As mudanças e oportunidades geradas pela tecnologia na saúde

medicina tecnologia
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Hospitais, clínicas e centros de diagnóstico por imagem estão passando por transformações constantes diante da evolução da tecnologia.

Tais mudanças geram potencial de retorno financeiro para investidores que pensam em explorar as novas oportunidades de oferecer diagnósticos mais precisos, atendimento ágil, mais conforto e segurança para os pacientes.

Quem está pensando em investir no setor de saúde, tem pela frente o potencial da tecnologia e da digitalização.

Por estes motivos, o setor de saúde, mais do que nunca, demonstra ser uma grande oportunidade de investimento para obter retorno a médio e longo prazo para quem está pensando em investir no setor.

Veja quais são as principais mudanças e como aproveitar as oportunidades geradas pelas novas tecnologias e pelo avanço da digitalização.

Tecnologia Na Saúde Salvando Vidas
Tecnologia facilitando a medicina

A tecnologia em prol de atendimentos mais ágeis

Do diagnóstico até a emissão de laudos, a instantaneidade trazida pela tecnologia é um dos principais fatores que está impactando as instituições e a vida dos pacientes.

O setor de saúde é uma das áreas que mais vai se beneficiar pela agilidade da digitalização, oferecendo atendimento, diagnóstico e tratamentos mais rápidos, aumentando a chance de cura e a melhora na eficácia.

Por este motivo, investir em plataformas e sistemas como o sistema PACS, DICOM, o armazenamento na nuvem, entre outros, é uma oportunidade, tanto para instituições que desejam melhorar os processos quanto para empreendedores que pensam em ser facilitadores desta nova realidade.

Entenda o que é o sistema PACS

O PACS é um sistema para armazenar imagens de diagnóstico. Ele tem como principal função padronizar e facilitar a comunicação entre diferentes instituições médicas, evitando que pacientes precisem transportar imagens de diagnóstico de uma instituição para outra, graças ao acesso 100% digital de alta qualidade oferecido pela plataforma.

Diagnósticos mais precisos

Os últimos anos foram marcados por grandes evoluções no quesito diagnóstico. 

Impulsionado pela digitalização, pelo avanço da tecnologia e da Inteligência Artificial, médicos e pacientes podem contar com ferramentas que estão transformando o atendimento à saúde.

Algoritmos treinados para identificar, diferenciar e localizar alterações têm prestado apoio ao diagnóstico médico, oferecendo uma segunda opinião com desempenho que se iguala e até mesmo supera a precisão médica.

Dessa forma, a Inteligência Artificial será determinante nos próximos anos para auxiliar médicos a sanar possíveis ruídos em diagnósticos.

Tudo isso vai auxiliar a oferecer tratamentos mais adequados e assertivos para os pacientes.

Em busca de melhores custos

Enquanto a telemedicina já demonstrava o potencial da tecnologia para o setor de saúde, o ano de 2020 e as medidas de distanciamento aceleraram este processo, mostrando como oferecer mais segurança, agilidade e conforto para pacientes.

Além de aperfeiçoar o atendimento à distância, tais medidas serviram para demonstrar que a tecnologia pode reduzir custos e otimizar a gestão financeira das clínicas de forma inteligente a longo prazo.

Com plataformas na nuvem capazes de armazenar dados de pacientes e histórico de ocorrências, médicos e instituições têm à disposição ferramentas que vão mudar a forma de atendimento:

  • Com a telemedicina, as instituições têm a oportunidade de contar com especialistas disponíveis de qualquer lugar, reduzindo o custo com profissionais que antes precisavam ficar no local.
  • Como principal benefício, está a redução de custos com médicos in loco e uma nova realidade em que instituições pagam por laudo emitido, e não mais por horas de trabalho.
  • Para os pacientes, a telemedicina representa também a possibilidade de contar com atendimento especializado em fins de semana e feriados, oferecendo diagnóstico muito mais rápido.

Todas essas mudanças demonstram o potencial de investimento no setor, num cenário em que a maioria das instituições ainda possui processos e formatos de atendimento tradicionais.

A implementação, acompanhamento e capacitação dos profissionais é outra oportunidade a ser explorada por empresários que desejam obter retorno com estas mudanças.

O futuro do atendimento médico

Todas as mudanças impulsionadas pela digitalização e avanço de tecnologia demonstram um campo de oportunidades para novos negócios.

Diante de um setor bastante tradicional e sensível, cujas mudanças devem respeitar e manter padrões rígidos de segurança para os pacientes, é clara a necessidade das instituições em contar com facilitadores que dominem as tecnologias e sejam capazes de guiar e facilitar a implementação de novos processos na rotina da equipe.

Além disso, o armazenamento e o uso de sistemas na nuvem vão mudar drasticamente a dinâmica nas instituições, causando alterações financeiras e nos processos para melhor.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr