Como gerar trafego orgânico no Facebook

fazer facebook crescer
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Alcance orgânico significa o número de usuários únicos que viram a postagem de sua página no feed de notícias ou na página do seu perfil, não como resultado de um anúncio.

No Facebook, existem muitos tipos de alcance. À primeira vista, isso pode ser confuso.

Ao olhar para o Facebook Insights (a menos que você baixe dados para se aprofundar) e conhecer esses truques  do Facebook, você verá as métricas de alcance de postagem que incluem dados orgânicos e pagos, bem como dados de Alcance total. Ambos incluem dados de alcance orgânico. 

Vamos analisar esses termos.

Pós-alcance 

É apenas uma medida de quantas pessoas veem uma determinada postagem. É o número de usuários únicos que viram a postagem da sua página no feed de notícias ou na sua página. Isso pode ser pago ou orgânico.

Alcance Orgânico 

O tráfego orgânico funciona de forma semelhante à classificação nos mecanismos de pesquisa, mas o Facebook baseia o que você vê em aspectos como popularidade, frequência de postagem, probabilidade de você gostar de uma postagem e muito mais.

Alcance Total 

O número de pessoas que tiveram algum conteúdo de sua página ou sobre sua página entraram em suas telas, de acordo com o Facebook Insights. São dados com e sem anúncios.

Como funciona o feed de notícias do Facebook?

O Facebook analisa as postagens e aproveita a programação para organizar com base na possibilidade de o usuário interagir positivamente com aquela postagem.

Este processo é chamado de classificação – as postagens com as quais você provavelmente irá interagir obtêm pontuações de classificação mais altas e aparecem em seu feed como o conteúdo de que você pode gostar. A classificação promove uma interação mais significativa com o usuário, que é o foco principal do novo algoritmo do Facebook.

Tráfego Orgânico No Facebook
Como gerar trafego orgânico no Facebook 1

Maneiras eficazes de gerar tráfego orgânico no Facebook

Publique vídeos no Facebook

Se você deseja melhorar seu tráfego orgânico, precisa começar a capitalizar em um dos formatos de conteúdo mais atraentes e fáceis de consumir, o vídeo. Porque?

Os vídeos do Facebook atingem uma taxa de alcance orgânico mais alta em comparação com status, links ou até fotos. Então, como você aproveita ao máximo o formato?

Crie conteúdo no Facebook que aumente o engajamento, por exemplo, sendo emocionalmente carregado, expressando a compreensão das necessidades do seu público e oferecendo soluções para seus problemas. 

Live

Você também pode usar o formato de vídeo ao vivo para melhorar seu alcance orgânico no Facebook. De acordo com dados, o vídeo ao vivo quase dobrou o engajamento do que as postagens regulares de vídeo.

Os vídeos ao vivo têm um grande potencial para iniciar conversas. As pessoas adoram sintonizar e interagir com os vídeos que estão acontecendo agora. Também é importante identificar as principais diferenças entre o Facebook Live e os vídeos pré-gravados . 

Um tópico que funciona bem para vídeos ao vivo são as perguntas e respostas “pergunte-me qualquer coisa”. Esse formato ajuda a estabelecer uma conexão autêntica com seu público e retribui a seus seguidores, apoiando suas necessidades.

Ele também permite que você aprenda mais sobre sua comunidade e adapte seu conteúdo futuro de acordo para entregar o valor máximo.

Para desbloquear todo o potencial do formato Live, você precisa experimentar diferentes tópicos e ver o que funciona melhor para sua marca com base no engajamento.

Misture seus formatos de postagem

Mesmo que o vídeo possa aumentar seu alcance orgânico do Facebook, não deve ser o único formato de conteúdo que você está aproveitando na plataforma!

Misturar seus formatos de postagem é essencial para manter seu feed atraente e seu público interessado. 

Então, quais são alguns dos outros tipos de postagem que funcionam?

  • Histórias
  • Imagens sem links 
  • Citações
  • Perguntas
  • Gifs
  • Imagens ou vídeos em loop
  • Enquetes
  • Postagens no blog

Você pode postar algo divertido, como uma prévia dos bastidores de sua empresa, ou algo que seja fácil de criar, como um meme engraçado.

Contanto que suas postagens sejam de qualidade, atraentes e compatíveis com os interesses de seu público, elas provavelmente renderão toneladas de compartilhamentos e alcance orgânico!

Ajuste seu tempo de publicação

Conseguir o momento certo de publicação é essencial para melhorar seu alcance orgânico no Facebook. Isso porque postar quando seu público está online aumenta a visibilidade e o alcance orgânico de seu conteúdo. 

Saber os melhores horários para postar no Facebook lhe dará essa vantagem.

Uma maneira de descobrir o tempo de postagem ideal para sua empresa é examinar seus dados de desempenho e identificar um padrão de aumento de interações.

Por exemplo, se você vê que seu envolvimento aumenta regularmente às segundas e quartas-feiras às 20h, é uma dica que você deve publicar nesse horário.

Grupos do Facebook

Outra ótima maneira de aumentar seu alcance orgânico no Facebook é aproveitar os Grupos do Facebook para reter seus clientes. De acordo com o Facebook, existem mais de 400 milhões de pessoas em grupos do Facebook. 

Como resultado, você pode alcançar um grande segmento de usuários que é relevante para sua empresa e, portanto, mais propenso a clicar em suas postagens. 

Você pode aumentar seu alcance orgânico no Facebook criando uma comunidade no Facebook, fornecendo mais conexões. Criar uma comunidade requer comprometimento, esforço e envolvimento constante com seus seguidores, mas isso também pode resultar em um envolvimento consistente e de longo prazo.

Seja Humano

Outra tática que ajuda a aumentar seu alcance orgânico é humanizar sua marca.

Se você interagir com os usuários do Facebook como ser humano, personalizar suas respostas e mostrar que realmente se preocupa com sua comunidade, as pessoas se sentirão mais conectadas ao seu negócio e mais compelidas a divulgar ainda mais sua mensagem.

Também é importante que você envolva seu público em um diálogo ativo, por exemplo, fazendo perguntas ponderadas. Essa é uma ótima maneira de iniciar interações que, mais uma vez, ajudam a melhorar seu alcance orgânico no Facebook.

Para maximizar o potencial de seu conteúdo para gerar compartilhamentos, aprenda sobre seus seguidores. Compreenda os dados demográficos, as afinidades e os comportamentos das personas do seu público para poder adaptar suas postagens de acordo e torná-las mais compartilháveis.

Direcione suas postagens orgânicas

Usar a segmentação por postagem orgânica pode melhorar seu alcance orgânico no Facebook. 

Essa opção permite que você exiba suas postagens para um grupo selecionado de usuários com maior probabilidade de se envolver com seu conteúdo. Como resultado, seu conteúdo tem uma chance maior de ganhar compartilhamentos e, como resultado, também melhorar seu alcance orgânico. 

A melhor maneira de melhorar seu alcance orgânico é se concentrar em sua estratégia de SEO.

Aumente o engajamento

Incentive seus funcionários, amigos e familiares a se envolverem com seu conteúdo empresarial. Dessa forma, você aumenta o número de pessoas que compartilham seus posts com suas redes privadas, o que naturalmente aumenta seu alcance orgânico no Facebook.

Embora o alcance orgânico do Facebook esteja diminuindo, ele ainda não morreu e ainda há maneiras de combater o algoritmo do Feed de notícias. O jogo certamente mudou, mas você pode jogá-lo bem e para sua vantagem usando as dicas descritas neste artigo.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr