Estilo minimalista: saiba como decorar seu banheiro

bathroom-2094735__340[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Conheça o estilo e como adaptá-lo na decoração do seu banheiro.

O estilo minimalista surgiu na década de 1960 em oposição aos estilos anteriores, como o clássico e o romântico. Suas características principais são a funcionalidade e praticidade.

Na decoração do banheiro, por exemplo, o uso de toalhas brancas e cinzas são recomendados por serem cores neutras e combinarem com praticamente todos os itens e demais estampas.

A seguir, conheça um pouco mais sobre esse estilo e saiba como aplicá-lo em seu banheiro.

Conceito de minimalismo

“Viver bem, com o máximo de conforto, porém, com o mínimo de coisas”. Essa frase descreve perfeitamente o estilo de vida minimalista.

Na verdade, esse conceito surgiu inicialmente a partir de uma reação de muitos artistas durante o período modernista. Eles pensaram na possibilidade de tornarem as coisas mais simples e a ideia inspirou vários movimentos de arquitetura e design.

Com isso, o estilo minimalista sugere que todos os elementos dentro de um determinado espaço sejam belos, porém, acima de tudo, funcionais e que as cores e as ornamentações sejam minimizadas — e estas se não são necessárias, que nem existam.

Além disso, também se recomenda que os ambientes sejam otimizados ao mesmo tempo em que a circulação seja a mais fluida possível.

Estilo minimalista na decoração

O minimalismo usa linhas retas, ângulos marcados e formas geométricas como base de expressão. Geralmente é um estilo com ambientes de poucos objetos, mas com um design sofisticado.

As tonalidades usadas nesse estilo são mais neutras (preto, branco, cinza e nude), mas não é uma regra. Em relação aos materiais mais usados, destaque para o uso de ferro, vidro, madeira e cimento.

A iluminação também tem muita relevância, pois a ideia é que o ambiente seja claro e bem arejado, além de contribuir para uma aparência mais ampla.

Como decorar seu banheiro no estilo minimalista

Geralmente o banheiro é o menor cômodo da casa, pois não há muito o que fazer dentro dele. Apesar disso, é importante cuidar desse ambiente. No entanto, qualquer objeto ou  item instalado em seu interior que não tem muita ou nenhuma serventia pode atrapalhar sua funcionalidade e decoração.

Há excelentes ideias de decoração que combinam com o minimalismo empregadas na arquitetura de interiores. A seguir, confira as vantagens de decorar seu banheiro no estilo minimalista e saiba como fazê-lo.

Poucos elementos

Um banheiro com menos elementos e, sobretudo, sem detalhes que podem acumular poeira possui um visual mais limpo. Portanto, evite objetos decorativos sem nenhuma utilidade. Invista em beleza em itens usáveis.

Paleta de cores

Em geral, no banheiro são usadas cores mais claras e neutras. Logo, é bem comum ver projetos de ambientes como este em cinza ou até mesmo preto e branco.

Revestimento

Nas decorações do estilo minimalista de banheiros, geralmente são usados diversos revestimentos lisos, não só de acabamento, como também de textura.

Bancada da pia

A bancada da pia é o item mais importante a ser focado e deve apresentar um design diferenciado ou uma cor mais escura. Contudo, na maioria dos casos, ela serve somente como apoio à pia, deixando o sifão ou as prateleiras expostas.

Móveis

Qualquer armário, nicho ou outros tipos de móveis que forem necessários no espaço devem exibir poucos ou quase nenhum detalhe. Sobre eles, a indicação é nada de ornamentos, somente caixas organizadoras, cestos e suporte ou algum tipo de porta utilitários. Louças, metais e molduras devem ser totalmente lisos.

Materiais crus e iluminação

Ainda, vale ressaltar mais duas particularidades das decorações minimalistas de banheiros.

A primeira diz respeito à exposição em alguns pontos estratégicos, de materiais crus, in natura e sem pintura, além de mesclas de tons ou outros tipos de tratamentos. Por fim, a segunda se refere ao sistema de iluminação, que deve ser muito bem focado, destacando cada uma das áreas funcionais do ambiente.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr