Qual é o melhor momento para comprar um novo imóvel?

new-1572747__340[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Momento favorável para compra depende de diversos fatores.

Começar 2021 realizando o sonho da casa própria é o objetivo de muitos brasileiros. Contudo, será que este é um bom momento para comprar um imóvel? Neste artigo, listamos algumas dicas para que você possa identificar a melhor hora para adquirir esse tipo de bem. 

Se você já quer simular um financiamento em diferentes bancos, tenha muita cautela! O momento certo para comprar um imóvel não depende só das condições econômicas do país, mas também de muitos fatores relacionados aos próprios consumidores. Observe quais são os principais a seguir.

Estabilidade financeira 

A forma mais fácil de comprar um novo imóvel é por meio do financiamento imobiliário. Mesmo que você junte dinheiro por anos, dificilmente conseguirá adquirir uma casa ou um apartamento bem localizado e estruturado à vista. Dito isso, é preciso considerar que o financiamento é sinônimo de uma dívida longa. 

As parcelas dessa operação devem ocupar cerca de 30% do orçamento mensal, pelo menos, nos primeiros anos do financiamento. Além disso, o processo é longo, durando entre 15 e 30 anos. 

Assim, ter estabilidade financeira é importante para dar entrada em uma casa nova. Não adianta nada você ter uma boa entrada para o financiamento, se atualmente não possui uma fonte de renda fixa, por exemplo. 

Quando estiver estável, com renda mensal garantida, reserva de emergência sustentável e outros investimentos, você pode começar a considerar as possibilidades de financiamento. Assim, as chances de endividamento são bem menores ao assumir a operação.

Família está crescendo 

Se você acabou de casar, talvez a frase “quem casa, quer casa” faça todo sentido neste momento. A situação é a mesma se você estiver esperando um filho. Esse pode ser um bom momento para comprar um imóvel maior, com mais espaço para a criança e privacidade para o casal. 

Aqui, é preciso realizar um planejamento financeiro e considerar outros aspectos para dar esse passo adiante na vida. Analise as condições de financiamento em diferentes instituições e tente viabilizar a compra da casa nova. 

Imóvel dos sonhos 

Se você iniciou a sua busca e encontrou um imóvel que sempre quis, talvez esse seja o melhor momento para comprá-lo. Ao encontrar um lar com os cômodos ideais, uma excelente localização e um preço razoável, a sugestão é não deixar essa oportunidade passar. 

Quem está procurando um imóvel sabe como é difícil ter essa identificação instantânea com um novo lar. Durante a busca, é comum não gostar da maioria dos lugares ou até interessar-se, mas notar que ele tem certos problemas, como uma péssima localização ou pouco espaço, por exemplo. 

Então, se você encontrou o imóvel dos seus sonhos, tente viabilizar o financiamento, pesquise condições e corra atrás do seu sonho. 

Condições facilitadas de pagamento

Além dos fatores que citamos acima, considerar as condições de pagamento dos financiamentos também é importante. Isso pode variar a cada época, de acordo com a situação econômica do país. 

O momento atual, por exemplo, é tido como favorável para a aquisição de um novo imóvel. Com a taxa Selic em baixa, os juros do financiamento diminuem, sendo bastante vantajosos se comparados a dois ou três anos atrás. 

Além disso, ofertas promocionais de construtoras e programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida, podem facilitar as condições de pagamento, deixando as parcelas mais baratas e com juros baixos. 

Não à toa, segundo a pesquisa DataZAP do último trimestre do ano passado, 60% dos brasileiros acham que o momento atual é o melhor para comprar um imóvel. A queda nas taxas de juros e o aumento da oferta do mercado têm proporcionado a disponibilidade de ótimos imóveis com excelente custo-benefício.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr