Como aumentar a durabilidade dos seus eletrodomésticos

air-4070641__340[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Manutenção e cuidado ajudam na conservação dos aparelhos

Prolongar a vida útil de eletrodomésticos é fundamental para economizar. Com cuidados simples é possível aumentar a durabilidade dos equipamentos. Neste artigo, daremos algumas dicas de como manter os aparelhos conservados e em bom funcionamento por mais tempo. 

Fogão, geladeira, máquina de lavar, ar-condicionado, entre outros aparelhos, são essenciais no nosso dia a dia. Sem eles a vida se torna mais difícil, mas é preciso encontrar maneiras de preservá-los para que durem bastante. 

Confira as nossas dicas a seguir.

Tenha um técnico de confiança para instalações e manutenções 

Alguns eletrodomésticos requerem instalação e para que eles possam durar, é preciso que o processo seja feito de maneira correta. Um erro pode queimar ou danificar um aparelho, o que só gera mais custos. 

Na hora de instalar o ar-condicionado, por exemplo, a presença de um técnico é fundamental. Esse profissional pode assegurar a garantia do aparelho, além de fazer tudo corretamente, evitando que haja algum problema com o equipamento após um tempo de uso. 

O mesmo podemos dizer para instalações de fogões. Principalmente se você possui gás encanado em sua casa. Essa instalação deve ser feita por uma equipe da prestadora de serviço. Somente dessa forma, você garante que o procedimento seja feito de forma correta e segura. 

Limpeza em dia 

A limpeza dos eletrodomésticos é um fator crucial para aumentar a durabilidade. A sujeira e a presença de mofo ou gordura pode afetar o funcionamento dos aparelhos. 

No caso de um ar-condicionado, por exemplo, a limpeza dos filtros deve ser frequente para que ele funcione corretamente e a qualidade do ar se mantenha boa. A geladeira é outro eletrodoméstico que precisa de limpeza semanal para evitar qualquer problema no sistema de refrigeração. 

Os vidros, as bocas e o forno do fogão devem ser limpos diariamente para evitar o acúmulo de gordura que pode prejudicar o seu desempenho. 

Respeite o limite de carga dos aparelhos 

Eletrodomésticos como máquina de lavar e geladeira não podem estar abarrotadas, isso pode avariar os aparelhos. Então, leia as recomendações do fabricante e respeite os limites de peso dos equipamentos. 

Encher demais esses aparelhos pode gerar sobrecarga e acabar até os queimando. Essa prática pode danificar os sistemas de lavagem e refrigeração, fazendo com que os equipamentos se esforcem mais do que devem para realizar o seu trabalho

Mantenha-os longe do calor e da chuva 

Outro fator importante para preservar os eletrodomésticos é mantê-los longe do calor e da chuva. A geladeira, por exemplo, deve ficar longe do calor para que funcione corretamente. Por isso, é preciso deixá-la longe do fogão na sua cozinha para evitar que o calor dele não afete o seu funcionamento. 

Outra dica para preservar a durabilidade da geladeira é evitar colocar alimentos quentes no aparelho. Isto fará com que o sistema de refrigeração trabalhe mais para atingir a temperatura ideal e assim também gaste mais energia do que o necessário, elevando o valor da conta de luz. 

O fogão e a máquina de lavar também não devem ser expostos à chuva. Isso pode danificar o bom andamento desses aparelhos. Portanto, evite colocar o fogão embaixo da janela da cozinha para não correr o risco de que ele tome água da chuva. 

Da mesma forma, uma máquina de lavar não pode ficar em locais abertos, coloque-a em uma varanda coberta para preservar o aparelho. 

Siga as instruções do fabricante

Todo equipamento possui suas instruções de uso. É importante segui-las à risca para aumentar a durabilidade deles. Entenda como deve ser feita a limpeza e a manutenção de cada eletrodoméstico para realizar tudo corretamente. 

Também é importante que você use os aparelhos conforme as recomendações do fabricante para evitar que algo saia errado e você tenha uma surpresa desagradável ao utilizar o equipamento. 

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr