top of page
Foto do escritorRedatores Estrondosos

Qual é a função de um perito?

Se você está querendo seguir a profissão, por exemplo, de perito grafotécnico, mas não entende muito sobre o que é a profissão de um perito, com certeza deve estar com muitas dúvidas, não é mesmo?

Foi pensando nisso que resolvemos trazer através desse conteúdo uma série de informações que irão ajudar você a entender melhor sobre o assunto.

Se interessou, não é mesmo? Então não deixe para depois e comece agora mesmo a leitura.

O que um perito faz?

Peritos são pessoas que possuem especialidade em alguma área, por exemplo: Um perito grafotécnico possui especialidade em autenticar documentos assinados, por exemplo: cheques, contratos, etc..

Portanto o que um perito faz depende exclusivamente da área a qual se especializou e, diga-se de passagem, existem diversos tipos de peritos, por exemplo:

  1. Peritos criminais

  2. Peritos em engenharia

  3. Perito grafotécnico

E muitos outros, mas não se preocupe, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto no tópico logo abaixo.

Quais são os tipos de peritos que existem?

Como dito anteriormente, existem peritos que atuam nas mais diversas áreas e atendem demandas diferentes.

Para esse conteúdo separamos os tipos de peritos mais procurados no mercado de trabalho, portanto se você deseja se tornar perito já terá um ponto de partida para começar a se especializar.

função de um perito

Perito Grafotécnico

Perito grafotécnico

Como foi dito logo acima, o perito grafotécnico é responsável por autenticar documentos dos mais variados tipos para fins judiciais, por esse motivo esse profissional é muito valorizado no mercado.

Uma das grandes vantagens de ser um perito grafotécnico é o fato de não precisar ter nível superior para exercer a função.

Isso mesmo, você pode ser um perito grafotécnico apenas fazendo o curso de capacitação e começar a trabalhar na área.

Após realizar o processo de capacitação você poderá atuar na área atendendo clientes particulares ou o sistema judicial, a fim de identificar se uma assinatura é falsa ou verdadeira.

Perito criminalístico

O perito criminalístico está envolvido diretamente na análise de cenas de crime e possui as seguintes atribuições:

  1. Registrar provas

  2. Coletar objetos

  3. Interpretar a cena do crime

  4. Verificar vestígios

  5. Examinar corpos

É através dos relatórios realizados por peritos criminais que a polícia realiza a investigação de crimes e leva as provas para os promotores.

Vale lembrar que esse profissional precisa ter curso de nível superior em uma das áreas exigidas pelo próprio edital do estado em que será prestado o concurso.

Perito em engenharia

O perito em engenharia é o profissional que irá realizar a análise técnica na área em que realizou formação.

Por exemplo, um engenheiro mecânico pode atuar como perito em análise de falhas de máquinas, automóveis, aviões, etc.

Já um engenheiro civil está apto a realizar análise técnica de imóveis, prédios, residências, etc.

Ou seja, antes de ser um perito engenheiro é preciso se formar em algum tipo de engenharia, o que diminui as chances de muitas pessoas atuarem nessas áreas.

Perito contábil

O perito contábil é o profissional responsável por analisar a veracidade de documentos financeiros e fiscais.

Ou seja, um perito contábil pode ser contratado por uma empresa em particular para descobrir se não houve fraude na contabilidade da empresa.

Em contrapartida, esse profissional também pode ser contratado para descobrir se uma empresa está sonegando impostos, sendo que são profissionais muito presentes em órgãos como a Receita Federal.

Agora que você sabe tudo a respeito da profissão de Perito, com certeza deve estar louco para começar sua carreira em uma das áreas mencionadas.

Mas, lembre-se de continuar acompanhando nosso site, pois estamos sempre trazendo novidades e dicas de carreiras que, sem dúvida, você não vai querer perder.

bottom of page