Há diversos modelos de camas no mercado e ideais para animais de grande porte.
As pessoas com animais de estimação tendem a cuidar deles com o máximo de zelo e respeito: não por acaso, uma vez que a confiança e os laços que são estabelecidos entre cães e humanos são para toda a vida.
Com o intuito de oferecer o máximo aos bichinhos, os donos se desdobram e investem em tudo: cama confortável para cachorro, potes atóxicos, coleiras reforçadas e brinquedos são algumas das coisas que certamente não podem faltar no “enxoval” do pet.
Neste artigo, daremos dicas sobre um ponto específico: como escolher a melhor cama para um cachorro grande. Se você se interessa pelo assunto, confira o texto a seguir.
Como saber o tamanho certo?
Primeiro, saiba o tamanho do seu melhor amigo. O ideal é que a cama seja maior que ele, para que possa se deitar, se movimentar e espreguiçar de manhã — geralmente quando você aparece é um modo de te dar bom dia.
Na dúvida, escolha um produto pelo menos um palmo maior do que o seu cachorro. Caso ele seja particularmente espaçoso, meça dois palmos.
O que também deve ser considerado são os hábitos do seu cachorro: como ele costuma dormir. Ele se enrosca, ficando encolhidinho, ou gosta de se esticar? Isso pode dar uma dica sobre o formato a ser escolhido, já que há camas quadradas, retangulares ou redondas.
Qual é o melhor material?
Depende do seu cachorro. Se ele tem muito pelo, certamente sentirá menos frio do que pets com menos ou que estão sempre tosados. Se este for o caso, opte por tecido que não retêm tanto calor.
Preze por materiais duráveis, de boa qualidade, e que podem ser lavados com facilidade. As camas estilo almofada são geralmente uma ótima opção por isso: além de ser mais simples encontrar modelos grandes, elas geralmente têm estofado separado da cobertura, que pode ser retirada e colocada na máquina de lavar.
Há os que preferem investir em camas de materiais impermeáveis — especialmente os que têm cachorros mais velhos, com dificuldade para segurar o xixi —; neste caso, para tornar o espaço mais confortável, você pode forrá-lo com um edredom.
Já falamos sobre um tipo de caminha — a que “estilo almofadão”; a seguir, há outras sugestões para donos de pet que estão em busca da cama ideal para seus cachorros grandes.
Cama ninho
Com laterais altas, é um modelo bastante popular no mercado. Geralmente confortável, a cama ganha pontos com os pets mais medrosos ou carentes, já que permite que eles apoiem a cabeça e se aconcheguem — como fariam no seu colo.
Apesar de tantas vantagens, pode ser um pouco difícil encontrar um modelo de cama ninho que atenda aos animais grandes, uma vez que ela é normalmente feita para pets de pequeno e médio porte. Por isso, caso você queira investir nesse modelo, pesquise um pouco mais.
Cama estilo divã
Um modelo bastante novo no mercado, geralmente é escolhido por pessoas com animais ativos, grandes e de pouca idade. Explicamos o motivo disso: trata-se de uma cama alta, que obriga ao animal fazer certo esforço. Atenção com cães idosos: isso pode ser bastante complicado e forçar as articulações.
Os pets pequenos ficam mais confortáveis em camas menores, que abrigam e protegem os seus corpinhos. Para os grandes, o divã funciona porque é espaçoso e aconchegante.
Caso você queira muito optar por uma cama divã (e é compreensível, já que ela também colabora para a decoração da casa), mas tem um pet com idade mais avançada, cogite a possibilidade de investir também em uma rampa: dessa forma, ele poderá se locomover sem muitas dificuldades.