top of page
  • Foto do escritorRedatores Estrondosos

Skincare: quais são as etapas essenciais?

É importante considerar o período do dia em que a skincare é feita, além da ordem dos produtos que devem ser aplicados. Confira o passo a passo.

Nos últimos anos, as práticas de skincare vêm ganhando popularidade, sobretudo, em redes sociais, como o Instagram. Nesse contexto, dermatologistas e esteticistas vêm divulgando a importância de manter os cuidados diários com a pele, além de como fazer isso.

Fora a aquisição dos produtos apropriados, é importante prestar atenção sobre como o período do dia pode impactar as etapas de skincare. Quem mora em grandes centros urbanos deve ficar mais atento à rotina noturna, pois é nesse momento que a pele absorve a sujeira acumulada durante todo o dia.

Antes de renovar os seus produtos de cuidados com a skin, confira como esse processo deve ser feito, quais são as etapas envolvidas e os produtos mais recomendados.

Remoção da maquiagem

O primeiro passo para começar a skincare é retirar qualquer maquiagem que possa estar sobre a sua pele. Dormir com resíduos de make é a pior coisa que você pode fazer pela saúde deste que é o maior órgão do corpo. Por isso, não deixe a preguiça vencer.

Os produtos mais recomendados são a água micelar ou o creme demaquilante, que devem ser colocados em um algodão e passados com delicadeza sobre a pele para remover as partículas de sujeira superficiais que estão acumuladas nessa área.

Para promover a saúde da sua pele e ativar melhor a circulação, gaste, pelo menos, um minuto massageando o algodão com o produto, realizando movimentos circulares.

Tonico e esfoliação

Se você tem uma pele bastante madura ou com acne, pode ser bom aplicar um tônico logo após retirar a maquiagem. Além de suavizar a textura, ele possui propriedades regenerativas e antioxidantes, o que evita uma produção excessiva de oleosidade e ajuda a deixar os poros mais fechados.

Em seguida, vem a esfoliação. Essa etapa deve ser realizada de duas a três vezes por semana. Existem diferentes tipos de esfoliantes, como os químicos e os físicos, que contêm pequenos grãos. Alguns dermatologistas não recomendam o último exemplo citado, pois ele pode arranhar a pele e ter um efeito abrasivo, além de não ser indicado para quem tem acne.

Séruns

Após os dois primeiros passos, a pele estará pronta para absorver o que você deseja colocar nela. Os séruns funcionam como pequenas cápsulas de vitaminas e contêm ingredientes ativos que serão absorvidos rapidamente.

Antes de escolher um sérum, é fundamental identificar quais são as necessidades da sua pele, por exemplo, reduzir a desidratação, combater a vermelhidão e a acne ou intensificar a pigmentação. Avaliar isso vai ser determinante para os impactos que o produto causará nela.

Hidratante

Por fim, a última etapa de uma boa skincare é aplicar o hidratante, responsável por selar todos os ingredientes ativos dos produtos usados nos passos anteriores. Vale utilizar algo mais leve no verão e fórmulas mais gordurosas no inverno.

O hidratante deve acompanhar a aplicação de outros produtos que são opcionais, cuja necessidade varia muito de uma pessoa para outra, como o creme de olhos. Ele ajuda não só a nutrir a pele com os ingredientes necessários, como também dá um efeito luminoso para ela.

Cuidado diurno

As práticas diurnas de cuidado com a pele são um pouco mais simples, envolvendo a limpeza do rosto, a aplicação de um sérum antioxidante e de um hidratante. A principal diferença é que, durante o dia, há uma etapa fundamental: a aplicação de um protetor solar antes de sair de casa.

Se você está atrasado e não pode esperar 15 minutos para que a pele o absorva completamente, vale aplicar um protetor físico, que surte efeito mais rapidamente em comparação ao tipo químico.

bottom of page