Todo entusiasta automotivo conhece a famosa série de TV criada originalmente pela emissora de TV BBC que começou em 1977 nos Estados Unidos, porém ainda não muito conhecida, se tornou uma das melhores séries automotivas a partir de 2002 quando começa a ser apresentada por Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond no Reino Unido. Com muito humor e brincadeiras entre si, os protagonistas, com toda a sinceridade ao testar carros novos, antigos, sucessos e fiascos em vendas, destroem tanto os carros, quanto as cidades por onde passam, criando assim muitos risos aos espectadores. Em 2006 um sério acidente envolvendo o Apresentador Richard Hammond com um DRAGSTER movido a jato, a 505 KM/H, a série teve uma pausa nas gravações até que Richard se recuperasse e voltasse as gravações, e com isso o episódio com maior audiência até então, foi exatamente aquele do acidente, sendo exibido ao final da temporada. Mais tarde, em 2010 uma mudança no formato, trouxe ainda mais audiência a série com a criação do primeiro especial de longa duração, com 60 minutos de duração. Porém, em 2014 vieram algumas polêmicas, como no especial da Patagônia, onde Jeremy utiliza uma placa remetendo a Guerra das Maldivas, e a série passa a ser duramente criticada por alguns desses atos, forçando o fim da série no mesmo ano.
Uma outra versão norte-americana criada em 2010, com os apresentadores Adam Ferrara, Tanner Foust e Rutledge Wood ganhou força até 2016 quando teve fim em sua 8ª Temporada, e assim os fãs da série ficaram com um gostinho de quero mais. Como já haviam se passado 2 anos após a grande polêmica envolvendo Jeremy Clarkson, a Amazon Prime decide recriar a série, com um novo nome THE GRAND TOUR, porém os mesmos apresentadores e formato muito parecido à versão britânica que mais fez sucesso do programa de TV e assim mais um sucesso de audiência em suas 3 primeiras temporadas, com um especial de 2 episódios a cada temporada, solidificando a audiência para o formato de especial, que logo se tornaria o único modelo adotado para as temporadas 4 e 5. A Primeira temporada da série, já não trazia mais um piloto misterioso para testar os carros na pista, mas sim uma piloto feminina, em um programa super masculino, quebrando todos os conceitos machistas e trazendo ainda mais humor com um estúdio em espécie de tenda itinerante, e espaço para platéia, passando por vários países ao longo da série. Já na segunda temporada, logo no primeiro episódio, o apresentador Richard Hammond sofre um acidente em uma disputa pelo melhor tempo em um festival, após não frear a tempo seu carro elétrico, que pega fogo logo após sua retirada de dentro do mesmo! E assim mais uma temporada, ganha sucesso entre os fãs de carros. Na terceira temporada, um especial logo nos segundo e terceiro episódios, solidifica o formato dos especiais de longa duração, fazendo com que a Amazon Prime renovasse o contrato do programa, apenas para esse formato a partir da 4ª temporada. O formato de especiais foi marcado pelo 4º episódio da 4ª temporada, o segundo episódio de lockdown já quase no fim da pandemia Covid 19, em que os apresentadores vão além de todos os limites de destruição dos carros. Já na 5ª temporada, o primeiro episódio da série, foi marcado e criticado duramente por efeitos pirotécnicos cinematográficos, nada naturais que havia na série, e ainda um acidente envolvendo o apresentador James May, em um Lancer Evolution. Carro raro e considerado um clássico esportivo, também não repercutiu tão bem no mundo automotivo, mesmo que ao longo do episódio, o carro é revivido várias vezes, ao fim, encontra-se destruído e maltratado pelo seu dono. Conclusão: Entre altos e baixos, as séries Top Gear e The Grand Tour, são ótimas opções para os amantes de carros maratonar, estão disponíveis no Amazon Prime que precisa de Internet Fibra Claro. Como a série Top Gear passou por várias emissoras de Tv por assinatura, é mais fácil encontrá-las em serviços on-demand, como o da Sky Tv