O que é jornalismo de marca?

pexels-photo-4087476[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Atualmente, o mercado está vivendo uma era de produção de conteúdo, então, qualquer marca que pretende se manter ativa no mercado precisa compreender a necessidade de investir nesse tipo de ação.

Por conta disso, o marketing de conteúdo tem se tornado uma importante ferramenta no planejamento estratégico da maioria das empresas, auxiliando a compreender os passos que devem ser tomados, principalmente com relação à comunicação.

Pensando nisso, hoje em dia, uma empresa de produtos para limpeza de piscina, por exemplo, precisa apresentar seu conteúdo de forma diferenciada, principalmente para atingir o público da maneira correta.

Neste contexto, muitas equipes de marketing tiveram que pensar e reinventar movimentos importantes do mercado, para conseguirem publicar seus conteúdos, de forma que eles alcancem o máximo possível de pessoas, como uma maneira de gerar mais leads.

É neste contexto que surge o jornalismo de marca, uma experiência nova que tem se mostrado muito proveitosa. Embora muitas pessoas ainda confundam o termo com o próprio marketing de conteúdo, essa estratégia tem todo um conceito próprio.

Jornalismo De Marca
Jornalismo a favor das empresas

Entenda o jornalismo de marca

Até pouco tempo atrás, quando uma empresa precisava de promoção em jornais, necessitava ir para meios externos e, normalmente, investir um alto custo para ter seu nome divulgado ou seu conteúdo impresso.

Entretanto, esse conceito aos poucos tem mudado, conforme as empresas começaram a utilizar suas próprias mídias para publicação de matérias e engajamento com leitores. 

Então, o que antes poderia ser difícil para uma empresa de, por exemplo, necessaires personalizadas por conta da verba, depois do conceito que surgiu em 2004 por Larry Light, ficou muito mais simples contar histórias.

O jornalismo de marca, portanto, é uma ponte entre o marketing de conteúdo e o jornalismo tradicional. A ideia é informar as pessoas de forma objetiva e séria, com publicações interessantes, mas ainda assim tentar envolver os leitores com a empresa.

É importante lembrar que o objetivo do jornalismo de marca não é vender. Essa área fica ainda com o marketing de conteúdo. Essa estratégia busca uma aproximação do cliente com a marca, através de conteúdo informativo, que gera valor para a empresa.

O principal ponto do jornalismo de marca é impactar os usuários com seus artigos e histórias, gerando assim uma narrativa que aproxima as pessoas de seu material.

Quando você utiliza o storytelling de maneira convincente, é possível encontrar novos grupos de público e apresentar conteúdo de qualidade para eles. Dessa forma, você acaba criando uma afinidade maior destas pessoas com sua marca.

Dessa forma, você pode criar um conteúdo digital ou optar pela impressão de folders SP para criar um material físico e distribuir a seus clientes.

Ademais, um ponto importante do jornalismo de marca é que ele está ligado diretamente à sua empresa. Você precisa apresentar seu conteúdo de uma forma que o público conheça mais sobre você e sobre as pessoas que trabalham com você.

Dentre os assuntos mais comuns, podemos destacar:

  • Seu quadro de pessoal;
  • Desafios que a empresa está enfrentando;
  • Estudos de caso;
  • Hacks utilizados pela companhia.

Quanto mais você conseguir inserir o dia a dia de sua empresa, mais próximos os clientes ficarão quando consumirem seu material jornalístico. Lembre-se de que ainda se tratam de histórias. É preciso ter um conceito pessoal no qual as pessoas consigam se relacionar.

O jornalismo de marca ainda segue muitas das pautas que ditam o jornalismo comum. Objetividade, honestidade e transparência são as bases de um bom jornalismo, independentemente de sua origem.

Assim, ao falar sobre seu trabalho com impressão em madeira, por exemplo, é importante ser verdadeiro com relação a todos os momentos descritos.

Se você utilizar mentiras ou histórias inventadas, existe uma grande chance de isso ser descoberto e todo o trabalho perder o sentido, uma vez que as pessoas se sentirão traídas e não confiarão mais em sua marca.

Por que fazer esse jornalismo?

Existem diversos fatores que tornam este modelo de ação importante para qualquer estrutura empresarial. Além disso, seus conceitos devem ser levados em conta na hora de estruturar sua plataforma de marketing.

Sendo que os principais pontos são:

Cria reconhecimento

Um dos principais motivos para as empresas usarem o jornalismo de marca é para aumentar o reconhecimento da empresa. O objetivo aqui é tornar mais pessoas cientes de sua existência e de como sua empresa funciona.

Quanto mais matérias sobre o dia a dia da companhia você publicar, mais reconhecimento receberá dos leitores. Por isso, é importante criar conteúdo com frequência, para conseguir criar uma conexão entre o consumidor e a marca.

Você pode se tornar referência em manutenção preventiva e corretiva de geradores, por exemplo, caso crie um conteúdo de qualidade para este nicho.

Clientes conectados identificam que sua empresa traz uma série de benefícios para eles, e desta forma acabam se engajando mais com a marca, consumindo outras peças de marketing e publicidade e se tornando fidelizados.

Embora o jornalismo não tenha nenhuma ligação direta com as vendas, ele pode ser um grande catalisador, para que você consiga se engajar com o público de maneira correta e consiga mais conversões.

Gera liderança

O jornalismo de marca também tem o poder de transformar sua empresa em uma liderança para o pensamento, uma vez que você consegue direcionar as reflexões e ideias de seus leitores e inspirar inovações e pensamentos.

Toda vez que uma empresa fala de algum assunto, é gerado uma demanda para este tema. Assim, ele acaba ganhando relevância e atenção, e as pessoas começam a discutir e pensar sobre este determinado assunto.

Isso pode ser utilizado para gerar nas pessoas a sensação de relevância e autoridade de sua empresa com relação a algum tópico, particularmente aqueles com os quais você costuma trabalhar na empresa.

Quanto mais as pessoas identificarem você como uma liderança no assunto, mais interessadas em conhecer mais de sua empresa e se engajar melhor no conteúdo elas estarão. 

Pensando nos pontos citados anteriormente, você pode ser um nome importante quando se fala em tenda piramidal, por exemplo, principalmente se utilizar corretamente as estratégias de jornalismo de marca.

Se você criar discussões para assuntos que são importantes para sua marca, consegue educar melhor as pessoas e atrair a curiosidade delas. Nesse ponto, as portas para o marketing de conteúdo gerar engajamento e conseguir conversões estão abertas.

Abordagem jornalística

Uma das principais vantagens do jornalismo de marca é conseguir utilizar notícias relacionadas ao segmento de sua empresa. Isso permite analisar tendências, novidades e atenções que o mercado esteja precisando no momento.

Então, você poderá se tornar um criador desse tipo de tendência, explorando melhor conceitos e tópicos que podem ser bastante valiosos para sua empresa.

O jornalismo tradicional costuma se ater a apresentar fatos e notícias, então você deve identificar as melhores formas de explorar estes métodos para alinhar com seu conteúdo de marca.

Então, a qualidade de seu material sobre resistência de imersão é crucial para obter bons resultados. Por isso, a contratação de jornalistas em sua empresa traz um expertise muito importante na criação de um material próprio para o jornalismo de marca.

Geração de leads

A honestidade é um dos principais meios de angariar público. Quanto mais você for sincero e honesto a respeito de sua história, seus métodos de trabalho e processos da empresa, mais atenção irá chamar com seu conteúdo.

Dessa forma, as pessoas se sentirão mais interligadas com você e muito mais propensas a conhecerem seus produtos e serviços. Quanto mais você conseguir esse engajamento, mais leads conseguirá para sua empresa de forma natural.

Muitas marcas nem ao menos estabelecem objetivos com relação ao jornalismo de marca. Tudo é feito com paixão e responsabilidade, gerando um conteúdo de qualidade que acaba sendo notado pelas pessoas.

Então, quando você fala sobre aparelho para testes de alta descarga com capacidade e qualidade, muitas pessoas acabarão se lembrando da marca quando precisarem desse tipo de tecnologia.

As pessoas acabam criando uma ligação com o conteúdo jornalístico da empresa, tornando-se muito mais próximas e criando um relacionamento mais intenso do que a simples ligação entre consumidor e marca.

Uma pessoa que faz as coisas com paixão tem a tendência de explorar muito mais o interesse daqueles que consomem seu conteúdo, e se você mantém estes relacionamentos de forma saudável, o passo de se tornar um lead acaba vindo de forma natural.

Tenha sua própria voz

Por seu compromisso de relatar os fatos, o jornalismo tradicional muitas vezes é impessoal e seco, o que pode não ser a estratégia ideal para você falar de sua própria marca. Por isso, quando você investe em jornalismo de marca, está criando sua própria identidade.

Além disso, todo o conteúdo que você criar continuará sendo seu, e ficará exposto pelo tempo que desejar, sem que exista um risco de o conteúdo sair do ar ou se perder.

Considerações finais

O jornalismo de marca é uma excelente ferramenta para qualquer empresa que deseje se tornar mais conhecida, principalmente por meio de sua história de vida e de seu dia a dia.

Entretanto, é preciso agir com responsabilidade e com uma boa identidade, tal qual os métodos tradicionais de jornalismo. Então, essa jornada pode ser muito proveitosa se você tem histórias para contar ao seu público.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Se você parou de sonhar com a sua empresa e sonhou alguma outra coisa, veja nosso artigo sobre o significado de sonhar com aranha.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr