Presente para crianças: livros que a garotada vai amar

WhatsApp Image 2021-03-29 at 13.28.15
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Histórias infantis para todas as idades.

Despertar o interesse das crianças pela leitura é uma tarefa que começa ainda na primeira infância. Os pais devem ser os principais exemplos para os pequenos, mas não devem esquecer de presenteá-los com livros.

Os livros infantis ajudam no desenvolvimento e no aprendizado em diversas faixas etárias. No entanto, ofereça ao seu filho um título que corresponda à sua idade e gosto, para que ele entenda que ler é algo bom, e não uma obrigação.

Para ajudar quem está pensando em presentear a garotada com livros, separamos uma listinha que vale a pena conferir.

A parte que falta – Shel Silverstein

O livro acompanha um personagem de forma circular que está em busca de sua parte faltante. Tem poucos diálogos e muitos desenhos, a ponto de ser recomendado até para adultos, já que fala da importância do amor-próprio e de se sentir completo.

O sapinho divertido – Jack Tickle

Ideal para as crianças que estão tendo o primeiro contato com os livros, pois os pop-ups tornam a leitura mais divertida. Aqui, os pequenos acompanham um sapo em seu dia a dia. É bem intuitivo e ajuda a aprender mais sobre animais que vivem no jardim.

O pequeno príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

Um livro atemporal e que pode ser lido por pessoas de todas as idades, com um grande ensinamento de amor ao próximo. O principezinho viaja por vários lugares em busca de compreender como ajudar sua rosa, e acaba aprendendo muito sobre si mesmo.

O espelho – Renata Bueno

A história gira em torno de um espelho, sendo vendido pelo pai do protagonista em uma feira. Cada pessoa que se depara com o objeto interage com ele de maneira diferente e a ideia é que o pequeno leitor reflita sobre as situações.

Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado

Uma história que pode ser lida por todas as idades, inclusive por crianças que ainda estão sendo alfabetizadas. Tudo gira em torno de um coelho branco, que se encantou por uma menina negra de laço de fita. Ele então pergunta o segredo para a cor de pele da garotinha, e ela sempre lhe conta uma história diferente.

O menino azul – Cecília Meireles

Apesar de ser um livro em forma de poema, também pode ser presenteado para os pequenos. A história do menino azul fala sobre algo que muitas crianças sonham: ter um bichinho de estimação.

Turma da Mônica: Caraminholas na cachola – Paula Furtado e Maurício de Souza

A Turma da Mônica já é bastante conhecida em seus gibis, mas também aparece em alguns livros. Se seu filho é fã da turminha, vale a pena presenteá-lo com a historinha Caraminholas na cachola. O livro, mesmo dedicado aos pequenos, fala sobre um tema importante no mundo atual, a ansiedade.

Eu nem ligo – Márcia Leite

Uma história muito interessante para crianças que estão passando por uma nova fase em suas vidas e acabam de assumir o papel de irmãs mais velhas. Através de ilustrações, a ideia é mostrar que esse momento é normal, assim como os sentimentos despertados pela mudança, como o ciúme e a frustração.

Sinto o que sinto: e a incrível história de Asta e Jaser – Lázaro Ramos

Esse é o livro de estreia de Lázaro Ramos. O pequeno leitor conhecerá Dan, uma criança com dificuldade em lidar com as próprias emoções. Se para os adultos já é difícil entender e expressar o que sentem, imagine para as crianças. A história pretende ajudar nisso, mostrando para a garotada como identificar e falar sobre o que sente.

Mar – Marianne Dubuc

A história é de um gato que persegue um peixe. É interessante para crianças pequenas, pois é repleta de ilustrações e permite usar a imaginação. Em todas as páginas, o peixe vermelho foge de seu predador, um gato com muita fome.

Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque e Ziraldo

Chapeuzinho Amarelo nada tem em comum com a Chapeuzinho Vermelho dos contos de fadas. Chico Buarque e Ziraldo contam para os pequenos a história de uma menina que tinha medo de tudo à sua volta e como ela conseguiu lidar com isso.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr