Você tem diarreia durante o período menstrual? Conheça as causas

f85228e8-2dc8-42f3-8dd3-2c3eb37b1bc8
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A diarreia é um sintoma comum durante a menstruação. Entenda o porquê.

Embora a razão não seja compreendida por completo, especialistas acreditam que as alterações hormonais são a causa da diarreia durante o ciclo menstrual. E, ao que tudo indica, a prostaglandina (hormônio liberado no decorrer do ciclo) é a responsável. Isso porque ela estimula a contração dos músculos do intestino, o que  pode levar à diarreia e dores abdominais, impedindo que a mulher tenha um período menstrual tranquilo.

É normal ter diarreia durante o período menstrual?

Sim. A diarreia durante a menstruação acontece com muito mais frequência do que você imagina. Os hormônios das mulheres sofrem alterações ao longo do mês e o corpo se prepara para iniciar um novo ciclo. Com isso, várias alterações ocorrem no organismo no período.

Sendo assim, deixe a vergonha de lado e pergunte para suas amigas mais próximas se isso também ocorre com elas, pois certamente ao menos uma também deve passar por essa situação desconfortável.

Por que algumas mulheres têm diarreia durante a menstruação?

Quando o assunto é diarreia durante a menstruação, ainda não existe uma tese concreta que explique o motivo com exatidão. No entanto, a ciência tem uma forma de interpretar esse fato.

Em primeiro lugar, é importante salientar que não é a menstruação em si a causa da diarreia. A hipótese predominante, conforme mencionado acima, está relacionada à prostaglandina. Essa substância provoca contrações no útero, que ajudam na liberação do endométrio escamado quando a mulher menstrua — o que significa que ela é muito importante para a saúde feminina.

No entanto, a prostaglandina também pode agir no intestino. Lá ela potencializa seu funcionamento, aumentando o número de evacuações durante o dia e diminuindo a consistência das fezes. Apesar de não ser uma tese absoluta, faz todo sentido sentido.

Como evitar a diarreia durante a menstruação?

Se você é uma das muitas mulheres que têm diarreia durante o período menstrual, com certeza essa pergunta já passou pela sua cabeça, visto que se trata de uma situação que pode ser desconfortável.

Porém, quando o assunto é evitar a diarreia durante a menstruação, as ações são bastante limitadas, pois esse estado faz parte desse momento do ciclo e é algo natural. Contudo, caso você se sinta incomodada a ponto de afetar sua qualidade de vida, uma conversa com seu médico ginecologista pode ser válida. Além disso, algumas mudanças nos hábitos alimentares podem minimizar o problema, como diminuir a cafeína e evitar comidas picantes.

Outras causas para a diarreia no período menstrual

Como já mencionado, a diarreia durante o período menstrual é natural para muitas mulheres, porém é preciso atentar-se a alguns sinais, porque é possível que existam outras causas.

Há quem questione, por exemplo, se a diarreia no ciclo menstrual pode ser uma endometriose, e esse questionamento pode ser válido. Isso porque a diarreia está associada à cólica e a dores na região pélvica, que dão sinais de endometriose. Dessa forma, fique ligada em todos os sintomas durante o seu período menstrual e, caso necessário, fale com o seu médico.

Ademais, também existem mulheres que sofrem com a Síndrome do Intestino Irritável (SII). Essa síndrome tem como uma das principais características períodos de diarreia, especialmente em momentos de forte estresse emocional. Isso significa que outra possibilidade é a sua diarreia ter relação com essa síndrome e não com a menstruação.

Autocuidado é fundamental

Um tempo para cuidar de si mesma e conhecer o seu corpo é fundamental para manter a saúde em dia. O organismo feminino é repleto de particularidades e, por esse motivo, é muito especial. Busque todas as necessidades que o seu corpo e mente exigem de você, melhore a cada dia o seu estilo de vida e evite hábitos que possam prejudicar a sua saúde física e mental.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr