Quais serão os principais motores de busca em 2021? Uma informação vital para dar foco e direcionamento ao trabalho de uma equipe de SEM (search engine marketing).
Provavelmente o cenário continuará sendo o mesmo em 2021, mas fazer esse questionamento pode ajudar a enxergar novas oportunidades no trabalho de SEO da sua empresa.
O que são motores de busca, ou “search engines” em inglês?
Motores de buscas são os softwares que catalogam todo o conteúdo disponível na internet. O primeiro a fazer esse trabalho foi o Yahoo, e depois dele o Google, alguns anos depois.
Basicamente eles ajudam as pessoas a encontrarem o que estão buscando na internet, e os motores de busca fazem isso através de algumas informações, tais como:
links de um site para outro
links internos de um mesmo site
título de cada página de um site
título do site
subtítulos presentes no site
Tudo isso e muito mais é usado para descobrir sobre o que fala um site, e à partir daí existem outros critérios para colocar um site na frente de outro, tais como, experiência do usuário dentro do site (tempo de permanência, quantidade de páginas visitadas) e a velocidade do site, são os principais fatores que os motores de busca gostam.
O principal buscador em 2020
Antes de falarmos das tendências para 2021, precisamos relembrar quem se destacou em 2020, quais foram os mecanismos mais usados de acordo com os sites especializados:
Vamos observar a evolução das buscas através do Google, ano a ano, de acordo com as estatísticas do site netmarketshare.com:
O Google teve
77,06% das buscas online em dezembro de 2018
69,08% das buscas online em dezembro de 2019
64,74% das buscas online em novembro de 2020
Portanto, com base nesses dados, que são sérios e de um site independente, podemos dizer que o Google vem perdendo espaço, ano a ano, e por isso mesmo as agências de marketing devem intensificar o seu trabalho de SEO nos outros motores de buscas em 2021.
Motores de busca em crescimento em 2021
O segundo buscador mais utilizado, o Bing possui um percentual de mercado muito próximo ao terceiro colocado que é o Baidu. Inclusive em novembro de 2020 o Baidu chegou a passar o Bing, veja abaixo. Somente o Yahoo ficou para trás em quarto lugar.
Vamos observar a tendência ano-a-ano, buscador por buscador, sem considerar o Google, já citado acima:
Percentual de buscas online em dezembro de 2018
8,36% Bing
7,9% Baidu
3,54% Yahoo
Em dezembro de 2019 os percentuais de buscas online foram
13,23% Bing
12,64% Baidu
2,28% Yahoo
Estatísticas das buscas em novembro de 2020
14,07% Bing
17,66% Baidu
1,91% Yahoo
Tendências de crescimentos dos motores de busca em 2021
Com base nesses dados, podemos observar três tendências muito bem definidas, que são:
o Google está perdendo mercado ano a ano
o Baidu e o Bing estão ganhando mercado ano a ano
o Yahoo está sumindo do mercado de buscas online
De fato, de todas as buscas online mundiais o Google vem perdendo espaço, mas especialistas dizem que no Brasil ele ainda detém 90% do mercado.
Isso porque o Baidu tem ganhado muito espaço na China e países asiáticos, com 740 milhões de páginas indexadas é um dos principais motores mundiais. Levando em conta só a população da China, que é gigantesca, provocam nos números mundiais uma distorção.
O Bing que é da Microsoft vem ganhando espaço a cada dia aqui nas américas, isso porque o sistema operacional é muito utilizado e o navegador nativo, Microsoft Edge, do sistema operacional Windows, oferece o Bing como principal motor de busca.
Só com essa jogada da Microsoft vimos o Bing sair de 8,36% do mercado de buscas em 2018 para 14,07% em 2020. Em dois anos quase dobrou sua participação nas buscas online.
Esse movimento acontece porque as pessoas precisam renovar seus laptops e computadores de mesa, e ao instalarem o novo windows 10 recebem o novo navegador que sugere o buscador Bing, e convenhamos, a maioria dos usuários comuns nem percebem a diferença.
Conclusão sobre as tendências das buscas em 2021
Caso a empresa brasileira queira vender produtos no mercado asiático deve trabalhar o seu SEO para o Baidu, principal motor de busca no continente asiático. Caso o mercado seja local deve intensificar os trabalhos também no Bing, além do trabalho a ser realizado no Google.
Os motores de buscas são dinâmicos e se desenvolvem a cada dia, e essa competição entre eles é benéfica para o usuário final, que a cada dia vai ter resultados mais apurados para as suas buscas online.