Um gestor de pessoas é o responsável pelo maior patrimônio que uma empresa pode ter: seus colaboradores. São eles que planejam, estruturam e surgem com soluções inovadoras para o trabalho, sendo o grande diferencial que sua empresa pode ter no mercado.
Um gestor sabe identificar os pontos positivos de sua equipe. Em um grupo de serviços em altura, ele identificará as melhores pessoas para cada função apresentada na empresa.
Pensando nisso, o papel de um gestor de pessoas é criar estratégias para desenvolver e favorecer o desenvolvimento pessoal.
Com o desenvolvimento de cada colaborador, a empresa naturalmente evoluirá, recebendo todo o conhecimento, as habilidades e a mudança de comportamento que as pessoas terão com o próprio crescimento.
Um bom gestor de equipes é aquele que está sempre motivando e inspirando os funcionários de uma empresa, trabalhando junto do time para buscar melhores resultados, compreender quais são as dificuldades, ouvindo idéias, dúvidas e sugestões.
Esse profissional consegue promover o melhor que uma equipe pode apresentar, independentemente de trabalhar diretamente com ela ou não, instigando o trabalho em equipe e a obtenção de melhores resultados, tanto profissionais quanto pessoais.
Assim, um gestor pode estimular uma equipe de vendas qualificada, que conseguirá converter muito mais de sua manta para telhado por estar motivada e com um trabalho bem-feito.
Por esses motivos, um bom gestor de pessoas é peça fundamental de qualquer empresa que tenha como objetivo crescer.
Isso porque a proatividade desses gestores é o que incentiva a procura por resultados inovadores e criativos, gerando muito mais interesse da parte de sua equipe em desenvolver os melhores resultados.
Como identificar um bom gestor?
Um bom gestor tem uma série de talentos que podem ser avaliados, buscando uma melhora constante no desenvolvimento do trabalho.
Dessa forma, é fácil identificar os benefícios que serão apresentados ao indicar uma pessoa para se tornar um gestor de pessoas.
1. Autoconhecimento
Para conseguir motivar toda a equipe ao seu redor, um gestor precisa identificar seus próprios pontos positivos.
O autoconhecimento é parte essencial da função de um gestor, que deve compreender seus resultados e suas falhas para buscar melhorias constantes em seu desenvolvimento.
É importante também que o gestor identifique suas capacidades dentro da empresa que está atuando.
Uma equipe de aluguel de andaimes estará muito melhor administrada se o gestor compreender os pormenores do trabalho e souber utilizar suas ferramentas para a melhoria do desenvolvimento.
Um gestor que confia em seu próprio potencial estará muito mais apto para tomar decisões difíceis, criar estratégias e soluções que sejam necessárias na empresa, ter mais foco e traçar metas competitivas e adequadas para cada membro da equipe.
Dessa forma, um gestor de pessoas não só melhora seu próprio desempenho, mas o de todos a seu redor.
2. Exemplo
Guiar pelo exemplo é uma das principais características de um bom gestor. O profissional deve se apresentar como uma fonte de inspiração para seus colegas, gerando confiança e participação de toda a equipe.
Um bom gestor deve ser referência no que diz respeito aos valores e objetivos da empresa, sendo uma pessoa que inspira e age de forma correta e transparente.
Procure pensar em inovações, como a utilização de leitor biométrico para agilizar o processo de identificação de seus funcionários. Quanto mais você mostrar para sua equipe que está agindo, mais ela encontrará essa mesma vontade de inovar.
3. Proatividade
A reação pode ser tardia quando falamos do mercado. Por isso, um gestor de pessoas deve ser uma pessoa proativa.
Estar sempre atento a todas as movimentações de pessoal e de negócios, bem como compreender e analisar as oportunidades que podem surgir, é parte essencial da função de um bom gestor de pessoas.
É importante também ser proativo na resolução de problemas, antecipando quaisquer obstáculos que possam surgir no dia a dia, principalmente, para evitá-los no futuro.
Uma empresa de segurança eletrônica precisa pensar em soluções muito antes de elas acontecerem. A figura do gestor é fundamental para estimular a equipe a criar ferramentas que auxiliem essa etapa do trabalho.
4. Comunicação
Comunicação é uma etapa fundamental do bom andamento de qualquer empresa. Pensando nisso, um bom gestor de pessoas deve saber quais são os melhores momentos para:
Reuniões de equipe;
Feedbacks pessoais;
Comunicação geral por e-mail;
Responder questionamentos.
A princípio pode parecer algo simples lidar com a comunicação empresarial, mas é uma das etapas mais importantes que um gestor precisa executar.
