Como montar uma sala de estar com estilo urbano?

living-room-2155376_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Saiba como criar uma sala seguindo umas das maiores tendências de decoração da atualidade. 

O estilo urbano tem como referência de decoração as grandes cidades do mundo e é caracterizado pela modernidade e funcionalidade dos ambientes. Surgiu entre os anos 60 e 70 em Nova Iorque, com o movimento de transformar em residências edificações em que funcionavam fábricas, lojas, oficinas e galpões.

O modelo de casa em loft, em que o local possui poucas paredes divisórias e os móveis têm esse papel de criar diferentes ambientes, é uma marca desse estilo. Mas se você mora em uma casa com estrutura comum, você ainda pode criar uma atmosfera urbana usando de sua criatividade e das dicas que você conhecerá neste artigo.

Para criar uma sala urbana você precisará, por exemplo, de móveis com design arrojado e funcional, com destaque para o sofá, que é o coração do espaço e peça central para conferir estilo ao ambiente. Vamos a outras dicas:

Trabalhe o piso e demais revestimentos

Se você puder fazer alterações no ambiente, trabalhe o tipo de piso e demais revestimentos do espaço. São muitas as possibilidades, como explorar a aparência de madeira ou de cimento no chão ou nas paredes.

Um traço da decoração urbana em comum com o estilo industrial é valorizar componentes estruturais aparentes. Isso pode ser feito com tijolos, vigas de concreto e tubulação metálica, mas você também pode criar essa sensação com paredes descascadas, reboco em estado bruto ou mesmo uma textura que dê esse aspecto rústico.

Opte por cores sóbrias na maior parte do espaço

Crie um ambiente com predominância de branco, preto e cinza, cores sóbrias que refletem a atmosfera das grandes cidades. Essas cores neutras ajudam a gerar um espaço funcional e moderno. Coordene-as com outras cores para que o ambiente não fique monótono. 

Escolha pontos focais para ter cores vibrantes, como móveis, tapetes, almofadas, quadros ou outros objetos de decoração. Isso trará um contraste colorido interessante e que também ajudará a retratar a paisagem dos centros urbanos, pois apesar da predominância de cores sóbrias, há também muita cor nas cidades. Você pode ter elementos em vermelho, laranja, amarelo, azul e verde, por exemplo.

Trabalhe a iluminação do ambiente

Uma ótima forma de criar um ambiente com atmosfera urbana é trabalhar a iluminação. Uma boa opção é instalar um sistema de iluminação artificial com trilhos, para dar aquela sensação de estrutura exposta de que falamos anteriormente. Outras boas opções são luminárias de teto pendentes ou de piso, que conferem modernidade e conforto visual, tornando o ambiente aconchegante.

Tenha móveis multifuncionais 

Escolha móveis por sua beleza e conforto, mas também pela funcionalidade. Prefira aqueles que reúnem várias funções em uma, como um sofá-cama, por exemplo. Você pode optar por produtos com desenhos mais descolados e inovadores, com ares modernos. Materiais como madeira e metais ajudam a criar uma atmosfera urbana, podendo estar presentes em estantes, nichos e prateleiras.

Uma ideia que também ajuda a criar um perfil estético urbano é reaproveitar os móveis, ou seja, pegar os antigos e modernizá-los, transformando-os em peças únicas e personalizadas. Use a sua criatividade e ponha a mão na massa.

Adicione muita arte e elementos urbanos

Faça das suas paredes uma verdadeira galeria. Você pode instalar quadros de pintura coloridas e criativas ou mesmo grafitar um espaço. Fotografias são bem-vindas, principalmente as com temas urbanos, como pontos turísticos de grandes cidades, como Tóquio, Paris ou Nova Iorque ou, ainda, prédios, pontes, ruas e viadutos.

Você pode brincar com adesivos em formas geométricas ou inserir placas com nomes de ruas, bairros ou mesmo cidades. Abuse dos mapas, pôsteres e cartões postais nas paredes. Outras opções de decoração para a sala são esculturas inovadoras e recordações de viagens.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr