Imprescindível para o crescimento comercial, a presença no meio online demanda uma série de aplicações capazes de garantir o aumento das vendas.
Para além do desenvolvimento de um site comercial sedutor e otimizado, a impulsão de uma plataforma de e-commerce arquiteta-se sobre estratégias específicas e planejamentos técnicos, constatados como métricas capazes de assegurar o aumento de tráfego e conversões.
No comércio digital, o acréscimo nos resultados é caracterizado, de maneira abrangente, pela ampliação de visitas orgânicas, conferindo uma condição parecida com o vai e vem dos estabelecimentos físicos. Desse modo, quanto mais usuários forem atraídos, maiores serão as chances de venda e fidelização dos clientes.
Para alavancar os rendimentos, não basta, porém, investir apenas em esforços midiáticos e campanhas publicitárias. Cativar o público, conduzindo-o efetivamente pelo e-commerce, focar na experiência do cliente, e, por fim, consolidar uma venda é um processo que exige táticas comerciais e suporte tecnológico.
Guiados por essas concepções, selecionamos cinco orientações técnicas para a ampliação e manutenção dos resultados no seu comércio eletrônico. Para compreender os pontos essenciais dessa jornada, continue acompanhando o artigo. Confira!
Otimização dos motores de busca
A primeira recomendação, traduzida livremente no título, refere-se ao SEO, aplicação de metodologia que, quando bem estruturadas, conseguem posicionar de maneira orgânica determinado domínio dentre os primeiros resultados nos buscadores, sobretudo no Google.
Para aplicar a técnica, deve-se considerar o processo criativo dos conteúdos, escolha de palavras-chave, títulos, inserção de hiperlinks, informações dos produtos, páginas e outros fatores submetidos ao andamento do projeto.
Em suma, o SEO é capaz de colocar o e-commerce em destaque nas buscas dos usuários por termos relacionados ao seu ramo comercial, gerando aumento de tráfego e, consequentemente, mais conversões.
Lembre-se que o bom ranqueamento é um dos principais, senão o fundamental, fator de ligação entre novos usuários e sua loja. Por isso, considere empregar palavras estratégicas nos produtos e em descrições, mantendo a coesão dos títulos e textos.
Produção de conteúdo
O desenvolvimento e publicação de conteúdos são alternativas excepcionais para atrair o público-alvo, tendo em vista o interesse natural pela temática abordada. Assim, apostar na criação de materiais relevantes é fundamental para o crescimento de qualquer plataforma on-line.
Guias, infográficos, tutoriais, e-books e qualquer outra ramificação audiovisual são admitidas. O marketing focado no conteúdo é fundamental para compreender as reais demandas e exigências dos usuários, uma vez que o relacionamento concebido extrapola os interesses comerciais — admite-se aqui a identificação entre cliente e marca.
Procure, então, nas ações publicitárias, ser compreensível e verdadeiro com o público, mantendo-se fiel à cultura da empresa. A construção da credibilidade se dá, justamente, através do oferecimento autêntico de soluções, expondo as intenções e detalhamentos complementares da loja e dos produtos.
Além disso, os conteúdos produzidos devem firmar o início do processo de conversação, uma vez que funciona como cartão de visita, divulgação e compartilhamento do e-commerce.
Interface e design amigável
A configuração da interface é amplamente responsável pelo planejamento, manutenção e aplicação concreta de uma solução digital com o objetivo de facilitar a interação do usuário com a plataforma, auxiliando a comodidade e experiência pessoal.
O design, então, tem o dever de oferecer soluções amigáveis para o usuário, sustentando-se na acessibilidade e ações intuitivas. A técnica, baseada na otimização, deve ser prontamente capaz de conduzir o processo de convergência entre os meios físico e digital, sempre em virtude da satisfação dos consumidores.
Uma plataforma agradável considera pontos cruciais da experiência on-line, como usabilidade, visual atraente, navegação simples, transição de abas e telas, construção das informações… ou seja, todos os recursos que melhoram a interação do usuário com o produto.
Tendo o contentamento do cliente como alicerce do projeto, a interface ajustada certamente conseguirá antecipar as necessidades comerciais do público.
Presença nas redes sociais
Num cotidiano pautado por novas tecnologias, as redes sociais adquiriram papel fundamental para as atividades comerciais e empresariais. Atualmente, quando um consumidor deseja saber mais sobre determinada marca, é natural que ele a busque nas mais diversas redes, analisando opiniões de outros usuários e compreendendo melhor a cultura do e-commerce.
De acordo com essa avaliação, a presença ativa nas redes sociais auxilia na aproximação do público com a marca. Manter uma descrição apropriada da loja, com endereço e meios de contato, além de um planejamento de postagens, é fundamental para o desenvolvimento no universo eletrônico.
Nas postagens, para além dos produtos, disponibilize instruções que demonstram a facilidade e experiência que a marca pode proporcionar ao usuário, com originalidade e senso crítico, tendo em mente para que e quem a peça está sendo veiculada.
Compartilhe, então, conteúdos que agreguem valor à loja e, ao mesmo tempo, gerem engajamento nas redes.