É preciso que todos estejam alinhados com as informações corretas para evitar falhas ou retrabalhos, que podem diminuir a produtividade.
Uma empresa que produz caixa de passagem precisa ter sua comunicação em dia para evitar qualquer tipo de alteração na produção desnecessariamente.
As habilidades de comunicação também são fundamentais para que as mensagens sejam passadas com clareza, transparência e objetividade, para impedir que ela não chegue corretamente no receptor.
5. Respeito
Um bom gestor não utiliza sua posição de autoridade em cima de sua equipe. Cortesia e educação são traços primordiais de um bom profissional, além do apreço pela ética.
Esse tipo de atitude deve extrapolar até mesmo para fora do ambiente profissional, uma vez que uma pessoa que age de forma respeitosa tende a ser muito mais sociável.
Isso faz com que as pessoas que estão hierarquicamente abaixo de você se sintam confortáveis e inspiradas a agir da mesma forma, melhorando muito o ambiente corporativo como um todo.
6. Gerenciamento de crises
Conflitos sempre acontecem em grupos sociais, principalmente aqueles que passam muito tempo juntos, como é o caso do ambiente de trabalho.
Saber lidar da melhor forma com esse tipo de conflito é ideal para manter a saúde da equipe, que se sentirá mais motivada se for ouvida.
Se sua empresa de corrimão em alumínio teve algum problema na produção, é preciso pensar rápido para conseguir evitar qualquer transtorno maior.
É preciso compreender as dificuldades que se apresentam neste tipo de ambiente, mas também saber lidar com a situação e intervir de forma positiva para eliminar o problema.
7. Tempo
O tempo é fundamental para o bom andamento do trabalho. Atividades podem ser otimizadas, e o desperdício pode ser evitado, para não gerar desconforto em sua equipe.
Pensando nisso, o gerenciamento do tempo é uma das maiores atribuições de um gestão de pessoas.
Ele deve pensar em soluções e alternativas que possibilitem uma melhor utilização do dia da equipe, seja através do desenvolvimento de novas técnicas ou a aplicação de novas ferramentas para a resolução do serviço.
8. Planejamento
Um líder deve pensar adiante, planejando e organizando todos os passos para um melhor desenvolvimento das atividades da empresa.
Por isso, é preciso que o gestor conheça cada etapa do negócio, estipule metas e consiga identificar os responsáveis por cada uma das ações da empresa.
Planejar é um passo importante para o sucesso de todo o trabalho, pois é aqui que se delimitam as metas e começa o trabalho para desenvolvê-las.
Tudo precisa ser planejado para uma melhor produção. No caso de uma empresa de equipamentos contra incêndio, é preciso planejar além da produção todos os testes necessários para validar o produto.
9. Desenvolve talentos
Um gestor de pessoas compreende que seus companheiros de trabalho são parte fundamental da mecânica de funcionamento de uma empresa.
Por isso, é comum que seja ele a estimular o desenvolvimento de cada membro da equipe, descobrindo as habilidades que mais se destacam de cada colaborador e compreendendo suas principais características para melhor utilizar os conhecimentos de sua equipe.
É importante também que o gestor foque nos pontos positivos, estimulando a equipe a buscar o desenvolvimento pessoal e gerando a ambição de crescimento dentro de cada um.
10. Feedbacks
Saber a importância de um feedback adequado deve estar no topo da lista de prioridades de um bom gestor.
É ele que irá avaliar o trabalho realizado e identificará quais são os pontos positivos e quais elementos devem ser revistos, pensando sempre no formato que será conversado com os colaboradores.
Um feedback deve ser sempre para estimular o desenvolvimento, nunca o contrário.
O que evitar como um gestor?
Apesar de muitas pessoas estarem se adequando a essa nova mentalidade, ainda existem gestores que usam uma linha ultrapassada de pensamento.
Esse tipo de profissional utiliza do autoritarismo, impondo ordens e tratando os funcionários como inferiores.
Esse tipo de atitude pode ser bastante prejudicial para a própria empresa, uma vez que gestores mal qualificados podem acabar diminuindo a produtividade e aumentando a taxa de rotatividade da empresa, uma vez que a convivência se torna mais complicada.
Nesse tipo de trabalho, o gestor vê seus companheiros de trabalho como concorrentes, o que pode ser bastante prejudicial tanto para ele, que acaba gerando um estresse desnecessário, quanto para o time, que fica desmotivado e sem abertura de comunicação.
Por isso, busque sempre identificar fatores que tragam experiências positivas, que tornem a empresa um local agradável e que motive sua equipe a conquistar cada vez mais resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.