Tendo em mente a recente crise financeira do país, é aceitável que muitos, por terem sido demitidos, não puderam pagar em dia seu IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O que gera mais uma conta atrasada e preocupação.
Você deve ter em mente que um IPVA atrasado pode gerar problemas, pois com o IPVA de data vencida você perde o desconto concedido por pagar o imposto dentro da data certa e seu veículo se torna irregular. Correndo o risco de ser até mesmo aprendido em alguma vistoria da policia.
Quem deve pagar o IPVA?
O IPVA é o imposto cobrado de forma estadual, ou seja varia de Estado para Estado, variando de 1% a 6%, cobrado anualmente de acordo com o valor do veículo.
Esse Imposto afeta muito as pessoas que possuem carros ou motos, ou ambos, entretanto também atingem todo os veículos, sejam eles aeronaves, ônibus, motocicleta e embarcações.
O valor que você paga é dividido em 50% para o Governo Federal e a outra metade vai para o Governo do Município a onde seu veículo foi licenciado. Esse dinheiro arrecado acaba se transformando em benefícios a sociedade, já que serão aplicados em áreas como saúde e educação, por exemplo.
Pagamento, parcelamento e atrasos
Para aqueles que já tenham o Renavam e GRD, Guia de Regulamentação de Débitos, ou Certificado de Registo e Licenciamento do Veículo, podem se dirigir as agencias bancárias credenciadas de seu Estado. Caso você tiver o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, o seu Renavam já vai estar registrado nele.
Também temos a possibilidade de pagamento atrás da Internet, pelo site do Banco Bradesco, e alguns Estados é possível ser feita em caixas lotéricas ligadas à Caixa Econômica Federal.
Esse parcelamento é feito em até três parcelas mensais, iguais e sucessivas, isso de acordo com o calendário de pagamento. Então caso quiser pedir o parcelamento, vá ao site do Bando do Bradesco, ou em qualquer unidade dele em seu Estado a onde se retira o GRD, e escolha entre pagar a vista ou em parcelas, caso você não tiver o dinheiro todo no momento. Você pode solicitar o parcelamento em qualquer momento. Ou seja, mesmo que você tenha deixado à data da primeira parcela passar, ainda sim terá o direito ao parcelamento. Mas, neste caso ela vai contar com o cálculo de mora.
Mas se você deixou de pagar por esquecimento da data, ou por qualquer outro motivo, você vai uma multa fracionada dia a dia, até o limite máximo que é de 20%, e um juros de 1% ao mês ou fração.
Pagando o IPVA atrasado
Para resolver esse problema inesperado, basta você ir no portal do Detran de seu Estado, e lá você irá emitir uma nova guia de pagamento de seu IPVA vencido com todo o valor atualizado incluindo seus juros e as correções monetárias, caso seu o Detran de Estado não tenha essa opção online, você vai precisar ir até um poste de atendimento como o VaptVupt e fazer a sua solicitação.
O seu IPVA com a data vencida poderá ser prago, dentro do novo prazo, em uma agência bancária credenciada ou em casas lotéricas, os bancos credenciados são:
Mais BB (Corresponde ao Bancário do BB);
Correios;
Bradesco;
Caixa Econômica Federal;
Sicoob;
Santander;
Mercantil do Brasil;
Entre outros.