Ar-condicionado Split e Inverter: qual é a diferença?

air-conditioning-233953__340[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Você está considerando investir em um ar-condicionado, mas ainda não decidiu qual é o tipo mais indicado para você? Neste artigo, explicaremos melhor se você deve adquirir o modelo Split ou o Inverter.

O ar-condicionado auxilia a temperatura ideal de diversos cômodos. Ele pode ser utilizado tanto em residências e pequenos escritórios, quanto em grandes construções, como hospitais, shoppings e casas de repouso — tudo pode variar de acordo com a necessidade de quem for adquiri-lo.

Em um país de clima tropical como o Brasil, em alguns dos locais citados acima, o ar-condicionado convencional é quase obrigatório. Nas regiões mais quentes, onde as temperaturas ultrapassam os 40ºC, esse equipamento é quase o melhor amigo de muitos, auxiliando a escapar do calor desagradável.

Mas você sabia que existem vários modelos de ar-condicionado? Os mais conhecidos são o Split e o Inverter — apresentaremos a definição de ambos neste artigo. As diferenças entre eles vão muito além do nome, podendo impactar o resultado final, o preço pago e a quantidade de energia gasta.

Mesmo quem já conhece sobre ar-condicionado sabe quanto o assunto pode ser confuso, não é mesmo? Afinal, como ter certeza do modelo ideal para o seu cômodo? Qual opção é mais barata? Ainda há preocupações com sustentabilidade. Assim, as perguntas pairam antes de fecharmos as compras, mas, felizmente, elas possuem respostas.

Pensando nisso, neste artigo, apresentamos as principais diferenças entre ar-condicionado Split e Inverter. Prendemos a sua atenção até aqui? Ótimo! Basta seguir com a leitura para conferir ainda mais.

O que é ar-condicionado Split?

O ar-condicionado Split pode ser definido como um aparelho extremamente moderno, dividido em duas partes. A primeira é a evaporadora, que fica instalada no cômodo escolhido. Já a segunda, a condensadora, fica na parte externa, tendo como função resfriar o ar.

O Split é recomendado para ambientes de pequeno e médio porte, como salas e escritórios — nesse local, não deixe de escolher aquele com a potência ideal. 

Como uma parte da sua instalação é externa, é preciso que ele seja colocado em uma fachada, que pode ser modificada com o tempo. Afinal, reparações periódicas precisarão ser realizadas.

O funcionamento ocorre da seguinte forma: o compressor liga e desliga para manter todo o ambiente climatizado. No dia a dia, isso pode causar variação de temperatura, que, com o tempo, torna a utilização mais complicada e desconfortável.

O que é o ar-condicionado Split Inverter?

O modelo Inverter conta com uma tecnologia própria, que avalia a quantidade de calor a ser resfriada no ambiente. Assim, ele mantém uma temperatura fixa durante todo o dia. Quando uma determinada temperatura é selecionada, a velocidade do compressor é reduzida.

Ao contrário do Split convencional, o Inverter não necessita de uma parte externa: toda a instalação ocorre no cômodo desejado. No entanto, isso não significa que reparações não sejam necessárias. A limpeza do cooler do aparelho precisa ocorrer a cada três meses.

Uma das grandes vantagens desse tipo de ar-condicionado é a sustentabilidade oferecida pelo aparelho. Como o gás R-410 é ecologicamente correto, o meio ambiente não sofre com a enorme quantidade de equipamentos instalados.

Quais são as vantagens e as desvantagens?

As vantagens do Split convencional são: capacidade alta de refrigeração, redução de ruídos e recursos extremamente modernos. Já as desvantagens são: custo maior de instalação, necessidade de um bom espaço na fachada para ser instalado e temperatura oscilante.

Em relação ao Inverter, as vantagens são: temperatura fixa, maior custo-benefício, indicação para lugares com temperaturas elevadas, vida útil maior e redução na energia. A desvantagem fica por conta da quantidade de reparação necessária durante a utilização.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr