Será que é o momento de mudar os rumos da sua carreira profissional?

lecture-318124_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Saiba a hora certa de explorar novos ares na sua carreira profissional.

Em certos momentos, alguns profissionais se sentem estáticos no trabalho e ficam sem noção do rumo que devem tomar. Esse pode ser um sinal de que é chegada a hora de dar uma reviravolta na vida e apostar em uma transição de carreira.

Mudanças abrem um leque bem variado de opções. Talvez seja necessário investir em outra área, buscar oportunidades novas no mercado, arriscar no próprio negócio ou até mesmo se preparar e prestar um concurso em 2021.

Quando é o momento para apostar em uma transição de carreira?

É perfeitamente normal que uma pessoa se sinta apreensiva ao decidir se é hora de mudar os rumos de sua carreira profissional. Se for o seu caso, continue lendo este artigo. Nele, listamos alguns sinais que podem indicar a necessidade de mudanças profissionais. Veja quais são:

Perda de motivação diária

Sentir-se desmotivado em alguns dias é normal e acontece com todo mundo, até mesmo com aqueles que estão felizes com o emprego que têm. No entanto, se esse sentimento é frequente, talvez seja necessário entender a raiz  dessa sensação nada agradável. A recomendação é fazer isso o mais breve possível, para evitar que a falta de motivação interfira na sua produtividade. 

Se a causa desse problema for sua própria carreira e não um superior exigente ou problemas com colegas de trabalho, por exemplo, talvez seja o momento de repensar a sua área de atuação. 

Não falar sobre a sua profissão

Se durante uma conversa com amigos ou familiares surge um assunto relacionado ao trabalho e você fica desanimado ou estressado, vale a pena descobrir se a razão é a insatisfação com a sua carreira. Caso a resposta seja positiva, observe se os outros sinais a seguir se confirmam.

Não consegue dar o seu melhor no trabalho

Lembra daquela garra que você tinha quando começou a trabalhar?       Provavelmente você ouviu de algumas pessoas que seria assim somente no início, mas saiba que isso não é uma regra. Muitas pessoas se doam no trabalho durante toda a vida, desde que estejam satisfeitas com o que estão fazendo.

Ter sempre a sensação de que fez seu trabalho somente por obrigação, sem se doar e sabendo que não deu o seu melhor, talvez seja de fato um indicativo de que é hora de buscar novos ares ou até mesmo outra carreira.

Sempre ter o sentimento que o tempo não passa

Durante o seu horário de trabalho você olha várias vezes para o relógio? Se 30 minutos, por exemplo, parecem 3 horas, é bem provável que o seu trabalho esteja lhe deixando entediado. Pense a respeito disso e se lembre do quanto as horas passam rápido quando fazemos algo com prazer.

Dormir angustiado por ter que trabalhar no dia seguinte

Quando isso acontece, saiba que você pode acabar sofrendo de insônia crônica. A falta de uma boa noite de sono fará com que você já inicie o dia estressado. Esse é um sinal típico de que você não está feliz com o seu trabalho e talvez a solução seja apostar em outro emprego ou até mesmo mudar de área.

Sentir-se livre ao sair do trabalho

Sentir um alívio quando um puxado e estressante dia de trabalho termina é natural, porém se o fato de ir embora sempre lhe traz uma sensação de liberdade, é bem possível que você esteja se sentindo “aprisionado” no seu trabalho e pode ser o momento de alçar novos voos, como uma carreira pública, por exemplo.

Reclamar do emprego com amigos e familiares

Se você reclama do seu trabalho para familiares e amigos com frequência, é um forte sinal de que você está totalmente insatisfeito com o que faz. Inclusive, normalmente, na maioria das vezes você nem nota que reclama do seu emprego repetidamente até alguém falar para você um dia. Se esse fato ocorrer, muito provavelmente chegou o momento de mudar de carreira.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr