Com a alta do dólar, destinos nacionais voltam a ser mais buscados para viagens

rio-de-janeiro-1963744_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Viagens mais perto de casa estão em alta. Pesquisa por destinos no país cresceu pelo menos 130%.

Todo turista sabe que, quando o dólar está alto, não é um bom momento para viajar para o exterior. O motivo é que os preços das passagens aéreas, hospedagem e até mesmo o câmbio costumam ser influenciados pela moeda americana mesmo fora dos Estados Unidos.

A alta estável do dólar é uma oportunidade para fortalecer o turismo nacional e os hotéis no Brasil esperam uma alta de ocupação nos próximos meses. Eles têm razão: uma pesquisa feita pela plataforma de viagens KAYAK, mostrou que a busca por destinos dentro do país aumentou mais de 30% em 2020.

A tendência é que, em 2021, o número de pessoas dispostas a conhecer novos lugares mais perto de casa continue aumentando, pelo menos enquanto o dólar não ficar mais barato, o que não parece estar nas previsões dos especialistas.

Fortaleza é a cidade mais procurada do país

De acordo com a pesquisa do KAYAK, a cidade brasileira mais procurada entre os viajantes é a capital do Ceará, Fortaleza, com 133% de crescimento no período observado. Com mais de 30 praias, a cidade tem ampla rede hoteleira e de serviços.

Também é pelo aeroporto de Fortaleza que a maior parte dos turistas chega para ir ao Beach Park, o maior parque aquático da América Latina, que fica em Aquiraz, a 25 quilômetros da cidade. É por lá também o acesso para outras cidades do Ceará que são pontos turísticos importantes, como Jericoacoara.

As cidades de Cabo Frio (Rio de Janeiro), Brasília (Distrito Federal), Joinville (Santa Catarina) e Porto Seguro (Bahia) foram outros destaques que aparecem entre os mais buscados pelos viajantes entre 2019 e 2020.

Cabo Frio é um dos destinos mais populares da região dos Lagos do Rio, com praias de areias brancas e excelente infraestrutura. Brasília, além de ser um destino de negócios, é o aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros, parque com mais de 30 cachoeiras catalogadas.

O aeroporto de Joinville é acesso para algumas das praias mais populares de Santa Catarina, além de Blumenau, cidade referência na produção de cerveja. Já Porto Seguro, não surpreende. Famoso pelas praias com muito axé, a cidade sempre aparece entre as mais visitadas do país.

América Latina é destaque entre os internacionais

Os destinos internacionais perderam relevância nas pesquisas. Enquanto no ano passado, cinco cidades estrangeiras apareceram entre as mais buscadas, esse ano foram apenas quatro, com menos buscas.

Os países da América Latina foram os mais buscados por quem quer fazer viagens internacionais nesse período, o que pode ser explicado pelo fato do real ser mais valorizado no câmbio entre as moedas dos nossos vizinhos.

Buenos Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile, foram mais procurados que Orlando ou Nova York, nos Estados Unidos, destinos que, tradicionalmente, costumam ser bastante visitados pelos brasileiros.

Destinos próximos de casa são tendência

Outras pesquisas também têm mostrado que a procura por destinos mais próximos de casa está em alta. Um levantamento, divulgado pela Booking.com, mostrou que, entre junho e agosto, a distância média viajada pelos brasileiros diminuiu mais de 60%, o que tem a ver com a procura por destinos mais próximos de onde moram.

Nas listas de desejos de viagem, ainda segundo a pesquisa do KAYAK, os destinos nacionais apareceram em mais de 80%, um crescimento de 20% na comparação com 2019. São números que sugerem que, além da questão financeira, os brasileiros estão mais interessados em conhecer o próprio país.

As buscas por destinos em contato com a natureza também têm crescido e, nesse sentido, o Brasil é privilegiado. Só na Bahia temos mais de 1.100 quilômetros de litoral, isso sem falar de florestas, lagos, cachoeiras e rios em toda a extensão do território nacional.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr