O que é a estratégia de Link Building?

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Práticas podem gerar tráfego e relevância para sites.

O Link Building é uma das partes mais importantes de uma estratégia de SEO. Por gerar resultados rápidos, uma estratégia de Link Building é fundamental para qualquer site e consiste na conquista de backlinks para trazer mais relevância para uma página, gerando não só tráfego qualificado como autoridade.

Os backlinks são links em outros sites que apontam para a sua página de maneira natural e coerente. Esses links são importantes para trazer mais tráfego, relevância e aumentar a popularidade do seu site. E ao contrário do que muitos pensam, essa estratégia é efetiva para todos os sites, não só para os de maior tráfego.

O que é Link Building?

O Link Building é um conjunto de práticas que visam adquirir referências qualificadas de outros sites relevantes. Dessa maneira, é possível aumentar a autoridade do seu site na internet, ajudando a melhorar o posicionamento orgânico nos mecanismos de busca.

Em um exemplo simples de Link Building, digamos que temos um conteúdo sobre marketing de influência e conseguimos uma parceria com um blog referência no assunto. Esse blog desenvolve um novo artigo sobre tipos de marketing e linka o nosso texto no texto “marketing de influência”.

Essa página está tratando o artigo sobre marketing de influência como uma referência sobre o tema, o que ajuda a aumentar a autoridade para o Google e os outros buscadores.

Por que Link Building é tão importante em uma estratégia de SEO?

Em uma estratégia de SEO, o Link Building é muito importante, já que a conquista de backlinks é elementar para aumentar o DA – Domain Authority (autoridade do domínio), um fator importantíssimo para a classificação de páginas no Google.

Quanto maior a quantidade de links apontados para uma página vindo de sites relevantes, maior será o DA do site. Dessa maneira, os mecanismos de busca entendem que o site é relevante para os assuntos citados nos textos. Para reforçar ainda mais essa estratégia, o Google valoriza os backlinks inseridos de forma natural nos textos.

No exemplo que usamos acima, digamos que no artigo sobre tipos de marketing, o link referenciando o texto sobre marketing de influência esteja logo no tópico sobre o tema e no início do texto. Esse será um backlink posto no texto com coerência, estando relacionado ao conteúdo do artigo.

Quais as principais práticas de Link Building?

Para colocar a estratégia de Link Building em prática, é preciso ter uma noção das melhores técnicas para fortalecer a autoridade no Google. Confira:

Geração de Conteúdo

O primeiro passo do Link Building é a criação de conteúdo. Então, desenvolva textos sobre os assuntos relacionados ao seu negócio. Assim, você consegue gerar tráfego para o seu site e terá conteúdo relevante para começar a correr atrás de backlinks.

A dica é criar conteúdo em diferentes formatos. Não foque apenas em artigos, você pode focar em materiais ricos como e-books e infográficos, vídeos, entre outros. Todos esses formatos permitem a linkagem.

Fechar parcerias para backlinks

Com conteúdo relevante criado, você precisa de parceiros para trocar backlinks. É importante não focar na quantidade e sim na qualidade, dando preferência a sites relevantes e populares na internet.

Estes sites já estão bem posicionados no Google e podem ajudar bastante o seu site a crescer. Utilize ferramentas para consultar o DA e a autoridade da página. Se as parcerias não forem possíveis no início, invista na compra de backlinks nesses sites, pois o retorno do investimento é praticamente garantido.

Aposte em guest-posting e em co-marketing

Uma forma de começar uma estratégia de Link Building sem nenhum custo é através de guest-posts e co-marketing. O guest-posting é uma prática em que sites trocam artigos e se linkam entre si. Em um exemplo simples, você escreve um artigo para o blog do site parceiro e um representante do parceiro retribui em seu blog.

O co-marketing,por sua vez, é a criação de materiais ricos, campanhas e ferramentas em parceria com outros sites. Dessa maneira, é possível criar conteúdos que são promovidos por ambas as partes e gera resultados para os dois lados.

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