Como evitar riscos nos cuidados com a casa?

architecture-1836070_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Manutenção da casa inclui precauções de segurança. Entenda as principais e evite acidentes.

A sensação de casa limpa é uma das mais satisfatórias, sendo que uma faxina bem dada é essencial para o bem-estar e a saúde de todos que habitam um lar. Contudo, nos cuidados com a residência, entre a limpeza de rotina e a instalação profissional de aparelhos novos, algumas cautelas devem ser tomadas para evitar acidentes domésticos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes causados no lar representam cerca de 38% dos atendimentos médicos no Brasil, mas muitos deles poderiam ter sido evitados com medidas simples de segurança. Por isso, separamos algumas delas para ajudar a manter você e a sua família seguros na hora de executar os cuidados com a casa. Confira!

Procedência dos produtos

É normal que busquemos por promoções, mas, no caso dos produtos de limpeza, o barato pode sair caro. Isso porque itens de baixa qualidade, especialmente, aqueles que contêm compostos sintéticos, podem causar danos para a pele, afetar a qualidade do ar e até ser inflamáveis.

Em feiras ao ar livre, por exemplo, é comum vermos ofertas de produtos em garrafas reutilizáveis, com preços bem baixos. Dificilmente, saberemos a procedência destes compostos e, caso algum acidente ocorra, pode ser que não tenhamos a quem recorrer. Por esses motivos, prefira produtos bons, certificados e, preferencialmente, orgânicos. 

Nestes casos, uma boa forma de economizar é estar atento às promoções e, quando elas surgirem, comprar uma quantidade razoável deles. Também vale lembrar que, mesmo produtos de limpeza de boa procedência, devem ser guardados fora do alcance das crianças.

Luvas, toucas e aventais

Pode parecer bobagem, e a maioria de nós evita utilizar luvas, toucas e aventais na hora cuidar da casa, mas a verdade é que esses itens foram desenvolvidos para dar mais segurança na realização desses tipos de atividades.

As luvas de borracha vão te proteger do risco de ter a sua pele prejudicada, os acessórios térmicos e os aventais vão evitar queimaduras, enquanto as toucas vão manter o seu cabelo e o couro cabeludo a salvo. Mesmo botas devem ser consideradas, especialmente, na limpeza de quintais com pedras e plantas.

Higienização gradual

Sobretudo para quem tem piso frio, como azulejos e cerâmicas, é normal que se queira jogar água em toda a casa, com o objetivo de fazer uma faxina mais pesada. No entanto, isso pode ser bem perigoso, principalmente, para quem tem crianças pequenas.

A tentativa de limpar mais de um cômodo por vez já é uma logística complicada porque você não vai ter controle visual de todos os espaços em que a faxina estará sendo aplicada. No caso da água no chão, com produto de limpeza, isso se torna um risco ainda maior porque provoca escorregamentos.

Dessa forma, limpe um cômodo de cada vez. Se for jogar água, vá secando a casa aos poucos para evitar que adultos e crianças escorreguem em partes molhadas, em que você não está observando e não poderá avisar sobre o risco. 

Seriedade da eletricidade

Os itens eletrônicos estão cada vez mais presentes em nossos lares. Se, por um lado, eles são um avanço da tecnologia, oferecido pela modernidade, por outro, também representam uma maior responsabilidade a ser considerada na manutenção da segurança de nosso lar.

Na hora da limpeza, retire da tomada todos os aparelhos que podem estar desligados. Isso vai evitar que você esbarre em um fio conectado e provoque um acidente, por exemplo. Da mesma maneira, sabemos que água e eletricidade juntas também são um risco. Então, no dia a dia, evite extensões que sobrecarregam uma única fonte de energia.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr