhos dispostos nos tanques. 

7. Copacabana

A praia de Copacabana é uma das mais famosas do mundo. Seu calçadão com design de Burle Marx é icônico e estampa muitos dos souvenires vendidos na cidade. 

A faixa de areia é enorme, com espaço para milhões de pessoas. Tanto que é ali que acontece uma das maiores festas de virada do país no Réveillon. 

8. Parque das Ruínas

Esse é um passeio alternativo e que poucas pessoas conhecem. O Parque das Ruínas fica no bairro de Santa Teresa, onde diversos artistas de renome internacional costumam se hospedar quando vêm para o Brasil.

O parque é, na realidade, um centro cultural com que foi construído em meio as ruinas da residência de uma antiga aristocrata carioca, Laurinda Santos Lobo. O lugar proporciona uma visão panorâmica de 360 graus da cidade e é lindíssimo. 

9. Pedra do Telégrafo

A cerca de uma década, a Pedra do Telégrafo se tornou uma verdadeira sensação para os amantes de fotografia. Isso porque é possível fazer um “truque” de perspectiva no local que faz parecer que você está na beira de um enorme precipício.

Além das fotos descoladas, o lugar também é interessante pelas suas trilhas em meio a vegetação nativa e pela vista da cidade. Porém, tome cuidado para não ir sozinho, preferindo passeios em grupo ou guiados para a sua segurança.

Algumas agências de viagens incluem a Pedra do Telégrafo juntamente com praias mais selvagens do RJ. Só evite horários muito movimentados para não passar um tempão na fila esperando para tirar a sua foto.

10. Palácio do Catete

Para finalizar a lista com os melhores pontos turísticos do Rio de Janeiro, o Palácio do Catete. Você já deve ter ouvido falar dele nas aulas de história, pois foi onde o ex presidente da república Getúlio Vargas tirou a própria vida e deixou a sua carta testamento.

O quarto onde tudo aconteceu continua intacto desde 1954 e aberto para visitação. Você também pode encontrar outras salas com um enorme acervo de peças históricas e obras de arte. 

Tudo isso faz parte do Museu da República. Tanto a área interna como a externa impressionam.

Mas se você gosta de viajar, fica a dica para dar uma olhada de passeios em outros estados. Como em São Paulo, como a maior cidade do país lá você pode encontrar lugares para a família toda, inclusive tem ótimas opções de passeio infantil gratuito em SP.

Viu só? O que não faltam são ideias de lugares para visitar no RJ. Se você mora por perto ou pretende visitar a cidade em breve, procure incluir essas recomendações no seu roteiro. 

Até mais!

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr