Como Identificar Se é Seguro Comprar em Uma Loja

se é seguro
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Em algumas ocasiões, queremos comprar um presentes criativos para alguém próximo, mas não conseguimos encontrar em nenhuma loja física. A única coisa que nos resta é procurar e realizar a compra pela internet. 

Comprar online tornou- se uma prática muito frequente no Brasil, o número de compras desde 2020 cresceu em aproximadamente 7,4%. Com isso, também cresce a urgência de tomar mais cuidado quando realizarmos uma compra pela internet.

Realizar suas compras pela internet tem inúmeros benefícios, como a diferença de preço, conseguir comprar sem levantar do sofá, entre outros. Por isso, o número de lojas virtuais duplicou, e é de grande importância que o consumidor consiga perceber quais sites são seguros para confiar.

Inúmeros mecanismos podem te ajudar a confirmar se lojas virtuais são confiáveis, podendo reduzir as chances de ser golpeado ou ter dados acessados.

Existem alguns tópicos para prestar atenção quando tivermos interesse em um produto online, listamos abaixo formas fáceis de identificar se é seguro: 

Cheque as informações exigidas pela lei: 

As lojas virtuais têm a obrigação de apresentar dados exigidos pela lei, como por exemplo:

  • Telefone para contato.
  • E-mail ou formulário para contato.
  • CPF ou CNPJ.
  • Local específico da unidade sede da empresa.

Não ter essas informações em seu site, pode gerar desconfiança, deixando claro que o site não obedece a lei. Indicando que o site não é confiável.

Observe se a conexão é segura:

Uma das preocupações mais comuns entre os consumidores que compram pela internet é ter suas informações pessoais e financeiras expostas. Utilizar a criptografia é uma das normas para identificar a segurança de um site. 

A criptografia é utilizada em inúmeros serviços no meio digital, um site criptografado impede que seus dados guardados sejam lidos e expostos e permite que possam ser transmitidos de modo seguro. Uma das formas de identificar rapidamente a criptografia é verificar se o endereço começa com HTTPS.

A fama na Internet: 

É considerável examinar a avaliação da empresa no Reclame Aqui. O programa vai te apresentar as opiniões e depoimentos de consumidores, apresentando as notas de satisfação, variando de 1 a 5 estrelas.

Quando temos acesso a esses depoimentos, conseguimos saber se realmente vale a pena realizar a compra naquele site ou se devemos buscar outra loja que ofereça a mesma mercadoria.

Caso a loja tenha muitas rejeições ou não achar nenhuma avaliação e informação da loja a probabilidade de ser golpeado cresce.

Outro programa que podemos utilizar para saber se devemos ou não confiar, é no site do Procon. O Procon nos oferece uma lista de sites que não são indicados para consumidores e que devem ser evitados ao extremo. Independente de qual motivo para estarem na lista, causaram alguns problemas para consumidores. 

Antes de finalizar seu pedido, vale a pena analisar os problemas de outros usuários, evitando cair na mesma cilada.

Dados para contato:

Um site seguro deve exibir um número de telefone, endereço físico, endereço de email. A ausência de qualquer um desses significa que você deve se manter em alerta. 

Essas informações não proporcionam segurança, mas significa que existe alguém que possa te auxiliar caso precise de ajuda.

É importante verificar se o número de telefone é real, pesquise ou até ligue para a empresa, para ter certeza. Pesquisar pelo endereço também ajuda, lojas registradas colocam sua localização na internet para que alcance mais clientes.

Política de privacidade: 

A Política de Privacidade é responsável por mostrar as providências de segurança que o site tem sobre a proteção dos dados indicados no site.

O usuário deve ter ciência de como seus dados serão usados com sua autorização. 

Essa política de privacidade em lojas virtuais comprova a confiança e segurança para os consumidores. Um documento que deixa claro os dados que estão sendo coletados.

Procure informações sobre o produto:

Procure se informar e entender como é feito os envios, devoluções, prazos de entrega e trocas. É obrigatório que essas informações sejam oferecidas pela loja.

É importante dedicar sua atenção às informações sobre o envio do seu produto. Em sites confiáveis dados sobre formas e prazo para a entrega, valor de frete, como agir caso não seja entregue ou chegue danificado. A resposta para cada uma dessas perguntas devem estar disponíveis na hora de divulgar o produto.

Caso aconteça algo, a responsabilidade é inteiramente da empresa, de acordo com sua política de entrega.

Suspeite de preços baixos demais:

Todos os produtos conservam uma média de preço a ser cobrado. Caso você tenha encontrado uma oferta que foge ao extremo desse padrão, fique atento, desconfie da qualidade do produto e da liquidação. 

É importante pesquisar mais a fundo sobre essa promoção, entre no site oficial do produto ou procure os depoimentos de outros consumidores. 

Descontos muito altos podem esconder defeitos com o produto ou nem ser enviado o produto. Ofertas mentirosas podem ser uma armadilha para roubar seus dados e invadir seus aparelhos eletrônicos.

Até porque, quando queremos utilizar uma oferta “única” não damos a atenção devida às investigações de segurança durante o processo.

Pagamentos seguros: 

Pagamentos por depósitos e boletos bancários são muito comuns nas lojas da internet, porém existem formas mais seguras de realizar seu pagamento. Escolha usar seu cartão de crédito ou plataformas que você usa com frequência que sejam seguras.

Caso aconteça algo, sistemas financeiros verificam o pagamento antes de ser liberado pela loja, facilitando o reembolso em caso de golpe.

Alguns sites oferecem a possibilidade de deixar salvo o número do seu cartão, para facilitar em compras futuras, se possível não deixe salvo. Sua conta pode ser atacada e podem realizar compras em seu nome.

Um bom antivírus:

Quando acabamos entrando em sites que não são 100% confiáveis, a probabilidade de um vírus prejudicar o desempenho do aparelho móvel, podendo roubar seus dados pessoais e financeiros.

 Para evitar esses acontecimentos, instalar um antivírus e configurá-lo para que funcione pode facilitar.

Com um antivírus, você é avisado de ameaças que possam infectar sua máquina, bloqueando pop-ups suspeitos, entre outros.

Depois de encontrar as melhores dicas para identificar a segurança de um site, comece a colocar em prática cada uma delas. Assim, a chance de cair em golpes futuramente será menor.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr