top of page
Foto do escritorRedatores Estrondosos

Como se preparar para provas e concursos?

Confira o passo a passo para se preparar para concursos e provas

É importante saber se preparar para provas e concursos, pois garantir a sua vaga em um concurso público é um desafio. Mas com estudo, disciplina e organização, é possível realizar esse sonho.

Por isso, é de extrema importância saber como funciona a prova do concurso do seu interesse, conhecer as questões das provas anteriores e, principalmente, estudar com base naquilo que é aplicado em prova, com foco nas matérias de maior peso na sua média.

Quer saber como se preparar para as provas e concursos da melhor maneira e garantir a sua vaga dos sonhos? Então, continue com a gente ao longo do post!

Quanto tempo devo me preparar para um concurso?

O tempo de preparação ideal para um concurso depende muito da situação do candidato. Caso você não tenha ficado sabendo de última hora de uma prova que seja do seu interesse.

O ideal é se preparar o quanto antes para os concursos, variando entre oito meses a dois anos antes da prova. Esse prazo leva em consideração, também, o nível de complexidade e o que é cobrado em uma prova.

Por isso, esse prazo irá depender da sua situação. Mas, sabemos que, quanto antes começar a estudar, melhor. Além disso, nem espere o edital sair, já comece a revisar as áreas principais cobradas na prova do seu concurso.

Como se preparar para provas e concursos?

Estar preparado para as provas e o concurso público é a melhor maneira de garantir a sua vaga. Abaixo, confira algumas dicas de como se preparar para os concursos da Receita Federal e Caixa Econômica Federal e, também, em quais áreas focar nos seus estudos.

Concursos Receita Federal 2022

O concurso para a Receita Federal está chegando e, por isso, é de extrema importância já ter o seu plano de estudos pronto, para conquistar o resultado almejado com o seu esforço. Por ser um concurso bastante disputado e com vagas limitadas, preparar-se para essa oportunidade é a melhor maneira de garantir a sua carreira na Receita Federal.

Primeiramente, não deixe para começar os seus estudos após a publicação do edital. Quanto antes estiver preparado para a prova, melhor será o seu desempenho e, por consequência, o seu resultado.

De acordo com as últimas provas, as relações de matérias previstas para o novo concurso da Receita Federal são:

  1. 20 questões de língua portuguesa com peso 1;

  2. 10 questões de inglês ou espanhol com peso 1;

  3. 10 questões de raciocínio lógico com peso 1;

  4. 15 questões sobre direito tributário com peso 2;

  5. 20 questões sobre contabilidade geral e avançada com peso 2;

  6. 15 questões sobre o comércio internacional e a legislação aduaneira com peso 2;

  7. 10 questões sobre administração geral e público com peso 1;

  8. 10 questões sobre direito constitucional com peso 1;

  9. 10 questões sobre legislação tributária com peso 2;

  10. 10 questões sobre auditoria com peso 2,

  11. 10 questões sobre direito administrativo com peso 1.

É importante ressaltar que a lista acima é uma prévia do que pode cair nas provas. Mas, como são provas diferentes para os diversos cargos da Receita Federal, algumas podem ter matérias não citadas, como Informática, Gestão de Pessoas, etc.

Mas, afinal, o que posso estudar?

Então, comece os seus estudos o quanto antes, mas não deixe de verificar o edital assim que estiver disponível, e focar nas matérias principais e com maior peso.

Além disso, nas versões anteriores do concurso da Receita Federal, não era possível zerar nenhum dos conhecimentos, e havia a exigência de acertar ao menos 40% por disciplina.

Por isso, a sua organização para os estudos deve contemplar todas as matérias principais, com foco nas que têm maior peso em sua nota final.

Para o cargo de auditor fiscal, os principais assuntos cobrados são os descritos abaixo.

  1. Direito tributário: impostos, limitações constitucionais ao poder de tributação, crédito e competência tributária, impostos, obrigação tributária;

  2. Língua portuguesa: sintaxe, pontuação, correção de frases, regência verbal, interpretação de texto;

  3. Contabilidade geral: operações com mercadorias, demonstração do resultado de exercício (DRE), operação com mercadorias, lançamentos, demonstrações contábeis.

Já para o cargo de analista tributário, os principais assuntos cobrados na prova são os mencionados, a seguir.

  1. Direito tributário: isenção, limitações, dívida ativa, exclusão do crédito tributário;

  2. Direito constitucional e administrativo: Lei de Improbidade Administrativa, Seguridade Social e Direitos Sociais,

  3. Língua portuguesa: morfologia, sintaxe, regência verbal, interpretação de texto, pontuação.

Concursos Caixa Econômica 2022

Outro concurso que está com a data da prova chegando é o concurso da Caixa Econômica Federal. Logo, não temos tempo a perder para se preparar e garantir a sua vaga tão esperada!

De acordo com as provas passadas, a prova da Caixa é composta de questões objetivas e discursivas, com duração estimada de 4 horas e 30 minutos.

Com horários e locais definidos e informados no fechamento e lançamento do edital ao público, sempre no site oficial do banco e no Diário Oficial.

No último concurso do banco, houve uma parte discursiva da prova e o restante composto por questões de certo ou errado. Os candidatos foram avaliados pelas seguintes matérias:

  1. Matemática;

  2. Língua portuguesa;

  3. Atualidades;

  4. Ética;

  5. Raciocínio lógico;

  6. Legislação específica de banco (FGTS, PIS, seguro desemprego, bolsa família, no caso da Caixa);

  7. Conhecimentos bancários.

Dicas gerais para se preparar para provas e concursos

Sabendo quais são as principais matérias que caem na prova, fica mais fácil fazer um cronograma de estudos que ajude a garantir a sua vaga, não é mesmo?

Para isso, é muito importante ter em mente que, todas as matérias precisam ser estudadas, mas precisamos dar um foco especial para as matérias de maior peso, pois são elas que irão influenciar com maior força a sua nota final.

Além disso, o ideal é tirar de perto de si, no momento do estudo, qualquer distração que possa diminuir o seu rendimento ou tempo de leitura e revisão, como o telefone, TV e outros itens. Nesse momento, o indicado é deixar o celular no modo avião, para não se distrair com as notificações.

É importante, também, tirar uma parte da sua rotina de estudos para resolver as questões de provas anteriores. Essa é a forma mais efetiva de treinar os seus conhecimentos e testá-los e, claro, identificar o que precisa ser reforçado na hora dos estudos.

Não se esqueça, de igual forma, de ter consigo no momento do estudo, todos os recursos que precisa para um aprendizado mais efetivo, como apostilas, guias de estudos, suas notas pessoais, livros didáticos, slides e folhetos, etc.

Começar os estudos antes do edital ser publicado é a melhor opção, pois já terá base para continuar o aprendizado. Mas, depois que estiver com o edital em mãos, procure estudar e revisar questões que sejam semelhantes à prova do cargo escolhido.

E aí, já está se preparando para os concursos? Como está a sua rotina de estudos?

Agora que você sabe se preparar para provas e concursos. Esperamos que as nossas dicas ajudem a melhorar o seu desempenho e que consiga a tão desejada vaga!

bottom of page