Muitos administradores de empresas estão se perguntando, como fazer caixa durante a pandemia, durante a crise do coronavírus?
Isso porque as receitas encurtaram mas as contas continuam vindo, os credores foram sensíveis à situação das empresas por um tempo, mas agora a conta está chegando.
O que os manuais de administração falam sobre gestão de crise?
Muitos manuais falam que é preciso ter dinheiro guardado no banco para garantir todas as despesas da empresa por pelo menos 6 meses com faturamento 0.
No mundo hipotético isso é uma maravilha, mas a maioria das empresas já viviam mal das pernas. De acordo com a CNN Brasil, em abril de 2020, logo no comecinho da pandemia do coronavírus, mais de 600 mil empresas fecharam as portas.
Agora que a crise chegou, as empresas estavam desprevenidas, a pergunta é; como fazer caixa durante a pandemia do coronavírus.
Recomendações do SEBRAE para sobreviver à crise
O SEBRAE que pertence ao sistema S, já ajudou milhares de pequenos negócios em todo o país na sua criação e gestão ao longo de décadas.
Essa importante instituição não se furtou à crise e publicou várias sugestões para que os pequenos negócios sobrevivam à crise do coronavírus. Se o seu negócio é pequeno talvez você deva ler:
Queimando patrimônio para fazer caixa
Essa é a medida mais drástica e mais lógica a ser tomada logo de cara para fazer caixa durante a pandemia do coronavírus.
Mas não é de todo ruim, ou não tem apenas aspectos negativos. Você não precisa se desfazer de fato do patrimônio da empresa, uma estratégia empresarial muito utilizada é a venda do patrimônio com locação imediata.
Vender frota e alugar empilhadeiras
Uma medida simples que pode ser tomada é a venda da frota de empilhadeiras da empresa já com a locação garantida ao comprador. Ou seja, você vende sua frota para um locador de empilhadeiras e no contrato de venda já estipula os valores da locação mensal.
O locador de empilhadeiras tem total interesse nesse tipo de operação, pois ele ganha mais um cliente, que não ganharia se não fosse essa operação, e ao final de 3 anos as máquinas serão dele, ou ele terá a recompra garantida por sua empresa, ficando assim responsável pela gestão da frota, que é o core business dele.
Vender frota de carros e alugar
Outra solução seria a venda da frota de carros a algum locador de tamanho médio que esteja capitalizado.
No processo de venda vocês já estipulam o valor da locação e da recompra três anos depois.
Essas são maneiras rápidas para se fazer caixa durante a pandemia do coronavírus, pense com carinho e sabedoria antes de reduzir o tamanho da sua operação, a retomada pode demorar anos, mas às vezes ela é necessária.
Com a ajuda da internet você pode anunciar grátis em sites especializados e fugir das lojas de compra e venda e dos corretores, que cobram comissões altas. Como seu anúncio vai atingir todo o Brasil, pense na logística da entrega antes de fechar o negócio.