6 maneiras de preparar grãos com mais facilidade

spice-370114_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com estas dicas, você não vai ter mais desculpa para não comer estes alimentos nutritivos e saborosos com mais frequência.

Os grãos são alimentos versáteis e muito nutritivos. A maioria deles é rica em vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Eles também têm proteínas, sendo presença obrigatória no prato de quem evita o consumo de fontes animais, como os vegetarianos e os veganos.

No entanto, para muitas pessoas, cozinhar grãos ainda é um desafio. Além da temida panela de pressão, o tempo de cozimento mais longo pode ser encarado como um empecilho para quem quer preparar uma refeição rápida. O grão-de-bico, por exemplo, costuma levar mais de uma hora para cozinhar.

Para solucionar o problema, algumas dicas podem te ajudar a preparar os grãos com mais facilidade, e as receitas simples também.

Coloque os grãos de molho em água

Este é um processo que exige algum planejamento no início, mas que, depois, vira hábito. Colocar os grãos de molho em água ajuda a hidratá-los e deixá-los mais macios, o que diminui significativamente o tempo de cozimento.

Além disso, o processo ajuda a melhorar a digestão desses alimentos. A maior parte dos grãos tem alguma quantidade de fitato, substância conhecida por seu fator antinutricional, causador de cólicas e gases em algumas pessoas. O molho consegue neutralizar esse elemento, diminuindo seus efeitos indesejados.

O ideal é que os grãos fiquem de molho por, pelo menos, oito horas, e que a água seja trocada algumas vezes durante esse processo. Você vai perceber que eles soltam uma espuminha branca, que é justamente o que queremos eliminar.

Cozinhe várias porções de uma vez

A famosa vasilha de sorvete, encontrada com feijão, no congelador, tem uma razão para existir no imaginário popular. Como o processo é um pouco longo, pode ser uma boa ideia cozinhar várias porções de uma só vez e guardá-las pré-prontas no congelador. 

Uma dica é deixar para finalizar o tempero durante o preparo final do grão, depois que ele estiver descongelado. Isso ajuda a deixar a refeição mais saborosa, com sabor de feita na hora.

Misture-os com legumes

Uma ótima ideia para tornar a refeição mais prática é preparar alguns legumes junto do grão. Eles complementam nutricionalmente o menu e podem ser acrescentados na mesma panela, geralmente, no final da receita, dependendo do tempo de cozimento de cada um.

A beterraba  é um ótimo legume para ser preparado junto de algum grão, como o feijão. Como ela também tem um tempo de cozimento longo, você pode colocá-la antes de fechar a panela. Uma vantagem de fazer isso é que o grão acaba absorvendo um pouco da cor e dos nutrientes da beterraba.

Use o micro-ondas

Cozinhar os grãos no micro-ondas é uma ótima opção para quem preza pela praticidade. A dica é não abrir mão do molho e preparar o grão já junto dos temperos, como sal, alho, cebola e louro, em uma vasilha apropriada para ir ao eletrodoméstico. Em potência alta, o feijão costuma levar 30 minutos.

Prepare saladas de grãos

Além de saudáveis, as saladas são versáteis e não precisam ser consumidas quentes. Outra vantagem é que os grãos que serão utilizados nesse tipo de preparo devem estar mais durinhos, o que significa menos tempo de cozimento. Pimentão, tomate, cenoura e hortaliças costumam ser ótimas pedidas para esses preparos.

Faça sopas e caldos

As sopas e os caldos são ótimos para nos aquecer nos dias frios, sendo muito fáceis de preparar. Todos os grãos são ótimos para engrossar esses preparos e podem ser combinados com carnes, cogumelos e legumes. 

Como os grãos serão amassados no final, você não vai precisar ficar com medo de que eles passem do ponto. Basta colocar muita água para não queimar e, quanto mais tempo de cozimento, melhor.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr