Veja algumas produções que chamam a atenção pelo figurino dos personagens em cena.
Desde que o entretenimento deixou de ser privilégio de uma elite endinheirada, tornou-se acessível por meio das telas do cinema, da televisão e, hoje em dia, até dos smartphones. Desse modo, a moda passou a ser ditada, principalmente, por produtos midiáticos de grande sucesso, como t-shirts com citações famosas de personagens queridos.
Com sutileza ou não, as grandes produções usam a moda para expressar a identidade de seus personagens ou até passar uma mensagem para o público. Nesta lista, vamos falar sobre algumas séries e filmes que utilizaram o estilo para enriquecer ainda mais sua trama. Dessa forma, elas fazem muito sucesso.
The Big Bang Theory (2007-2019)
Os estilos “nerd” e “geek” foram repaginados a partir da série da CBS, que narrava o cotidiano de quatro amigos pesquisadores de STEM — Science, Technology, Engineering, and Mathematics, em português, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática — e uma vizinha garçonete, aspirante a atriz, que destoava do universo deles.
Além do xadrez, que vira e mexe retorna à moda, seja pelo punk, grunge ou indie, Sheldon e suas camisetas que fazem alusão aos quadrinhos e aos jogos serviram de pontapé inicial para a popularização de peças descoladas, tendo ajuda do MCU — Marvel Cinematic Universe, em português, Universo Cinematográfico Marvel — que, hoje em dia, domina o mercado.
The Get Down (2016-2017)
Série de Baz Luhrmann, diretor famoso pelos visuais extravagantes de seus filmes, para Netflix, a produção retrata a efervescência musical do South Bronx em Nova Iorque, no final da década de 70, fim da Era Disco e começo do R&B.
Camisetas com mangas coloridas, jaquetas de modelo jumper ou colegial, além de jeans com bottons e apliques, são frequentes no figurino da série. Desse modo, faz todo o sentido ela ser referência na moda urbana atual, que tem nos anos 80 muitas de suas inspirações para releitura.
Jeremy Scott: the people’s designer (2015)
Se falamos em moda urbana e tendências, é necessário citar o estilista e designer Jeremy Scott. Atual diretor da Moschino, mas famoso no mundo da alta costura, com sua própria marca, desde 1997, ele se popularizou definitivamente a partir da sua parceria com a Adidas, em 2008.
Unindo bom humor e cultura pop, ele trouxe bom humor e extravagância para o estilo urbano cotidiano com seu inesquecível tênis dourado com asinhas. Este documentário mostra a trajetória do estilista, desde sua infância, em uma zona rural do Missouri, até alcançar o maior cargo da história da Casa Moschino.
Fresh Dressed (2015)
É fato que estilos musicais marcantes influenciam momentos da moda, mas Fresh Dressed é um documentário de 1h30 que vai além disso, pois traz grandes nomes do rap e do hip-hop em cena desde o primórdio, nos anos 70 e 80, como o grupo Run-D.M.C., ícone que estabilizou os gêneros como grandes junto aos sempre elogiados pop e rock, assim como Jay-Z, Sean Combs, Pharrell Williams e Kanye West.
O documentário mostra a trajetória da moda urbana dos períodos mais turbulentos, reunindo o passado dos artistas com a violência e o racismo até o estrelato e as parcerias com gigantes do mundo fashion, como Gucci, Louis Vuitton, Adidas.
Peaky Blinders (2013-atual)
Representando uma moda mais clássica, com muita alfaiataria, padronagens sóbrias e elegantes, a série retrata gangues de rua da Inglaterra após a Primeira Guerra Mundial, cativando um público masculino, fiel e disposto a implementar alguns dos itens mais formais do vestuário ao cotidiano.
Apesar de a dificuldade de implementar peças como sobretudos e casacos na maior parte do ano, o colete é um item que não exige formalidade sempre, podendo ser utilizado de maneira mais despojada, apenas sobre camisas (fechados) ou camisetas (abertos).