top of page
Foto do escritorRedatores Estrondosos

Móveis planejados: quais são as vantagens destes produtos?

Maior qualidade e durabilidade são alguns pontos positivos.

A organização de uma casa ou um apartamento deve oferecer conforto, beleza e funcionalidade. Portanto, a escolha do tipo dos objetos usados vai fazer toda a diferença para alcançar esses critérios. Quem busca por móveis práticos e com excelente adaptação às dimensões dos cômodos pode investir sem medo na chamada mobília planejada.

Apesar de, à primeira vista, parecer muito mais cara que os objetos comuns, vendidos no varejo, ela oferece um custo-benefício que compensa o valor pago. Isso sem falar que ela é perfeita tanto para espaços reduzidos, aproveitando todos os cantinhos da melhor forma possível, quanto para cômodos maiores.

Os móveis planejados nada mais são que mobílias feitas sob medida. Para tanto, é preciso de um planejamento prévio, que deve considerar a metragem de todos os espaços, para poder criar peças que sejam úteis e adaptadas a cada ambiente da residência — tudo isso deve estar presente no projeto de decoração.

Geralmente, esse tipo de projeto é desenvolvido com um arquiteto ou mesmo por lojas especializadas em móveis planejados. O custo final pode parecer muito mais caro que a compra da mobília pronta, mas os benefícios são tantos que conseguem suprir o alto preço, como você verá a seguir.

Funcionalidade

De modo geral, cada tipo de móvel é feito para uma determinada função. O sofá é pensado para sentar, a mesa serve para acomodar as refeições, os armários são produzidos para organizar cada tipo de objeto, etc. No caso da mobília planejada, a funcionalidade é ainda maior porque ela é criada sob medida.

Em um armário de cozinha, por exemplo, você terá uma peça com o tamanho ideal para guardar toda a sua louça, alimentos e eletrodomésticos (como batedeira, sanduicheira, liquidificador, etc.) de uma forma muito mais organizada, na altura ideal, facilitando, assim, o acesso a cada objeto.

Aproveitamento dos espaços

Outro ponto superpositivo é que os móveis planejados conseguem ser instalados de modo a utilizar os espaços disponíveis da melhor forma possível. Isso significa que você terá uma mobília adequada ao tamanho do seu imóvel, sem perder a funcionalidade e restringir a circulação.

Por conta disso, os móveis planejados são superinteressantes para quem vive em apartamentos menores, já que eles vão aproveitar cada cantinho disponível de forma estratégica e inteligente.

Qualidade e durabilidade

Um fator que faz com que peças planejadas sejam mais caras é a matéria-prima utilizada na produção. Em geral, os móveis sob medida são feitos em MDP ou MDF, materiais de qualidade superior, que garantem a durabilidade das peças por muito mais tempo.

O MDP é indicado para peças mais retas, a exemplo de armações, portas, prateleiras e tampos. Já o MDP, pela possibilidade de ser bem mais trabalhado, pode ser usado na aplicação de revestimentos, itens de diferentes formatos, bem como em objetos arredondados.

Sofisticação

A combinação entre harmonia e funcionalidade gera mais sofisticação em um ambiente onde tudo é feito sob medida. Tanto os móveis, quanto a decoração, vão aparecer de forma integrada e inteligente, sem perder o estilo que lhe é próprio — mais moderno, rústico, clássico, etc.

O próprio acabamento desse tipo de móvel colabora para esse sentimento de sofisticação do ambiente — quem não gostaria de receber amigos ou familiares em um lugar assim, não é mesmo?

Por fim, vale lembrar que o conforto também deve ser lembrado na criação de um projeto desse tipo. Invista em móveis que ofereçam estabilidade e aconchego, como cadeiras com estofamento, de acordo com o ambiente. Com todas essas dicas, fica mais fácil entender porque optar pela mobília planejada.

bottom of page