Separamos oito tendências da década mais criativa da história da moda para começar a usar agora

denim-jumpsuit-5022335__340[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Um dos aspectos mais interessantes da moda é que ela vai e vem. Por isso, é muito comum encontrar características de uma época influenciando a outra, mas de maneira repaginada e moderna.

A moda dos anos 1980 era vibrante e recheada de tendências como roupas com modelo esportivo, looks completamente jeans, cintura alta, ombreiras, lantejoulas e muitas cores em todas essas peças.  Nessa época, o minimalismo não tinha espaço.

Atualmente, é possível encontrar muitos itens que foram populares nesses anos nas vitrines e novas coleções. A seguir, confira as principais informações sobre a moda do período e veja como usar oito tendências no dia a dia.

Uma década vibrante na moda

A década de 80 foi a mais marcante, ousada e criativa da história da moda. Apesar do momento de crise, a moda oitentista não se abalou e usou a arte como forma de expressão. Foi nessa época que os paetês, as calças de cintura alta e as maquiagens coloridas ganharam espaço e, até hoje, esses elementos fazem parte do cotidiano.

Portanto, é evidente que essa década é usada como referência artística e cultural até hoje. Entre diversos itens memoráveis, a ombreira teve grande destaque. Os ombros estruturados foram lançados por Elsa Schiaparelli, nos anos 1930, mas a tendência ganhou o público em 1980 e foi fundamental para o empoderamento feminino no ambiente de trabalho.

Além disso, o brilho — presente nas lantejoulas, veludos e metalizados — é mais uma característica marcante da época. Inclusive, esse é um dos fatores que contribuiu para que a moda dos anos 80 fosse vista como exagerada.

Peças que estão em alta 

Atualmente, muitos itens dos anos 80 estão sendo usados para compor looks do dia a dia. A seguir, veja como usar algumas peças que fizeram sucesso nesse período e estão em alta novamente.

Conjuntos

Os conjuntos são uma tendência muito atual. Hoje, muitas mulheres estão apaixonadas pelos conjuntinhos de alfaiataria. Já em momentos relaxantes, é possível encontrar opções em moletom e outros tecidos levinhos, proporcionando estilo e conforto de maneira prática.

Manga bufante

A manga bufante está de volta e basta assistir alguns minutos do noticiário para perceber isso. As camisas estão valorizando o volume nas mangas novamente, mas de forma atualizada e muito interessante. Elas podem ser combinadas com calças mais justas para criar equilíbrio. Entretanto, se o objetivo é um visual fluido, opte pela pantalona.

Cintura alta

Calças, saias, shorts e biquínis: a cintura alta está em todos os lugares e conquistou, definitivamente, as brasileiras. Essa modelagem é elegante, além de ser confortável e estilosa. Ela pode ser usada tanto no ambiente de trabalho, com calças sociais, até num final de semana, com shorts coloridos.

Mom jeans

Algumas pessoas acreditam que a mom jeans foi criada em 1990, mas o auge da tendência foi nos anos anteriores. O modelo possui cintura alta, corte reto, denim com lavagem clara e um toque mais rígido, e está de volta às composições, sendo considerado um item indispensável. Combine com uma camiseta despojada e um tênis, para completar, coloque um cinto.

Lantejoulas

A lantejoula foi um dos grandes símbolos da década e, ao que tudo indica, a tendência deve voltar com toda a força. Afinal, os últimos desfiles mostraram vestidos compostos por muitas lantejoulas e essa moda deve chegar aos guarda-roupas rapidamente. 

No dia a dia, uma saia com lantejoulas combinada com uma camiseta e tênis cria um look high-low. Também é possível usar com salto e camiseta de seda: composição ideal para eventos noturnos.

Lenços

Os lenços também apareceram em muitas composições dos anos 1980 e 90. Eles eram usados como cinto, no cabelo ou, até mesmo, amarrados em bolsas. Atualmente, a tendência voltou e os lenços são utilizados para completar penteados e proporcionar um estilo retrô.

Bijuterias chunky

Esse tipo de bijuteria é maximalista. Uma das características principais é a presença de correntes grandes e largas. Além disso, não há regras no momento de combinar os brincos e colares chunkies: é possível misturar cores, materiais, estilos e pedras, criando composições que saem do óbvio. 

Macacão

Outra grande tendência foi o militarismo, com características estruturadas e utilitárias. Entre as peças, o macacão verde-oliva é um exemplo de peça que reúne as influências do militarismo em uma só peça. E, atualmente, ela está de volta e os macacões estruturados estão fazendo muito sucesso.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr