Sua cozinha é pequena? Veja como escolher a geladeira ideal

WhatsApp Image 2021-03-29 at 14.03.13
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Prefira aparelhos com várias divisões internas, que facilitem o armazenamento de diferentes tipos de bebidas e alimentos.

A geladeira é, sem dúvidas, um dos principais eletrodomésticos de uma casa. No entanto, na hora de escolhê-la, muita gente se esquece de um detalhe muito importante para a circulação no ambiente: o tamanho. 

O ideal é que a geladeira não seja grande demais para o espaço, mas também não tão pequena. Por isso, a regra básica é: a geladeira dos sonhos é aquela que cabe perfeitamente no seu espaço, mas também atende, com praticidade, às suas necessidades de armazenamento.

Para além dessas regras fundamentais, existem outras que te ajudam na hora de fazer uma boa escolha. A seguir, respondemos a algumas das perguntas mais comuns sobre o assunto.

Geladeira ou frigobar?

Cozinha pequena pede geladeira pequena, mas, a não ser que o seu espaço seja realmente muito reduzido, um frigobar não costuma ser muito funcional na cozinha de uma casa, especialmente se mais de uma pessoa vive nela. Analise se há algum jeito de caber uma geladeira no seu espaço e, se houver, faça essa escolha.

Quantos litros?

A capacidade de uma geladeira é medida em litros e a quantidade ideal para a sua depende de quantas pessoas vivem na sua casa e dos hábitos de vocês (se cozinham sempre, por exemplo).

Para uma ou duas pessoas, uma geladeira de 200 ou 300 litros já costuma ser suficiente, que são as geladeiras consideradas pequenas. Para famílias de mais de quatro pessoas, esse tamanho já pode ser insuficiente. Mas, antes de comprar uma geladeira maior, você precisa estudar se ela caberá no seu espaço.

Em alguns casos, a divisão interna do aparelho pode fazer mais diferença do que a litragem. Prefira modelos com vários compartimentos, além das prateleiras, como espaço para latas e divisórias, que tornam a armazenagem de alimentos e bebidas mais prática.

Quantas portas?

Essa é outra resposta que depende da sua necessidade. Em geral, as geladeiras pequenas costumam  ter apenas uma ou duas portas, no caso daquelas que separam resfriamento e congelamento.

As geladeiras de uma porta são quase sempre menores e, portanto, ótimas para espaços pequenos. No entanto, se em seu espaço couber uma geladeira de medidas um pouco maiores, vale cogitar comprar uma com o freezer separado, pois ele costuma ser maior e mais potente.

Onde coloco?

A disposição dos móveis e eletrodomésticos faz muita diferença na funcionalidade de uma cozinha e, se ela é pequena, mais ainda. Uma ideia é definir onde ficarão os itens maiores e dispor os outros a partir disso.

Se você tem uma família grande, provavelmente precisará de uma geladeira que não seja das menores. Nesse caso, a dica é acomodar primeiro o eletrodoméstico e, depois, os móveis. Melhor colocar aquela mesa em outro cômodo do que não ter espaço para uma geladeira que atenda às suas necessidades, não é mesmo?

Quais são as medidas ideais?

Antes de comprar uma geladeira é preciso pensar no lugar onde ela ficará e, em seguida, tirar as medidas do local. Se a sua cozinha tem móveis e armários fixos, com um espaço pré-definido para a geladeira, tirar essas medidas é ainda mais importante.

Um fator essencial, muitas vezes esquecido, é a profundidade, pois ela pode variar bastante dependendo do modelo e da litragem escolhidos. Ao fazer essa conta, pense também no espaço para abrir e fechar as portas e na circulação de pessoas na frente da geladeira.

Outro detalhe é que as geladeiras não devem ficar encostadas na parede, pois precisam de espaço para ventilar, o que significa acrescentar, pelo menos, uns 10 centímetros nessa conta da profundidade.

É importante ser frost free?

Isso depende do seu orçamento, mas, se ele permitir, vale muito a pena investir em um modelo que seja frost free. O sistema que evita o acúmulo de gelo no congelador facilita bastante a manutenção do eletrodoméstico, o que é ainda mais bem-vindo em espaços reduzidos.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr