Quer comprar seu primeiro carro? Veja todas as principais dicas

mercedes-841465_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Aquisição deve ser feita com o devido planejamento financeiro, antes e depois da compra.

Conseguir o primeiro carro é o sonho de muitos brasileiros, principalmente, para quem está cansado de usar o transporte público. A facilidade e a comodidade de ter um automóvel para si, que lhe dê mais liberdade para se locomover, é um fator decisivo para que essa compra se concretize. 

Ao escolher o primeiro veículo, é normal se sentir um pouco perdido com os diversos modelos e marcas de carro existentes no mercado. Entretanto, antes de ficar deslumbrado com as opções, é preciso compreender o que você deve analisar antes de decidir qual é a compra mais apropriada. Conheça algumas dicas abaixo.

Planejamento financeiro

É fundamental que a compra do primeiro carro seja feita com a devida segurança financeira. Essa aquisição trata-se não de um investimento, como é o caso dos imóveis, mas de um gasto passivo, que só perderá valor com o passar do tempo, além de envolver uma série de despesas constantes.

Deste modo, é imprescindível que sua segurança financeira esteja em dia, preparada para arcar com a compra. Se for fazê-la à vista, tenha certeza que você ainda tem um montante de reserva para eventuais emergências, sem correr o risco de ficar zerado para lidar com esses problemas.

Caso a compra seja parcelada, faça o cálculo de quanto a prestação abocanha de sua renda mensal. O ideal é que o valor não ultrapasse 20% de seus rendimentos. Caso a compra seja realmente necessária, veja quais gastos você pode reduzir ou liquidar para que tenha mais dinheiro disponível para pagar as prestações.

O planejamento financeiro vai além da compra.  Também é necessário prestar atenção quanto aos gastos fixos envolvendo o veículo, como impostos, manutenção periódica, gasolina, estacionamento e seguro. Faça um levantamento dos gastos que você terá com isso e veja se eles cabem no seu orçamento sem causar dívidas.

Carro novo ou seminovo

Para quem está à procura do primeiro carro, uma dúvida comum é escolher entre carros novos ou seminovos. Cada uma das opções conta com vantagens e desvantagens específicas, que precisam ser analisadas.

Os carros 0 km trazem ao seu favor a garantia de fábrica, válida até cinco anos, e a confiança na qualidade das peças, já que você tem a certeza de que elas terão uma vida útil longa e sem precisar de trocas tão cedo.

A burocracia para conseguir dirigir o veículo é bem menor, com a concessionária fazendo a maior parte do trâmite, e você tendo o carro quanto antes. Por outro lado, o automóvel novo sofre com uma forte desvalorização em seus primeiros anos e é naturalmente mais caro, o que pode ser um obstáculo para muitos potenciais compradores.

Em favor do carro seminovo, está o preço mais em conta para a aquisição, que é bem inferior ao do 0 km. Inclusive, você pode utilizar parte da diferença dos valores para comprar um modelo seminovo mais atualizado, com funcionalidades à sua disposição.

Em contrapartida, é necessário ter atenção quanto à conservação do veículo. Um carro usado pode não ter mais as peças originais de fábrica, além da chance de já ter sofrido alguns danos, como pequenas batidas, ou contar com uma quilometragem alta. Peça para um mecânico de confiança fazer uma avaliação minuciosa para ter certeza das condições do automóvel.

Também se lembre de consultar a documentação do carro e verificar se não existem pendências ou irregularidades. Consulte o Renavan do veículo na internet para garantir que ele não esteja alienado por algum banco ou com multas em atraso, além de ter o IPVA em dia.

Desvalorização

É importante que você conheça a desvalorização que o veículo irá sofrer ao longo dos anos. Por exemplo, no caso dos 0 km, eles sofrem uma redução de 15% do valor, em média, só de saírem da concessionária. Os três primeiros anos desses carros também são marcados por uma forte desvalorização do preço.

Assim, é preciso levar isso em conta ao escolher que tipo de carro você quer. Se pretende ficar com seu primeiro veículo por muitos anos, é mais vantajoso procurar por um modelo 0 km. Contudo, se planeja trocá-lo logo, vale mais a pena comprar um seminovo, que tem desvalorização menor de um ano para o outro.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr