Chief Executive Officer significado

diretora executiva ceo
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O mundo corporativo compreende uma grande variedade de cargos e relações hierárquicas, a fim de ordenar a administração de grandes empresas. Com isso, surge também muita confusão a respeito das diferentes siglas que representam cada estrato do quadro de pessoal de uma organização.

Por isso, no artigo de hoje vamos tirar suas dúvidas acerca de uma das mais importantes siglas de cargos do ambiente de negócios. Continue com a gente para descobrir o significado de Chief Executive Officer!

O que é Chief Executive Officer?

O Chief Executive Officer, popularmente chamado de CEO, é o diretor executivo da empresa, e representa o mais alto escalão de liderança do negócio.

Suas responsabilidades estão ligadas à tomada de decisões importantes para o futuro e à performance da companhia, além da gestão operacional e da supervisão do uso dos recursos e bens da organização. Neste contexto, o Chief Executive Officer tem um papel de alta relevância dentro do conselho administrativo, que responde pela deliberação de questões decisivas para o negócio, especialmente quando há acionistas envolvidos.

Assim, a este representante também cabe transmitir as informações entre o pessoal que lida diretamente com as operações da empresa e os demais membros do conselho administrativo. Por fim, vale destacar que o CEO também costuma ser o rosto que faz a imagem pública da organização.

Como o Chief Executive Officer é selecionado para o cargo?

O CEO não passa por um processo de promoção comum. Para assumir este cargo, a pessoa deve ser eleita pelo conselho administrativo, bem como pelos acionistas da corporação.

A quem o CEO responde?

Apesar de ser o cargo executivo mais alto de uma empresa, é preciso ter em mente que o Chief Executive Officer tem sim que se reportar a outros membros da organização. Afinal de contas, nas grandes empresas, nenhuma decisão é tomada apenas por uma pessoa ou departamento, assim como nenhum membro do quadro é isento de análise de performance, pois são estes protocolos que garantem o sucesso do negócio e asseguram os interesses de todos os investidores.

Assim, o Chief Executive Officer responde ao presidente da empresa (que frequentemente é o acionista majoritário ou fundador da companhia), bem como ao próprio conselho administrativo, cujo papel é mediar a tomada de decisões e garantir o alinhamento às necessidades do mercado e dos acionistas.

Em resumo: tudo o que você precisa saber sobre o Chief Executive Officer

1. O Chief Executive Officer, conhecido como CEO ou diretor executivo, em português, é a pessoa ocupando o cargo de maior nível hierárquico na empresa.

2. Cada organização tem suas particularidades, no entanto, na maioria dos casos, eles são geralmente os responsáveis por operações de expansão, estratégias e ações para ampliação dos lucros e da rentabilidade do negócio e, quando se trata de uma empresa pública, de fazer com que os preços das ações seja mais competitivo.

3. Na maioria dos casos, o Chief Executive Officer é eleito pelo conselho de administração.

4. O desempenho de uma empresa é fortemente determinado pelas ações e pelo processo decisório utilizado pelo CEO.

Como é o trabalho do Chief Executive Officer?

Já te apresentamos brevemente um resumo das responsabilidades do Chief Executive Officer. No entanto, é preciso ter em mente que cada modelo de negócios tem importantes diferenças. Por esta razão, a rotina diária e as funções do CEO de cada empresa podem variar um pouco, conforme a cultura corporativa, o segmento de atuação e a estrutura da organização.

Nas grandes corporações, os Chief Executive Officers geralmente trabalham apenas com as decisões estratégicas mais decisivas para o crescimento e o futuro geral organização. Eles podem criar estratégias para novos negócios, entrada e saída de mercados, migração de segmentos, fusões e aquisições, operações internacionais, alocação de capital e destinação de recursos e ativos, formação de equipes, etc.

Já nas empresas de menor porte, em que as operações e equipes possuem um escopo mais limitado, os Chief Executive Officers normalmente acabam se envolvendo mais com a rotina operacional do negócio. Assim, atividades e funções do dia a dia da organização muitas vezes fazem parte das responsabilidades e do cotidiano dos CEOs em negócios menores.

Para esclarecer o que compõe de fato as funções dos Chief Executive Officers, uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review fez uma análise detalhada de como os CEOs realmente empenham seu tempo durante a jornada de trabalho. O estudo revelou que 72% do tempo destes profissionais é investido em reuniões, e apenas 28% dedicado a atividades operacionais em si. Deste tempo restante, um quarto é investido na criação e manutenção de relacionamentos, mais um quarto dedicado à revisão de unidades de negócios e revisões funcionais, 21% à elaboração de estratégias e 16% em desenvolvimento da cultura da organização.

Outras atividades cruciais recebem pouca atenção do CEO. Apenas 1% de seu tempo é dedicado ao gerenciamento de crises, visto que esta geralmente são abordadas em nível departamental, pelos respectivos chefes de cada setor, e somente 3% é aplicado no relacionamento com o cliente, atividade que normalmente tem um time especializado por trás das interações.

Chief Executive Officer Significado
Chief Executive Officer Significado – CEO

Quanto é o salário de um Chief Executive Officer?

Como já foi mencionado, empresas de diferentes setores e portes têm profundas diferenças na alocação de funções do Chief Executive Officer. Com isso, obviamente também surgem profundas diferenças quando o assunto é remuneração, especialmente quando se comparam grandes empresas com organizações de menor tamanho operacional.

No entanto, o mesmo estudo conduzido pela Harvard Business Review analisou a remuneração dos CEOs das maiores 350 empresas dos Estados Unidos. Em média, cada um destes líderes corporativos recebeu 24 milhões de dólares ao ano. De acordo com o estudo, este valor equivale a 351 vezes o valor pago anualmente a um trabalhador de menor nível hierárquico.

A pesquisa analisou ainda as mudanças na remuneração dos Chief Executive Officers nas últimas décadas. De acordo com os dados obtidos, da década de 70 para cá, o valor médio da remuneração dos CEOs americanos aumentou em mais de 1300%. Já os trabalhadores comuns tiveram um aumento de cerca de 18,2%.

Isso revela como o ambiente corporativo percebe a figura do Chief Executive Officer como um importante balizador para o sucesso e a performance de uma empresa. Os crescentes investimentos nestes profissionais são um sinal de que seu papel é realmente fundamental para o desempenho em um mercado globalizado e cada vez mais competitivo.

Quem são os Chief Executive Officers mais famosos do mundo?

Steve Jobs é um dos primeiros nomes que vem à mente das pessoas quando o assunto são os Chief Executive Officers de grande fama. Embora o já falecido diretor da Apple esteja fora de cena há algum tempo, alcançou notoriedade por ser uma mente altamente inovadora e introduzir algumas das invenções e tecnologias mais decisivas para a humanidade em nossa era, bem construir a cultura de inovação da empresa, tudo isso enquanto mantinha uma vida bastante pública e um relacionamento mais intenso com a mídia e com o mercado consumidor global, por meio das redes sociais.

Outro nome de peso na atualidade é o de Elon Musk. Se você parar pra pensar, as razões por trás da proeminência e da popularidade do empresário, fundador e Chief Executive Officer da Tesla são basicamente as mesmas que impulsionaram a fama e o reconhecimento de Steve Jobs para muito além do mundo dos negócios. Musk é conhecido por ser muito ativo nas redes sociais, criar produtos totalmente disruptivos e frequentemente ser assunto na mídia, dando muitas entrevistas e aparecendo em programas de grande alcance entre o público geral.

Cargos de Chefia Relacionados ao Chief Executive Officer

Tenha em mente que o mundo corporativo é abrigo de muitos cargos conhecidos como C-level, ou nível de chefia. Eles definem a liderança departamental dentro das organizações. CFOs (Chief Financial Officers, diretores financeiros) e COOs (Chief Operating Officers, diretores operacionais) são alguns exemplos.

Vale destacar que nas organizações de menor porte ou que ainda estão em fase de startup ou crescimento, por exemplo, o CEO pode ter mais de um papel, atuando também como COO ou CFO, dependo da estrutura organizacional da corporação.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr