Como criar um site gratuito: 2 dicas!

programar proprio site
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Criar seu próprio site é mais fácil do que você imagina. Assim sendo, mesmo se você não tiver conhecimento técnico em programação, aprender como criar um site gratuito é simples.

Neste sentido, mais e mais pessoas gostariam de criar algo individual em vez de um perfil padrão no LinkedIn ou Facebook. Assim sendo, por que não ter seu próprio site gratuito?

Para lhe ajudar com isso, nós do blog preparamos este artigo, com 2 dicas de como criar um site gratuito! Confira!  

Como criar um site gratuito: 2 dicas!

Vamos dar uma olhada nas maneiras mais populares de como criar um site gratuito. Vale ressaltar que existem várias possibilidades, mas destacamos as 2 principais maneiras:

1.    Crie um site com um sistema de gerenciamento de conteúdo

Um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), funciona basicamente da mesma forma que um construtor de sites, mas é muito mais fácil de usar.

Neste sentido, no processo de como criar um site gratuito, limitamo-nos aqui ao WordPress, que é o CMS mais popular do planeta. Mas também, saiba que existem vários outros sistemas CMS, como o Joomla e o Wix, por exemplo!

Assim sendo, graças ao sistema de hospedagem gratuita do WordPress, é possível criar um site gratuito com um clique. Além disso, a configuração não é realmente difícil. Assim sendo, você pode instalar e personalizar facilmente os modelos usando as opções de design e plug-ins.

Hospedagem, nome de domínio, endereços de e-mail, instalação e o nível de suporte de que você precisa dependem do que você precisa para o seu negócio online.

Neste sentido, uma das vantagens, especialmente com o WordPress, é que existem milhares de plug-ins disponíveis, que permitem adicionar recursos especiais ao seu site, que não são oferecidos por padrão.

Um exemplo típico disso é o WooCommerce, um plug-in que permite adicionar uma loja virtual completa ao seu site. Também existe o plug-in Yoast SEO, com o qual, você pode ajustar as configurações de otimização SEO, para os mecanismos de pesquisa.

Assim sendo, com a ajuda de um CMS como o WordPress, é realmente muito fácil aprender como criar um site gratuito!

Programar Proprio Site
Programar o próprio site

2.    Programe seu próprio site

Esta é a opção definitiva para aprender como criar um site gratuito: Basta abrir um editor e começar a escrever o código você mesmo. Assim sendo, se você deseja liberdade total, esta é a melhor opção.

Mas, saiba que, para isso, você precisa ter paciência e muito conhecimento técnico em programação de sites. De qualquer forma, você pode aprender a fazer isso!

Neste sentido, você encontrará tutoriais de como criar um site passo a passo para iniciantes, em diversos sites na internet. Basta pesquisar no Google! Mas, lembre-se de que pode levar muito tempo até que seu site esteja finalmente pronto.

Além disso, você deve encontrar uma forma de hospedar este seu site, bem como, de criar um nome de domínio, para que você realmente possa criar um site gratuito com a programação!

Por fim, há exemplos de ferramentas para criar um site, como a Aptana Studio e Brackets. Estas ferramentas são gratuitas e você pode, pelo menos, usá-las em HTML, CSS, JavaScript e PHP. Com isso, o processo se torna um pouco mais simples!

Proteje Site
Planejamento de site

Projete e planeje seu site

Cozinhar sem receita nem sempre é conveniente, especialmente se você não tem experiência na cozinho. Assim sendo, isso também vale para aprender como criar um site gratuito!

Portanto, também para um site, improvisar não é uma boa ideia. Deste modo, ao planejar, você pode decidir com antecedência quais partes deseja, qual conteúdo funciona melhor e como seu site deve ser.

É útil começar com um mapa mental, com ideias sobre o que deve ser incluído em seu site. Assim sendo, as partes principais deste mapa mental podem formar a base de sua navegação. Neste sentido, há dicas para planejar seu site, como:

  • Use papel e caneta e anote tudo o que quer ter em seu site. Brainstorming e um mapa mental são ótimas maneiras de organizar suas ideias.
  • Veja o design e o conteúdo de outros sites interessantes. Escreva o que você gosta e o que não gosta.
  • Assim que tiver um rascunho do que deseja em seu site, você pode pedir feedback a bons amigos. Isso certamente lhe dará uma boa ideia de como seu site deve ser.
  • Faça uma lista (por exemplo no Excel) de todas as páginas do seu site. Para cada página, escreva o título, tipo de conteúdo, palavras-chave, propósito, tipo de página e importância da página.
  • Se você deseja que seu site tenha uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa, você precisa descobrir qual palavra-chave se encaixa melhor em cada página e observar isso em sua estratégia de otimização SEO.

E se você gostou do nosso artigo de hoje, sobre como criar um site gratuito, então, acesse o blog descobrimundodigital.com e confira muito mais!

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr