É cada vez mais comum encontrar empresas oferecendo serviços de marketing digital e com isso vem também a preocupação com a qualidade dos mesmos. Afinal, investir em um serviço de baixa qualidade pode trazer prejuízos para qualquer empresa.
Nesse contexto, o mailing segmentado torna-se uma ótima alternativa para prospecção B2B, visto que é possível direcionar os esforços para um público específico. Dessa forma, é possível garantir que os conteúdos sejam relevantes para o público-alvo e assim aumentar as chances de fechar novos negócios.
Por isso, é importante que as empresas conheçam bem o seu público-alvo e segmentem suas listas de acordo com esse conhecimento. Só assim é possível garantir que os conteúdos sejam relevantes e que os esforços de prospecção deem certo.
Como o próprio nome sugere, o mailing segmentado é um tipo de comunicação baseada em segmentos ou grupos de pessoas com características em comum.
No marketing digital, esse tipo de ação é muito utilizado para enviar e-mails personalizados para um determinado grupo de clientes, com base nas suas preferências e comportamentos. Isso torna a mensagem mais relevante para o destinatário e, consequentemente, aumenta as chances de conversão.
Por isso, conhecer sobre ele é de extrema importância para realizar campanhas de marketing e vendas na internet com sucesso. Então, acompanhe a seguir o artigo para descobrir como utilizar o mailing segmentado para aumentar os lucros na internet.
O que é Mailing Segmentado para prospecção B2B?
Mailing segmentado é uma estratégia de coleta de dados para utilizar na prospecção, como por exemplo: e-mail marketing, cold call, entre outras, que envolve o gerenciamento de uma lista de contato qualificada para o produto/serviço que você oferece.
Assim, com o envio de mensagens para um grupo específico de pessoas dentro de uma lista de contatos você pode ter maiores índices de conversão em suas campanhas de vendas e marketing.
A segmentação pode ser feita com uma base vasta de critérios, como por exemplo: localização, idade, histórico de compras, atividade recente, pesquisas, cadastros,etc.
Mas, por que gastar recursos e esforços para conseguir os dados necessários para fazer uma lista de empresas b2b no Brasil?
Existem várias razões com inúmeros benefícios pelos quais você deve considerar a prospecção de contatos segmentados.
Em primeiro lugar, o envio de e-mails segmentados, por exemplo, pode te ajudar a garantir que o seu conteúdo seja entregue para o público-alvo, tornando a sua marca uma autoridade para as pessoas que fazem parte da sua lista.
Isso pode aumentar significativamente o engajamento do destinatário e, consequentemente, a taxa de cliques e de conversões das suas campanhas. Além disso, os contatos segmentados também podem te ajudar a reduzir o número de e-mails que são marcados como spam, uma vez que o conteúdo é mais relevante para o destinatário.
Como conseguir contatos de empresas para fazer Mailing Segmentado?
O primeiro passo para fazer um mailing segmentado é identificar o seu público-alvo, sem ele você não saberá com quem está se comunicando durante suas campanhas.
Depois, você deve reunir os dados dos seus clientes e prospects, como nome, endereço, data de nascimento, e-mail e número de telefone para formar um banco de dados básico para análise.
Em seguida, você deve buscar por informações, dados e conteúdo para formar a sua lista de contatos segmentada para prospecção. Para isso, você deve escolher quais informações são prioritárias para o seu negócio.
Por exemplo, você pode segmentar sua lista por idade, localização, ou hábitos de compra. Cada um desses dados gera informações diferentes para você elaborar as suas campanhas e para decidir qual delas é mais importante, você deve conhecer afundo o mercado ao qual o seu negócio está inserido.
Depois de segmentar sua lista, você pode criar campanhas de vendas e marketing para converter os leads da sua lista em clientes para o seu negócio.
Para fazer isso, você pode escolher diversos canais de comunicação. Os mais usados por empresas são: telefone e e-mail. Dessa forma, depois que você escolher o seu canal de comunicação, elabore um processo comercial Outbound para ter mais assertividade na sua campanha.
Passo a passo para conseguir uma lista de mailing segmentado:
Para conseguir fazer mailing segmentado de maneira orgânica, você pode realizar os seguintes passos:
Crie uma lista de contatos com os clientes atuais;
Crie grupos de contatos segmentados;
Identifique o seu público-alvo;
Escreva um texto persuasivo;
Crie um formulário para coletar os endereços de e-mail;
Coloque o formulário em um lugar visível em seu site ou blog;
Ofereça um incentivo para as pessoas se inscreverem em sua lista;
Envie-lhes regularmente e-mails interessantes e relevantes;
Ou, você pode escolher um produto que gere para você uma lista de empresas B2B no Brasil automaticamente.
Assim, você não precisa se preocupar com as estratégias de coleta de dados e foca apenas nas suas campanhas comerciais para aumentar suas vendas!
Como o mailing segmentado pode melhorar a sua estratégia de Marketing Digital para prospecção B2B?
O marketing digital para prospecção B2B está se tornando cada vez mais popular, e o mailing segmentado é uma ótima maneira de melhorar a eficácia dessa estratégia. O mailing segmentado permite que você envie e-mails personalizados para um grupo específico de pessoas, baseado em seus interesses, localização ou outros critérios. Isso significa que você pode enviar um e-mail direcionado para as pessoas que são mais propensas a se interessar pelo seu produto ou serviço.
Segmentar sua lista de contatos permite que você envie e-mails mais relevantes e personalizados para as pessoas certas, aumentando assim as chances de converter leads em clientes.
Além disso, o mailing segmentado também pode ajudar a melhorar sua taxa de abertura de e-mails. Quanto mais relevante for o seu e-mail para o destinatário, maior será a chance dele abrir o seu e-mail. Se você enviar um e-mail genérico para todos os contatos da sua lista, é provável que a maioria das pessoas simplesmente ignore seu e-mail. No entanto, se você enviar um e-mail segmentado com uma mensagem personalizada para cada destinatário, é mais provável que as pessoas leiam seus e-mails e ofertas.
Por fim, lembre-se sempre de humanizar a sua mensagem e testar diferentes tipos de segmentação antes de implementar uma estratégia definitiva. Diferentes tipos de segmentação podem ter resultados diferentes para diferentes empresas – portanto, experimente diferentes abordagens até encontrar aquela que funciona melhor para a sua marca.