Skincare: quais são as etapas essenciais?

beauty-4993472_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

É importante considerar o período do dia em que a skincare é feita, além da ordem dos produtos que devem ser aplicados. Confira o passo a passo.

Nos últimos anos, as práticas de skincare vêm ganhando popularidade, sobretudo, em redes sociais, como o Instagram. Nesse contexto, dermatologistas e esteticistas vêm divulgando a importância de manter os cuidados diários com a pele, além de como fazer isso.

Fora a aquisição dos produtos apropriados, é importante prestar atenção sobre como o período do dia pode impactar as etapas de skincare. Quem mora em grandes centros urbanos deve ficar mais atento à rotina noturna, pois é nesse momento que a pele absorve a sujeira acumulada durante todo o dia.

Antes de renovar os seus produtos de cuidados com a skin, confira como esse processo deve ser feito, quais são as etapas envolvidas e os produtos mais recomendados.

Remoção da maquiagem

O primeiro passo para começar a skincare é retirar qualquer maquiagem que possa estar sobre a sua pele. Dormir com resíduos de make é a pior coisa que você pode fazer pela saúde deste que é o maior órgão do corpo. Por isso, não deixe a preguiça vencer. 

Os produtos mais recomendados são a água micelar ou o creme demaquilante, que devem ser colocados em um algodão e passados com delicadeza sobre a pele para remover as partículas de sujeira superficiais que estão acumuladas nessa área. 

Para promover a saúde da sua pele e ativar melhor a circulação, gaste, pelo menos, um minuto massageando o algodão com o produto, realizando movimentos circulares.

Tonico e esfoliação

Se você tem uma pele bastante madura ou com acne, pode ser bom aplicar um tônico logo após retirar a maquiagem. Além de suavizar a textura, ele possui propriedades regenerativas e antioxidantes, o que evita uma produção excessiva de oleosidade e ajuda a deixar os poros mais fechados.

Em seguida, vem a esfoliação. Essa etapa deve ser realizada de duas a três vezes por semana. Existem diferentes tipos de esfoliantes, como os químicos e os físicos, que contêm pequenos grãos. Alguns dermatologistas não recomendam o último exemplo citado, pois ele pode arranhar  a pele e ter um efeito abrasivo, além de não ser indicado para quem tem acne.

Séruns

Após os dois primeiros passos, a pele estará pronta para absorver o que você deseja colocar nela. Os séruns funcionam como pequenas cápsulas de vitaminas e contêm ingredientes ativos que serão absorvidos rapidamente.

Antes de escolher um sérum, é fundamental identificar quais são as necessidades da sua pele, por exemplo, reduzir a desidratação, combater a vermelhidão e a acne ou intensificar a pigmentação. Avaliar isso vai ser determinante para os impactos que o produto causará nela.

Hidratante

Por fim, a última etapa de uma boa skincare é aplicar o hidratante, responsável por selar todos os ingredientes ativos dos produtos usados nos passos anteriores. Vale utilizar algo mais leve no verão e fórmulas mais gordurosas no inverno.

O hidratante deve acompanhar a aplicação de outros produtos que são opcionais, cuja necessidade varia muito de uma pessoa para outra, como o creme de olhos. Ele ajuda não só a nutrir a pele com os ingredientes necessários, como também dá um efeito luminoso para ela.

Cuidado diurno

As práticas diurnas de cuidado com a pele são um pouco mais simples, envolvendo a limpeza do rosto, a aplicação de um sérum antioxidante e de um hidratante. A principal diferença é que, durante o dia, há uma etapa fundamental: a aplicação de um protetor solar antes de sair de casa. 

Se você está atrasado e não pode esperar 15 minutos para que a pele o absorva completamente, vale aplicar um protetor físico, que surte efeito mais rapidamente em comparação ao tipo químico.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr