Móveis planejados: quais são as vantagens destes produtos?

furniture-998265__340[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Maior qualidade e durabilidade são alguns pontos positivos.

A organização de uma casa ou um apartamento deve oferecer conforto, beleza e funcionalidade. Portanto, a escolha do tipo dos objetos usados vai fazer toda a diferença para alcançar esses critérios. Quem busca por móveis práticos e com excelente adaptação às dimensões dos cômodos pode investir sem medo na chamada mobília planejada. 

Apesar de, à primeira vista, parecer muito mais cara que os objetos comuns, vendidos no varejo, ela oferece um custo-benefício que compensa o valor pago. Isso sem falar que ela é perfeita tanto para espaços reduzidos, aproveitando todos os cantinhos da melhor forma possível, quanto para cômodos maiores.

Os móveis planejados nada mais são que mobílias feitas sob medida. Para tanto, é preciso de um planejamento prévio, que deve considerar a metragem de todos os espaços, para poder criar peças que sejam úteis e adaptadas a cada ambiente da residência — tudo isso deve estar presente no projeto de decoração.

Geralmente, esse tipo de projeto é desenvolvido com um arquiteto ou mesmo por lojas especializadas em móveis planejados. O custo final pode parecer muito mais caro que a compra da mobília pronta, mas os benefícios são tantos que conseguem suprir o alto preço, como você verá a seguir.

Funcionalidade

De modo geral, cada tipo de móvel é feito para uma determinada função. O sofá é pensado para sentar, a mesa serve para acomodar as refeições, os armários são produzidos para organizar cada tipo de objeto, etc. No caso da mobília planejada, a funcionalidade é ainda maior porque ela é criada sob medida.

Em um armário de cozinha, por exemplo, você terá uma peça com o tamanho ideal para guardar toda a sua louça, alimentos e eletrodomésticos (como batedeira, sanduicheira, liquidificador, etc.) de uma forma muito mais organizada, na altura ideal, facilitando, assim, o acesso a cada objeto.

Aproveitamento dos espaços

Outro ponto superpositivo é que os móveis planejados conseguem ser instalados de modo a utilizar os espaços disponíveis da melhor forma possível. Isso significa que você terá uma mobília adequada ao tamanho do seu imóvel, sem perder a funcionalidade e restringir a circulação.

Por conta disso, os móveis planejados são superinteressantes para quem vive em apartamentos menores, já que eles vão aproveitar cada cantinho disponível de forma estratégica e inteligente. 

Qualidade e durabilidade

Um fator que faz com que peças planejadas sejam mais caras é a matéria-prima utilizada na produção. Em geral, os móveis sob medida são feitos em MDP ou MDF, materiais de qualidade superior, que garantem a durabilidade das peças por muito mais tempo.

O MDP é indicado para peças mais retas, a exemplo de armações, portas, prateleiras e tampos. Já o MDP, pela possibilidade de ser bem mais trabalhado, pode ser usado na aplicação de revestimentos, itens de diferentes formatos, bem como em objetos arredondados. 

Sofisticação

A combinação entre harmonia e funcionalidade gera mais sofisticação em um ambiente onde tudo é feito sob medida. Tanto os móveis, quanto a decoração, vão aparecer de forma integrada e inteligente, sem perder o estilo que lhe é próprio — mais moderno, rústico, clássico, etc.

O próprio acabamento desse tipo de móvel colabora para esse sentimento de sofisticação do ambiente — quem não gostaria de receber amigos ou familiares em um lugar assim, não é mesmo?

Por fim, vale lembrar que o conforto também deve ser lembrado na criação de um projeto desse tipo. Invista em móveis que ofereçam estabilidade e aconchego, como cadeiras com estofamento, de acordo com o ambiente. Com todas essas dicas, fica mais fácil entender porque optar pela mobília planejada.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr